Tempo est. de leitura: 12 minutos Atualizado em 11.03.2024

Estamos cercados por tantas siglas que pode ser difícil acompanhar as inovações no setor empresarial. Porém, é importante saber que elas podem diminuir os custos da sua empresa e ainda aumentar a produtividade da equipe.

Esse é o caso do BYOD (Bring Your Own Device), termo que vamos explorar mais nesse artigo. 

Parte da mobilidade corporativa, ele gira em torno da possibilidade dos funcionários usarem seus dispositivos equipados com dados e aplicativos corporativos para um fluxo de trabalho produtivo e contínuo.

Apenas para se ter uma ideia: as empresas que favorecem o BYOD possuem uma economia anual de US $350 por ano, por funcionário, um dado que faz parte de um relatório anual da Cisco.

Se você quer entender mais sobre esse tema, continue lendo, pois vamos falar tudo sobre BYOD: o que é, vantagens, tendências, impactos, funcionamento e assim por diante. Boa leitura!

O que é e por que adotar o BYOD em sua empresa?

BYOD (Bring Your Own Device) é uma política empresarial que permite que os funcionários utilizem seus próprios dispositivos, como smartphones, tablets e laptops, para fins de trabalho. 

Ou seja, em vez de fornecer dispositivos corporativos, a empresa permite que os funcionários usem seus próprios dispositivos pessoais para acessar recursos, aplicativos e dados corporativos.

Essa é uma solução que tem sido muito positiva para as empresas, pois pode oferecer benefícios como aumento da produtividade, redução de custos e maior satisfação do funcionário. 

Estamos falando de um mercado que deve ter uma taxa de crescimento anual composta de 15% durante o período de previsão de 2022 a 2027, segundo o Mordor Intelligence.

A pesquisa também mostra que o aumento dessa adoção está diretamente relacionado com os serviços de alta velocidade como 4G e 5G.

Mas essa cultura de “trazer seu próprio dispositivo” tem essa força justamente pelo aumento na demanda por smartphones — o que irá continuar sendo importante para as empresas, sendo um ponto de atenção para elas.

Qual é a diferença entre BYOD e MDM? 

Como vimos, o BYOD é um conceito que permite aos funcionários utilizarem seus dispositivos pessoais no trabalho. 

Já o MDM — Mobile Device Management, ou Gerenciamento de Dispositivos Móveis — é uma solução implantada nas empresas, pelos gerentes de TI, para gerenciar e promover o uso produtivo e seguro desses dispositivos. 

Ou seja, a mobilidade corporativa costuma combinar bem esses dois termos em um, permitindo que os funcionários usem seus dispositivos equipados com dados e aplicativos corporativos para um fluxo de trabalho produtivo e contínuo.

Quais são as vantagens do BYOD?

Empresas que adotam o BYOD podem desfrutar de uma série de vantagens estratégicas. Uma das principais é a redução significativa dos custos de gestão de TI.

Isto é, ao permitir que os funcionários utilizem seus próprios dispositivos, a empresa elimina gastos relacionados à troca de equipamentos e conexões de rede fora do ambiente corporativo, transferindo essa responsabilidade para o funcionário.

Os colaboradores também se sentem à vontade ao trabalhar com dispositivos que escolheram e personalizam de acordo com suas preferências pessoais, o que resulta em maior satisfação e produtividade.

Em muitos casos, os funcionários têm a sensação de que seus dispositivos pessoais são melhores que os equipamentos corporativos. Logo, eles valorizam um aparelho de qualidade para uso diário, o que aumenta o engajamento e a motivação.

Segundo uma pesquisa global independente, em 2021 descobriu-se que 87% dos colaboradores entrevistados achavam que escolher seu dispositivo de trabalho era importante para eles

Ainda, 89% disseram que estariam dispostos a sacrificar parte de seu salário para poder escolher sua própria tecnologia.

Considerando isso, ao adotar o BYOD, os colaboradores podem até se beneficiar de dispositivos com maior poder de processamento. 

Isso se dá porque muitas pessoas tendem a fazer upgrades com mais frequência do que as empresas, dando acesso a tecnologias mais avançadas e desempenho aprimorado — impulsionando a produtividade no trabalho.

Existem desvantagens no BYOD?

Ao implementar o BYOD em sua empresa, é crucial considerar vários aspectos técnicos e tomar medidas adequadas. Definir políticas de uso de recursos e as estratégias de segurança para se adaptarem ao ambiente de BYOD é um ponto central.

O setor de segurança deve estabelecer todos os limites de uso, na mesma medida que os funcionários devem ser incentivados a atualizar regularmente as ferramentas de segurança. 

As normas de privacidade também devem abordar a proteção dos dados confidenciais da empresa. Para empresas com requisitos específicos de segurança da informação, é fundamental garantir a conformidade com as regras aplicáveis. Caso contrário, o BYOD pode se tornar um problema. 

É por isso que, segundo o Relatório de Segurança BYOD 2021 da Bitglass, as principais barreiras para a adoção são a preocupação com a segurança da informação (30%), com a privacidade dos funcionários (15%) e com os custos de suporte (9%)

Quando se trata de demissões ou saída voluntária de um funcionário, por exemplo, não existe um plano para separar e recuperar os dados corporativos, o que pode ser um grande risco para a empresa.

Outro aspecto a ser considerado é a difusão da fronteira entre a vida profissional e pessoal, uma vez que não há mais um horário ou local fixo de trabalho. 

Os dispositivos estão disponíveis 24 horas por dia e as pessoas podem trabalhar a qualquer momento. A longo prazo, isso pode levar à frustração e ao acúmulo de horas extras não remuneradas — o que, mais um vez, exige uma gestão adequada e definição de limites claros.

>> Leia também: Segurança de dados: confira o guia completo para você

Tendências sobre o uso do BYOD nas empresas 

83% das empresas habilitam o BYOD para pelo menos alguns funcionários, segundo a análise de dados da Zippia. Isso quer dizer que a maioria das empresas tem adotado esse tipo de prática.

Segundo a mesma fonte, 24% das organizações fornecem dispositivos para menos de 20% de sua força de trabalho, enquanto 28% fornecem dispositivos móveis para no mínimo 20% de seus funcionários. 

No entanto, não há como falar sobre o uso de BYOD e não trazer a questão do trabalho remoto. A pandemia da COVID-19 acelerou a adoção desse regime e o BYOD desempenhou um papel fundamental nessa transição

Com mais funcionários trabalhando em casa, o uso de dispositivos pessoais para fins de trabalho se tornou ainda mais comum. As empresas passaram a ajustar suas políticas e infraestrutura para acomodar essa realidade.

Inclusive, vale ressaltar que nesse período o número de BYOD aumentou 47%, segundo o relatório da Bitglass mencionado antes. 

Mas, mais importante do que isso, a pandemia fez com que as organizações percebessem uma série de benefícios significativos. E o mais comum foi a melhoria da produtividade dos funcionários (68%).

Além disso, mesmo com o final da pandemia, os trabalhos remotos continuam a fazer parte da dinâmica corporativa, o que mantém esse tipo de demanda nos dias atuais.

Como o BYOD impacta na produtividade e economia das organizações? 

Focando agora em produtividade e economia, dois dos principais sintomas quando uma empresa adota BYOD, é preciso entender como é esse impacto. A seguir, conheça alguns pontos-chave em relação a isso.

Apresenta resultados significativos 

Muitos gestores se questionam se os resultados podem ser aprimorados com o uso do BYOD. A resposta é: sim. Muitas vezes, o funcionário já tem em seu aparelho todas as configurações necessárias para atuar de forma mais eficiente. 

Com essa possibilidade, ele pode, até mesmo, utilizar mais de um dispositivo — algo que não poderia ser feito tão facilmente, dependendo do investimento da empresa. Ou seja, estabelece-se uma relação de melhor custo-benefício.

Diminui os custos com TI 

Ao adotar o BYOD, as organizações podem reduzir significativamente os custos relacionados à gestão de tecnologia da informação (TI). 

Em vez de investir na compra e manutenção de dispositivos corporativos, as empresas podem aproveitar os dispositivos pessoais dos funcionários, transferindo parte dos custos de hardware e software para eles. 

Isso pode resultar em economias consideráveis em termos de aquisição, suporte e atualização de equipamentos.

Aprimora a felicidade e o conforto dos colaboradores 

Como dito, permitir que os funcionários utilizem seus próprios dispositivos no trabalho aumenta a satisfação e o conforto no ambiente de trabalho.

Isso porque, os colaboradores têm a liberdade de escolher dispositivos com os quais estejam familiarizados e que sejam adequados às suas preferências pessoais. O que acaba criando uma sensação de empoderamento e autonomia, contribuindo para a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Como a falta de adaptação pode ser algo negativo, a partir do momento em que o colaborador pode utilizar o seu próprio dispositivo, isso diminui o desconforto e aumenta a produtividade.

Como funciona o BYOD na prática? 

Na prática, primeiramente, é preciso fazer uma migração para cloud computing, para que as soluções e os documentos possam ser acessados mais facilmente.

Os funcionários interessados em participar do programa BYOD devem registrar seus dispositivos e fornecer consentimento para cumprir as políticas estabelecidas. Isso geralmente envolve a assinatura de acordos que delineiam direitos e responsabilidades tanto da empresa quanto do colaborador.

Depois, é necessário estabelecer logins e níveis de acesso para o uso dessas soluções, a fim de minimizar os riscos de segurança no uso dos dispositivos próprios dos colaboradores.

Os responsáveis pela migração deverão adotar protocolos, bem como configurar os dispositivos para evitar que problemas possam ocorrer.

Por fim, é preciso estabelecer políticas e termos de privacidade e conduta nas atividades laborais, para evitar conflitos no uso de dispositivos pessoais (por exemplo, a empresa não pode ter acesso aos arquivos pessoais do colaborador).

>> E-book gratuito: Baixe agora e veja como criar uma política de segurança de dados na empresa!

Por que você deveria unir o BYOD ao MDM?

Nem todos os dispositivos são iguais e existem barreiras financeiras que impedem pessoas de comprarem bons dispositivos. Ou seja, os aparelhos dos diferentes funcionários dentro da empresa podem se diferenciar bastante.

Um ponto crucial que deve-se ter cuidado é na segurança das informações, o acesso aos dados da empresa e as distrações, que também podem ser alguns desafios. 

Mas como resolver essas questões? Unindo BYOD e MDM!

As empresas podem implementar soluções de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) para monitorar e gerenciar os dispositivos utilizados no BYOD. 

Isso permite que a equipe de TI rastreie dispositivos perdidos ou roubados, instale atualizações de software, aplique políticas de segurança e gerencie o acesso a aplicativos e dados corporativos.

A empresa, por sua vez, eleva a produtividade, além de diminuir os custos e os investimentos em compras ou upgrades de dispositivos de maneira segura

>> Interessante, não é mesmo? Veja mais sobre como usar as ferramentas de MDM e otimizar a mobilidade corporativa do seu negócio!

Como implementar o BYOD?

Como vimos ao longo do conteúdo, a implementação do BYOD requer uma abordagem cuidadosa e planejada para garantir o sucesso e a segurança da prática. 

Aqui estão alguns passos importantes para implementar o BYOD em uma organização:

  1. Avalie a viabilidade e a adequação da prática para sua organização, levando em conta a natureza do seu negócio;
  1. Crie políticas e diretrizes claras que definam as regras e expectativas para o uso do BYOD e também sobre os próprios dispositivos;
  2. Implemente medidas de segurança robustas, como aplicativos de segurança móvel, criptografia de dados, uso do próprio MDM;
  1. Eduque os funcionários sobre as políticas, diretrizes e melhores práticas relacionadas ao uso do BYOD, inclusive com treinamentos;
  1. Estabeleça controles de acesso adequados para garantir que apenas funcionários autorizados tenham acesso aos recursos corporativos; 
  1. Estabeleça um processo de monitoramento contínuo para garantir o cumprimento das políticas de BYOD e identificar possíveis problemas.

Tenha mais segurança na sua empresa com a Urmobo!

Os perfis de utilização são uma das principais funcionalidades oferecidas pela plataforma Urmobo, para garantir a segurança dos dispositivos pessoais utilizados no ambiente de trabalho. 

Com a Urmobo, sua empresa pode implementar o BYOD de maneira controlada e segura, aproveitando os benefícios dessa prática sem comprometer a proteção dos dados corporativos.

Através dos perfis, é possível estabelecer políticas de acesso, restrições e configurações específicas para cada dispositivo pessoal conectado à rede corporativa.

Isso permite um controle mais preciso e personalizado sobre a utilização dos dispositivos, garantindo que apenas os aplicativos e recursos aprovados sejam acessados.

Além disso, a solução Urmobo oferece outros benefícios essenciais para sua empresa, como:

  1. Gerenciamento centralizado — através de um painel de controle intuitivo, é possível gerenciar todos os dispositivos e Perfis de Utilização de forma centralizada;
  2. Segurança avançada — oferecemos recursos de segurança avançados, como criptografia de dados, autenticação multifator e detecção de ameaças em tempo real;
  3. Políticas de conformidade — é possível implementar políticas de conformidade específicas do seu setor, garantindo que sua empresa esteja em conformidade com as regulamentações aplicáveis, como a LGPD.

Aproveite para testar grátis a solução da Urmobo!

Você também pode gostar desses artigos

Investir em mobilidade corporativa com uma boa solução de MDM pode aumentar as vendas

Investir em mobilidade corporativa com uma boa solução de MDM pode aumentar as vendas

Ler Artigo
Solução de MDM: Como essa ferramenta pode aumentar a produtividade na sua empresa

Solução de MDM: Como essa ferramenta pode aumentar a produtividade na sua empresa

Ler Artigo
Desvendando 5 mitos da mobilidade corporativa com a solução de EMM da Urmobo

Desvendando 5 mitos da mobilidade corporativa com a solução de EMM da Urmobo

Ler Artigo
Como otimizar custos e aumentar a produtividade da sua empresa com a Urmobo

Como otimizar custos e aumentar a produtividade da sua empresa com a Urmobo

Ler Artigo
Dicas e cuidados para o uso consciente do celular no trabalho

Dicas e cuidados para o uso consciente do celular no trabalho

Ler Artigo
Qual o melhor antivírus para celular corporativo?

Qual o melhor antivírus para celular corporativo?

Ler Artigo
Como funciona o chip empresarial e os termos de responsabilidade?

Como funciona o chip empresarial e os termos de responsabilidade?

Ler Artigo
Como a política de navegação do Chrome melhora a produtividade empresarial?

Como a política de navegação do Chrome melhora a produtividade empresarial?

Ler Artigo
Como compartilhar arquivos entre dispositivos Android e PCs com Windows?

Como compartilhar arquivos entre dispositivos Android e PCs com Windows?

Ler Artigo
9 práticas para implementar uma política de MDM eficaz

9 práticas para implementar uma política de MDM eficaz

Ler Artigo
Gestão de arquivos: 6 passos para organizar documentos rapidamente

Gestão de arquivos: 6 passos para organizar documentos rapidamente

Ler Artigo
Guia rápido: gerenciamento de dispositivos Chrome OS 

Guia rápido: gerenciamento de dispositivos Chrome OS 

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter