Tempo est. de leitura: 7 minutos Atualizado em 12.06.2023

Escolher um antivírus para celular corporativo não é uma tarefa tão simples como se pensa, principalmente considerando a quantidade de problemas cibernéticos que se pode ter, como phishing e malware.

Mas, então, como garantir uma boa segurança móvel?

Desde recursos de segurança abrangentes até políticas de privacidade, há muito o que avaliar. Até mesmo o sistema operacional do seu celular pode influenciar, isso porque alguns antivírus são específicos para Android ou iOS.

Além disso, é preciso conhecer as principais opções do mercado e qual opção será a correta para a proteção dos dados da sua empresa. Se você quer fazer uma boa escolha de antivírus para dispositivos, continue a leitura!

Como escolher o melhor antivírus para celular corporativo?

Na hora de escolher o melhor antivírus para celular corporativo, é importante considerar uma série de fatores que garantirão a segurança dos dispositivos e dos dados da empresa. 

Confira algumas diretrizes mais importantes para considerar e que podem auxiliar na escolha para uma maior segurança corporativa.

Recursos de segurança abrangentes

Em primeiro lugar, certifique-se de que o antivírus oferece recursos de segurança abrangentes que vão além da detecção de malware

Procure por recursos como proteção contra phishing, bloqueio de sites maliciosos, proteção em tempo real, verificação de aplicativos em busca de comportamento suspeito, firewall, entre outros. Quanto mais camadas de proteção, melhor.

Atualizações regulares

Outro aspecto é verificar se o antivírus é atualizado regularmente para combater as ameaças mais recentes. 

As ameaças cibernéticas estão em constante evolução, e as atualizações frequentes são essenciais para manter os dispositivos protegidos.

Impacto no desempenho do dispositivo

Considere também o impacto do antivírus no desempenho do dispositivo. Alguns antivírus, por exemplo, podem consumir muitos recursos do sistema, o que pode tornar os dispositivos mais lentos. 

Procure por um antivírus que seja eficaz em termos de segurança, mas que também tenha um impacto mínimo no desempenho do celular.

Gerenciamento centralizado

Para facilitar a administração dos dispositivos corporativos, opte por um antivírus que ofereça recursos de gerenciamento centralizado. 

Isso permitirá que a equipe de TI monitore e gerencie os dispositivos de forma eficiente, aplique políticas de segurança, realize atualizações remotas e receba relatórios de segurança.

Compatibilidade com o sistema operacional

Verifique se o antivírus é compatível com o sistema operacional dos dispositivos corporativos — que costumam ser iOs, Android ou Windows. Nem sempre ele vai estar disponível para todos.

Além disso, leve em consideração se ele oferece suporte a várias plataformas e também avalia se a sua própria empresa utiliza dispositivos de diferentes sistemas operacionais.

Reputação e histórico do provedor

Pesquise sobre o provedor do antivírus e verifique sua reputação, comentários de outros usuários e histórico. Procure por análises, avaliações de usuários e recomendações de especialistas em segurança cibernética. 

Um provedor confiável e bem estabelecido provavelmente oferecerá um antivírus de qualidade.

Políticas de privacidade

Analise as políticas de privacidade do antivírus. Por exemplo, verifique se o provedor coleta dados pessoais dos usuários e como esses dados são tratados. 

É importante escolher um antivírus que respeite a privacidade dos usuários e cumpra as regulamentações de proteção de dados.

O que um antivírus corporativo precisa ter?

Um antivírus corporativo deve possuir uma série de recursos e funcionalidades para fornecer uma proteção abrangente e eficaz aos dispositivos e dados da empresa. 

Aqui estão alguns recursos essenciais que um antivírus corporativo deve ter:

  • Proteção múltipla: o antivírus deve ser capaz de proteger todos os dispositivos e servidores que estão conectados na rede da empresa, incluindo desktops, notebooks, smartphones, servidores de arquivos, servidores de e-mail e gateway;
  • Configuração centralizada e distribuída: o antivírus deve permitir que o administrador da rede configure as políticas de segurança de forma centralizada e as distribua para todos os dispositivos da empresa;
  • Atualização dinâmica e periódica: o melhor antivírus para celular corporativo deve se manter atualizado com as novas ameaças e vulnerabilidades que surgem na internet, baixando e instalando as atualizações automaticamente;
  • Proteção em tempo real e heurística: o antivírus deve monitorar constantemente o tráfego de dados na rede e bloquear qualquer tentativa de ataque ou infecção por vírus desconhecidos ou novos;
  • Relatórios constantes e completos: o antivírus deve gerar relatórios detalhados sobre as atividades de segurança na rede, como os ataques bloqueados, os dispositivos infectados, as vulnerabilidades encontradas;
  • Suporte do prestador do serviço especializado: o antivírus deve contar com um suporte técnico qualificado e disponível para auxiliar em caso de dúvidas ou problemas com o software;
  • Confiabilidade, segurança, eficiência e rapidez: por fim, o melhor antivírus para celular corporativo deve ser confiável, seguro, eficiente e rápido na detecção e remoção de ameaças, sem comprometer o desempenho dos dispositivos ou da rede.

Você sabe como criar uma política de segurança de dados na empresa? Leia nosso material e descubra!

Conheça os 5 melhores antivírus corporativos do mercado

Existem vários antivírus corporativos no mercado, cada um com suas características e vantagens. Mas alguns são mais conhecidos por isso, veja quais:

  1. McAfee

Esse é um antivírus que oferece proteção contra malwares, ransomwares, phishing e outras ameaças online. Ele também possui recursos como firewall, VPN, gerenciamento de senhas e otimização de desempenho.

  1. Norton

É um antivírus que utiliza inteligência artificial para detectar e bloquear as ameaças mais avançadas. Ele também possui recursos como backup de dados, proteção de identidade, proteção de pagamentos e suporte técnico.

  1. Kaspersky

Essa solução combina segurança, desempenho e facilidade de uso. Ele protege os dispositivos e servidores da empresa contra vírus, hackers e fraudes. 

Além disso, ele também possui os recursos de backup de dados, proteção de pagamentos e suporte técnico.

  1. Avast

Um dos mais conhecidos do mercado, o avast utiliza aprendizado de máquina para prevenir e eliminar as ameaças online. Possui recursos como proteção de dados, controle de dispositivos, firewall, filtro web e gerenciamento remoto.

  1. AVG

Esse antivírus para celular oferece proteção básica contra malwares, spywares e vírus. Ele também possui recursos como otimização de desempenho, limpeza de disco e navegador seguro.

Segurança dentro da mobilidade corporativa

Na era da mobilidade corporativa, onde dispositivos móveis se tornaram uma extensão vital do ambiente de trabalho, a segurança dos dados da empresa é uma preocupação crucial. 

Nesse cenário, ter o melhor antivírus para celular corporativo se torna fundamental para fortalecer a segurança e proteger a mobilidade dos negócios.

Afinal, um único incidente de segurança pode ter impactos devastadores, desde vazamentos de dados até perda de reputação e interrupção das operações empresariais.

Com o Urmobo Advanced, você consegue ter funcionalidades específicas para evitar problemas de vírus. O antimalware, por exemplo, consegue analisar seu aparelho para garantir que todos os apps estão limpos — e a qualquer momento.

Outra feature interessante é o modelo antivírus, ele consegue analisar cada aplicativo de maneira automática e dar um retorno imediato sobre alguma possível ameaça.

A nossa solução também mantém seu smartphone ou qualquer outro aparelho livre de phishing, scam e fraude, pois consegue analisar os links presentes em e-mails, sms e notificações. E o melhor: impede que esses vírus se propaguem também.

São essas informações detalhadas que fazem a diferença para um negócio e você pode, inclusive, testar grátis para descobrir!

Vale lembrar que o antivírus é apenas um aspecto sobre a segurança da informação. Se você quer saber mais sobre esse assunto, leia nosso checklist sobre como avaliar a segurança da informação da minha empresa! 

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter