Tempo est. de leitura: 6 minutos Atualizado em 28.02.2023

Apesar de phishing e malware não serem termos que estão na linguagem comum dos profissionais de gestão, estamos falando de um conceito que corresponde a um problema bem comum no universo digital.

Quando pensamos em empresas que trabalham diretamente com dispositivos móveis, esse se torna um aspecto que merece atenção tanto dos colaboradores como dos gestores da empresa. Afinal, o que está em jogo podem ser dados confidenciais importantes.

Mas como entender, então, o que é phishing e malware e quais são suas consequências? Nesse conteúdo vamos falar justamente sobre isso. Se você quiser tirar essas dúvidas, continue lendo!

Afinal, phishing e malware realmente são uma ameaça?

Sim. O phishing e o malware são ameaças significativas para empresas e para pessoas. São crimes cibernéticos que visam comprometer, lesar e até mesmo extorquir as vítimas.

Mas o que cada um desses crimes em específico significam? É o que vamos ver a seguir.

O que é phishing?

O phishing é um tipo de técnica de roubo. A ideia aqui é fazer uso de um e-mail, site ou anúncio para tentar se passar por alguém ou alguma instituição que você conhece ou confia.

A partir daí, o golpe virtual consiste em pedir que a vítima compartilhe informações confidenciais — a exemplo do número de cartões de crédito. Essa “isca”, além de roubar dados pessoais, pode ser usada para criar uma ponte para o malware.

E o que é malware?

O malware é um termo que serve para indicar “softwares maliciosos” que tem a capacidade de infectar um dispositivo eletrônico, como smartphones e tablets. Entre esses programas que podem afetar um aparelho, está o vírus, bastante conhecido.

Eles conseguem se espalhar facilmente por uma rede e, assim, prejudicar o espaço virtual. Ou seja, a partir de um phishing, é possível fazer com que esse software entre no aparelho e traga algum tipo de prejuízo.

Quais são os riscos desses ataques?

Se estamos falando de crimes cibernéticos, é natural que o phishing e malware envolvam riscos para quem é sua vítima. Entre os principais, podemos destacar:

  • Roubo de dados confidenciais;
  • Redução da velocidade do computador;
  • Roubo de dinheiro da conta bancária;
  • Bloqueio a arquivos corporativos;
  • Comprometimento da reputação da empresa;
  • Perdas e prejuízos financeiros.

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9 dicas para proteger os dispositivos

Agora que apresentamos esses ataques e quais são suas consequências, é importante apresentarmos medidas de proteção contra phishing e malware. A seguir, conheça 9 dicas sobre o tema!

1. Tenha um software de segurança sempre atualizado

Dispositivos que não contam com softwares de segurança atualizados podem estar mais suscetíveis a um ataque de phishing e malware.

Isso acontece porque é justamente esse programa que vai conseguir detectar ameaças e proteger seu dispositivo contra mensagens maliciosas enviadas com esse objetivo.

2. Execute verificações periódicas de antivírus

As verificações também são uma forma de proteção de phishing e malware. Ao baixar um programa de antivírus, é fundamental se certificar que existem ferramentas para programar a verificação de vírus periódica.

A verificação monitora seu sistema de maneira automática, garantindo mais segurança em caso de algum erro.

3. Sempre verifique se o domínio possui Certificado de Segurança SSL

O Certificado de Segurança SSL também é um ponto de atenção na hora de avaliar o domínio que vem a possível ameaça.

O SSL protege dados dos usuários que navegam nos sites que ele faz parte. Para verificar, você só precisa buscar um ícone de cadeado ao lado da URL que está no navegador.

4. Utilize a dupla autenticação

As duplas autenticações são uma proteção contra phishing e malware baseado no reforço de segurança. Ou seja, é preciso que, no acesso, sejam feitas duas formas de autenticação para que o usuário seja liberado.

5. Tenha uma política de segurança

Diretrizes de segurança são a melhor forma de documentar e formalizar o que os colaboradores devem seguir e respeitar dentro de uma empresa.

Faça com que ela seja completa e ao mesmo tempo clara, além de sempre estar dentro dos parâmetros do LGPD.

6. Não abre e-mails de remetentes desconhecidos

O phishing costuma ser muito comum a partir da abertura de e-mails. Por isso, você deve desconfiar dos remetentes desconhecidos — e até mesmo dos que não são. Garanta que se trata de uma conta oficial e com credibilidade.

No geral, a mensagem tem conteúdo inesperado e exagerado, pedindo informações que não condizem com a necessidade do contexto. Isso ocorre porque organizações que são responsáveis não costumam pedir dados pessoais pela internet.

7. Não clique em links de origens desconhecidas

Da mesma forma que vale pros e-mails, funciona para os links. Se você não sabe de onde veio esse link ou se ele realmente é seguro, evite clicá-lo. Ao fazer isso, você já pode sofrer um ataque de um malware no seu smartphone.

8. Mantenha a rede protegida

Tenha a certeza que sua rede sempre está protegida. Algumas maneiras de garantir isso é tendo uma senha forte para acessar o aparelho, nunca usar uma conexão Wi-Fi aberta e sempre utilizar a criptografia WPA ou WPA2.

9. Faça backups regularmente

Em último lugar, sempre faça backups do seu conteúdo com frequência. Dessa maneira você garante que terá seus arquivos salvos em outro lugar e estará protegido caso seja corrompido ou roubado durante um ataque.

Mas se você quer entender ainda mais sobre segurança móvel, vale ler também nosso material sobre o tema no blog!

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