Tempo est. de leitura: 8 minutos Atualizado em 20.03.2024

Explore as melhores práticas para um MDM eficiente. Saiba como otimizar a gestão de dados do ponto de vista organizacional e de TI;

Imagine ter à sua disposição uma despensa repleta de bons ingredientes. Com tantas opções, se você não souber combiná-los da melhor maneira, nunca conseguirá preparar um prato de sucesso. O mesmo vale para as organizações. Se não souberem aproveitar ao máximo as funcionalidades oferecidas pela tecnologia, não conseguirão atingir bons resultados.

Neste contexto, uma solução que se destaca por trazer melhorias e produtividade junto ao uso de devices é o Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM). Como em qualquer outro software, existem práticas recomendadas que podem fazer toda a diferença.

Crescente adoção do MDM

Os cibercriminosos visam cada vez mais os dispositivos móveis e não medem esforços para acessar e roubar dados empresariais confidenciais. Diante desse cenário, o MDM não é mais uma opção; é uma solução indispensável. Não à toa, o mercado global está previsto para atingir a incrível marca de 22 bilhões de dólares até 2027, com taxa de crescimento anual de 26,1%.

Mas sua implementação vai muito além da segurança dos dispositivos e dados. É claro que esses aspectos são extremamente importantes, porém a plataforma engloba uma série de outras funcionalidades essenciais. A seguir, vamos explorar este universo.

MELHORES PRÁTICAS PARA MDM DE SUCESSO

Determine suas necessidades de mobilidade

Muitas empresas acabam cometendo equívocos ao optar pelo MDM. É comum ver organizações escolhendo soluções de forma precipitada, sem antes entender os requisitos de mobilidade ou avaliar todas suas necessidades móveis.

Essa falta de planejamento pode resultar em desperdício de recursos e em uma implementação falha. Portanto, é crucial uma análise detalhada das demandas para uma escolha consciente e bem embasada, antes de qualquer decisão. Afinal, isso faz toda a diferença.

Ecossistema de dispositivos: identifique os dispositivos específicos (por exemplo, notebooks, tablets, smartphones) e sistemas operacionais (Android, ChromeOS) que você precisa gerenciar;

Volume do dispositivo: determine o número de dispositivos que você supervisionará. Isso influenciará a escalabilidade e o custo da solução;

Conectividade interna: avalie os dispositivos atuais conectados à sua rede. Isso ajudará a adaptar a solução à sua infraestrutura existente;

Desafios do MDM: identifique os desafios que você pretende enfrentar com o MDM, como priorizar segurança, gerenciar aplicativos ou ter um controle aprimorado dos dispositivos;

Tipo de solução: decida qual opção se alinha melhor às suas necessidades e orçamento. Será necessário uma solução com funcionalidades básicas ou recursos mais abrangentes?

Seguindo estes pontos, você poderá visualizar efetivamente fornecedores em potencial e determinar um MDM que se encaixe melhor às necessidades.

Procure uma solução que ofereça suporte

Algumas soluções necessitam de aprendizado, outras são mais intuitivas. O suporte técnico, entretanto, não deve ser algo negociável. Na verdade, sempre procure por empresas que ofereçam suporte técnico de ponta. Um bom fornecedor de MDM deve ter amplos recursos de ajuda e documentos educativos para que a TI execute o produto conforme planejado. Ao avaliar soluções e suporte técnico, priorize:

Suporte direto: uma solução que ofereça um número de suporte técnico dedicado, chat ao vivo para assistência ou representantes que auxiliem em dúvidas e questões;

Recursos abrangentes: uma solução que ofereça manuais do usuário, vídeos instrutivos e guias de práticas recomendadas para implementar o MDM de maneira eficaz;

Lembre-se de que o suporte ao cliente ou técnico deve ser algo contínuo. Vez ou outra, sua empresa enfrentará desafios ao utilizar MDM. 

Automatize o máximo que puder

Uma solução MDM deve ser capaz de simplificar as tarefas de TI e melhorar a performance de diversas formas. Apesar de parecer algo complexo, automação é crucial, já que alivia a carga de trabalho da equipe e, ao mesmo tempo, mantém a segurança robusta. Independentemente do número de dispositivos que você supervisiona, é importante priorizar uma plataforma MDM que ofereça estas funcionalidades:

Relatórios automatizados: identificação de possíveis riscos de segurança por meio de relatórios abrangentes gerados automaticamente para suas diversas frotas de dispositivos;

Alertas automatizados: redução das preocupações de segurança com alertas automatizados que notificam qualquer não conformidade do dispositivo com MDM e políticas corporativas;

Gerenciamento remoto sem esforço: segurança dos dados, bloqueio remoto de dispositivos comprometidos ou deletar dados quando necessário, tudo com uma interface amigável.

Priorize o gerenciamento de patches

De ataques ransomware a phishings, vulnerabilidades não corrigidas podem causar muitos danos aos dados e dispositivos corporativos. É isso que torna o gerenciamento automatizado de patches entre sistemas um recurso importantíssimo em uma solução, além de prática recomendada.

O gerenciamento de patches garante que todo software esteja atualizado e que as vulnerabilidades conhecidas tenham sido corrigidas. As atualizações regulares concedem acesso às funcionalidades MDM mais recentes e operações ininterruptas, aumentando a produtividade dos usuários. 

Acesso seguro aos recursos

Uma solução que parecia perfeita há alguns anos pode não ser atualmente. Esse é o caso clássico de um MDM que não evoluiu em termos de recursos e capacidades. Por isso, ao avaliar diferentes possibilidades, recursos de gerenciamento de acesso e identidade devem estar disponíveis.

Sem protocolos como a autenticação multifator (MFA), há um grave perigo do uso indevido de dados corporativos, especialmente quando os dispositivos são compartilhados entre funcionários.

Controle os aplicativos e o conteúdo

A implementação desta estratégia reduz o risco de violações e otimiza o desempenho. Ao controlar apps e conteúdos acessíveis nos dispositivos e redes empresariais, a empresa consegue restringir acessos que não são essenciais, evitando a engenharia social e fraudes. 

A maioria das soluções MDM oferecem estes recursos, incluindo bloqueio de aplicativos e filtragem de conteúdo da web. Diante disso, cabe à organização criar suas regras e aplicá-las às diversas equipes o que é necessário. 

Implemente políticas robustas

Por falar em políticas, é importante estabelecer diretrizes fortes e claras para implantação de dispositivos, como políticas de segurança de dados, configurações de requisitos de senha, criptografia, regras e controle de acesso, entre outras. Uma boa estratégia cobre o seguinte:

  • Dispositivos autorizados: define categorias de dispositivos aprovados com permissão para se conectar à rede corporativa;
  • Protocolos de segurança: descreve protocolos de acesso seguro e padrões operacionais para dispositivos móveis;
  • Política de uso aceitável: estabelece diretrizes de uso aceitável para acesso a sistemas corporativos com dispositivos móveis;
  • BYOD: define restrições e diretrizes para uso de dispositivos pessoais dentro da organização;
  • Procedimentos de desligamento: detalha o processo de desconexão de dispositivos pessoais dos sistemas corporativos após a saída do funcionário;

Também é crucial comunicar estas políticas e o não cumprimento das mesmas de forma transparente aos colaboradores. 

Faça backup de dados, monitore dispositivos, treine usuários finais

Algumas práticas são bastante óbvias. Por isso, muitas vezes acabam esquecidas. 

Backup de dados: Ter um backup de dados torna significativamente mais fácil recuperar e acessar dados críticos caso seu dispositivo seja perdido ou roubado. Soluções MDM baseadas em nuvem simplificam o backup de dados e permitem automatizar e armazenar com segurança os arquivos essenciais da sua empresa.

Monitorar a atividade do dispositivo: todos os dias, funcionários gastam em média 56 minutos em tarefas não relacionadas ao trabalho em seus smartphones. Além disso, existem outras preocupações como custos de dados, que tornam essencial o monitoramento dos equipamentos. Em ambientes BYOD, deve-se ter controle total sobre os aplicativos e dados corporativos.

Continue treinando funcionários: É essencial que as organizações transmitam todas estas práticas aos seus funcionários e treinem-os continuamente. O treinamento deve ter como foco a segurança dos dispositivos e dados. Para novos colaboradores, inclua as recomendações no programa de orientação.

Brinks: Case de sucesso Android Urmobo

Se você ainda tem dúvidas sobre como melhores práticas transformam o uso dos dispositivos, confira o caso da Brinks, que viu uma redução de quase 50% nos custos após gestão com Urmobo.

Recursos oferecidos como bloqueio de acessos, monitoramento de horário de funcionamento, controle de aplicativos e segurança avançada ajudaram a reduzir o Custo Total de Propriedades (TCO) e o consumo de dados da empresa – e esse é apenas um dos exemplos.

Teste Urmobo por 15 dias grátis

Não importa se sua empresa é pequena ou grande – integrada ao Android Enterprise, Urmobo permite definir mecanismos de segurança, adicionar ou remover aplicativos, fácil interação entre colaboradores, backup automático, compartilhamento de dados, e muito mais.

Se você ainda tem dúvidas sobre o MDM, assine por 15 dias o nosso teste grátis!

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter