Tempo est. de leitura: 10 minutos Atualizado em 11.03.2024

A evolução tecnológica — e a sua dependência eventual —dos dispositivos móveis no ambiente corporativo têm proporcionado uma série de vantagens para as empresas. 

Ela permite que os funcionários acessem informações, comuniquem-se e realizem tarefas importantes de qualquer lugar e a qualquer momento. A mobilidade aumenta a produtividade, facilita a colaboração e otimiza os processos de negócios.

No entanto, à medida que a utilização de dispositivos móveis cresce, também aumentam as ameaças à segurança cibernética das empresas.

A natureza portátil e conectada desses dispositivos os torna alvos atrativos para cibercriminosos, que buscam explorar vulnerabilidades em sistemas e aplicativos para obter acesso não autorizado a dados sensíveis e informações confidenciais.

E os dados recentes demonstram a importância do investimento em segurança para dispositivos móveis no ambiente corporativo. 

Basta pensar que, segundo o Mobile Security Index 2022 da Verizon, 43% das organizações sofreram comprometimento relacionado a dispositivos móveis. E dentro dessa porcentagem,73% descreveram seu comprometimento como “grande”.

Se você ainda não acredita que o investimento em segurança é fundamental, está na hora de entender de vez. Continue lendo para descobrir!

Por que o investimento em segurança avançada é fundamental para as empresas?

A segurança da informação é essencial dentro das empresas, pois, como dito, elas estão cada vez mais vulneráveis a uma série de ameaças cibernéticas. 

O investimento em segurança avançada se tornou fundamental para garantir a continuidade dos negócios. Mas vamos entender mais sobre essa necessidade a seguir.

Aumento da utilização de dispositivos móveis

Foram 447 milhões de dispositivos móveis usados no Brasil em 2022. Em outras palavras: mais de 2 aparelhos digitais por habitante, segundo dados da FGV.

Com o aumento da mobilidade no ambiente corporativo, os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, se tornaram ferramentas essenciais para o trabalho.

No entanto, esses dispositivos também introduzem novos pontos de entrada para ataques cibernéticos.

A falta de configurações de segurança adequadas, a utilização de redes Wi-Fi públicas não seguras e a instalação de aplicativos maliciosos são apenas algumas das vulnerabilidades associadas ao uso de dispositivos móveis.

Evolução das ameaças de segurança

As ameaças cibernéticas sempre evoluem. Os hackers estão cada vez mais sofisticados e têm à sua disposição um arsenal de técnicas avançadas para explorar vulnerabilidades e obter acesso não autorizado a sistemas e dados. 

Malwares, phishing, ransomware e ataques de engenharia social são exemplos de ameaças que as empresas enfrentam diariamente. 

Para se ter uma ideia, dentro do próprio mercado, a McAfee, entre os anos de 2013 e 2020, teve o custo anual das ameaças cibernéticas triplicado, atingindo quase US$1 trilhão.

A falta de investimento em segurança avançada deixa as empresas mais expostas a essas ameaças em constante mutação.

Roubo e perda de dispositivos

Os dispositivos móveis, como smartphones e laptops, são propensos a roubo e perda, o que pode resultar na exposição de dados corporativos sensíveis. 

Sem medidas de segurança adequadas, um dispositivo perdido ou roubado pode dar acesso direto a informações confidenciais da empresa.

E a chance é alta. Em 2022, houve crescimento de 7% dos bloqueios de telefones (em decorrência de roubos e furtos), segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso equivale a quase 1 milhão de pedidos de bloqueios.

Investir em soluções de criptografia e rastreamento remoto de dispositivos pode ajudar a mitigar esses riscos.

Complexidade das configurações de segurança

A implementação de medidas de segurança eficazes requer conhecimento especializado e a compreensão das melhores práticas de segurança. 

Configurações inadequadas ou incompletas podem deixar brechas na segurança, permitindo que invasores explorem vulnerabilidades e acessem informações confidenciais.

E, do lado dos criminosos, as investidas são contínuas. Só em relação a malware, 400 mil novos foram criados a cada dia em 2022, como mostra o Índice de Kaspersky, em relação a 2021.

A complexidade das configurações de segurança, especialmente em ambientes de TI complexos, aumenta a probabilidade de erros de configuração que podem ser explorados por hackers.

Vulnerabilidades de software desatualizado

Os sistemas operacionais e aplicativos nos dispositivos móveis frequentemente possuem vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos. 

A falta de atualizações regulares de software deixa as empresas vulneráveis a ataques que se aproveitam dessas vulnerabilidades conhecidas. 

Investir em políticas de atualização de software e patching é essencial para manter a segurança dos dispositivos móveis.

Dados, como o Relatório de Ameaças da iBLISS, mostram que brechas de segurança por desatualização representam 92% das vulnerabilidades identificadas em empresas brasileiras naquele ano.

Falta de conscientização e treinamento

Muitas vezes, as vulnerabilidades de segurança surgem de erros humanos. Um relatório do Fórum Econômico Mundial, inclusive, descobriu que eles são a causa da maioria dos problemas de segurança cibernética. 

A falta de conscientização e treinamento dos funcionários em práticas de segurança cibernética adequadas pode levar a ações negligentes, como clicar em links suspeitos, divulgar informações confidenciais ou utilizar senhas fracas. 

Os ataques de phishing, por exemplo, têm como alvo a engenharia social e a manipulação dos usuários para obter informações sensíveis. 

Investir em programas de conscientização e treinamento ajuda a mitigar esses riscos — e que também significa investimento em segurança.

O que esperar de uma solução de segurança avançada?

Uma das principais soluções utilizadas nesse contexto é o Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM). O MDM permite o controle centralizado e a proteção dos dispositivos móveis utilizados dentro da organização. 

Ao implementar uma solução de MDM, é possível estabelecer políticas de segurança, monitorar os dispositivos, gerenciar aplicativos e configurar as permissões de acesso, entre outras funcionalidades.

Um sistema de segurança corporativo, como o MDM, contribui para a proteção contra os aspectos mencionados anteriormente, tais como:

  • Economia de tempo: é possível automatizar muitas tarefas relacionadas à segurança dos dispositivos móveis. Isso inclui o gerenciamento de atualizações de software, a implantação de políticas de segurança, a configuração de restrições e o monitoramento em tempo real;
  • Redução de custos: Investir em uma solução de segurança avançada pode ajudar a reduzir os custos associados a incidentes de segurança cibernética.. Ao mitigar os riscos de segurança, uma solução completa pode ajudar a evitar esses custos inesperados e indesejados.
  • Aumento de produtividade: os funcionários podem utilizar os dispositivos móveis de forma segura e sem interrupções. As políticas de segurança e o monitoramento contínuo protegem contra ameaças, permitindo que os funcionários trabalhem de maneira mais produtiva e focada em suas tarefas essenciais.


Solução MDM da Urmobo: como ela otimiza seu gerenciamento?

Invista em segurança avançada com Urmobo Advanced

Conheça Urmobo Advanced, a solução ideal para empresas que buscam aumentar o investimento e a proteção de seus dados no gerenciamento de dispositivos. 

Os recursos avançados oferecem uma gama de funcionalidades essenciais para uma segurança abrangente. 

Antimalware

A função anti malware possibilita que você faça varreduras em seu dispositivo digital a qualquer momento, assegurando que todos os seus aplicativos estejam livres de malware.

O módulo antivírus realiza automaticamente a verificação de cada aplicativo assim que é instalado, informando imediatamente sobre qualquer risco identificado.

Além disso, é possível ter informações detalhadas sobre os diferentes tipos de ameaças que estão sendo combatidas, garantindo que você escolheu a proteção adequada para seus dispositivos. 

Proteção Web

O sistema avançado de detecção de phishing da Urmobo Advanced também examina as páginas da web e avisa imediatamente caso encontre algum site fraudulento.

Além disso, a segurança abrange dispositivos móveis, defendendo-os contra golpes de phishing, spam e fraudes. 

São feitas verificações em links suspeitos recebidos por meio de mensagens de texto e notificações, garantindo sua segurança em todas as interações.

Função Geofence

A Urmobo Advanced oferece recursos avançados de geofence, permitindo o bloqueio ou desbloqueio de aplicativos com base na localização.

Com essa solução, é possível criar uma espécie de cerca eletrônica virtual e, a partir dela, determinar quais aplicativos podem ser utilizados dentro desse perímetro geográfico. Isso possibilita o bloqueio de aplicativos específicos de acordo com a localização.

Por exemplo, tendo um restaurante, você pode restringir o acesso a aplicativos de entrega de comida apenas para a equipe da cozinha, garantindo que eles se concentrem nas preparações internas e evitando distrações desnecessárias.

Funções de Time Fence

Também é possível definir restrições com base no tempo. A funcionalidade de bloqueio e liberação de aplicativos no Time Fence permite estabelecer políticas de uso para determinados períodos.

Por exemplo, durante o expediente, das 10h às 12h, das 14h às 18h, e das 19h às 20h, é possível permitir apenas aplicativos relacionados ao trabalho, como navegação na web ou chamadas telefônicas.

 Fora desse horário, esses aplicativos seriam bloqueados, enquanto outros, como o WhatsApp, ficariam disponíveis.

Dessa forma, o Time Fence oferece flexibilidade para adaptar as permissões de aplicativos de acordo com os horários pré-definidos pela empresa, garantindo maior controle sobre o uso de dispositivos durante diferentes períodos do dia.

Funções de Wi-Fi Fence

A conectividade Wi-Fi também pode ser utilizada como um parâmetro para o bloqueio e liberação de aplicativos. Nesse caso, as ações desencadeadas serão baseadas na rede Wi-Fi à qual o dispositivo está conectado.

Isso significa que apenas determinados aplicativos serão utilizados quando o dispositivo estiver conectado a uma rede específica. 

Como consequência, garante um uso adequado dos aplicativos, direcionando sua funcionalidade para as necessidades específicas de cada localidade baseada na conectividade Wi-Fi disponível.

Reconhecimento facial autenticado

A Urmobo Advanced utiliza inteligência artificial para realizar o mapeamento facial do usuário, permitindo autenticação por meio do reconhecimento facial para acessar o dispositivo. 

Essa funcionalidade permite que os usuários acessem seus dispositivos por meio do mapeamento e reconhecimento de características faciais exclusivas.Isso adiciona um nível extra de segurança para as empresas.

Tracking da rota

A Urmobo Advanced oferece recursos de rastreamento de rota, fornecendo à sua equipe e empresa uma precisão significativamente maior.

Investimento em segurança avançada vai além de medidas preventivas; é uma maneira de garantir a continuidade dos negócios diante de incidentes de segurança.

Isso significa que a empresa estará melhor equipada para lidar com incidentes, minimizando seu impacto e permitindo uma retomada mais rápida das atividades normais.

Quer entender mais sobre como o Urmobo Advanced pode revolucionar o que você entende por proteção e fazer valer seu investimento em segurança? Leia nosso material!

Você também pode gostar desses artigos

Firewall: Controle Excepcional de Dados

Firewall: Controle Excepcional de Dados

Ler Artigo
Segurança de dispositivos móveis deve ser prioridade para PMEs

Segurança de dispositivos móveis deve ser prioridade para PMEs

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Firewall em celulares corporativos: Segurança e otimização do uso de dados

Firewall em celulares corporativos: Segurança e otimização do uso de dados

Ler Artigo
Cibersegurança: como está a segurança de dados digitais da sua empresa?

Cibersegurança: como está a segurança de dados digitais da sua empresa?

Ler Artigo
Perfil de trabalho: conheça um recurso seguro de gerenciar as atividades corporativas  

Perfil de trabalho: conheça um recurso seguro de gerenciar as atividades corporativas  

Ler Artigo
Como está a segurança de dados corporativos da sua empresa?

Como está a segurança de dados corporativos da sua empresa?

Ler Artigo
Android recebe atualização de segurança e novos recursos de proteção para aplicativos

Android recebe atualização de segurança e novos recursos de proteção para aplicativos

Ler Artigo
Alvo de ransomware, ataques em pequenas e médias empresas aumentam 47%

Alvo de ransomware, ataques em pequenas e médias empresas aumentam 47%

Ler Artigo
Novos recursos e atualizações de segurança do Android para Perfil de Trabalho

Novos recursos e atualizações de segurança do Android para Perfil de Trabalho

Ler Artigo
Segurança da informação corporativa: desafios e impacto nas organizações

Segurança da informação corporativa: desafios e impacto nas organizações

Ler Artigo
O papel da tecnologia na segurança corporativa de dados

O papel da tecnologia na segurança corporativa de dados

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter