Tempo est. de leitura: 12 minutos Atualizado em 19.01.2022

Tanto você quanto os colaboradores da sua empresa usam o GPS com frequência para encontrar locais de interesse ou descobrir o melhor caminho, não é mesmo? Mas já pensou na utilidade que o GPS pode ter na hora de entrar em contato com os colaboradores que estão em determinada região ou monitorar o time que trabalha em campo? Se não, está na hora de descobrir!
Uma das tecnologias que alia o sinal de GPS a outras funcionalidades para além das mais conhecidas é o Geofence. Ele permite que você crie um perímetro geográfico virtual, ou seja, delimite um espaço geográfico no qual determinada ação deve ocorrer.
Quer entender o que é e como você pode usar essa tecnologia na sua empresa? Então, continue a leitura e descubra!

O que é Geofence?

Geofence é o nome dado à tecnologia que utiliza GPS, wi-fi ou outros recursos para determinar um perímetro geográfico virtual. Ou seja, você cria uma área de interesse na qual determinadas ações devem ocorrer.
Para entender melhor, imagine o seu time de vendas. Ao longo da jornada de trabalho, cada um dos colaboradores está em um local da cidade, não é mesmo? Porém, no meio do dia, você recebe uma ligação de um dos clientes que quer fechar o contrato e, dessa forma, precisa escolher um dos colaboradores para se dirigir até a sede e coletar a assinatura.
Nesse caso, você pode usar a tecnologia do Geofence como aliada. Você delimita uma área próxima à sede da empresa do cliente e envia uma mensagem para todos os colaboradores que estão na região.
O Geofence é capaz de fazer isso de forma automática, a partir da delimitação desse perímetro geográfico virtual. Com isso, você descobre qual deles tem disponibilidade para ir até o cliente, sem a necessidade de grandes deslocamentos ou de comunicar todo o time acerca da demanda.

Como funciona essa tecnologia?

Para entender melhor o Geofence, é necessário que você tenha clareza sobre como funciona essa tecnologia. Em primeiro lugar, para que o Geofence funcione, é necessário ter um dispositivo capaz de ser localizado — como tablets, smartphones ou smartwatch. A localização pode ser acessada pelo GPS do dispositivo, rede de wi-fi e, até mesmo, ondas de rádio.
Também é essencial contar com uma plataforma ou software capaz de colocar em prática o Geofence. Esses programas acessam o GPS do dispositivo e, a partir disso, você tem em mãos um mapa da cidade com a localização de cada um.
O grande diferencial do Geofence está na possibilidade de automatizar ações ligadas a determinada localização. Com ele, trna-se possível delimitar uma área de interesse específica, na qual uma certa ação deve acontecer.
Portanto, você consegue programar um alarme caso o dispositivo entre ou saia da área de interesse. Também pode programar mensagens que devem ser enviadas para os dispositivos cadastrados quando eles acessam esse território.
Tudo isso é feito de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana. Isso significa que, a partir do momento que você realiza a programação, não há mais a necessidade de tomar atitudes posteriores para que o Geofence realize a ação de interesse.

Qual é a importância desse tipo de tecnologia?

O Geofence é um tipo de tecnologia extremamente importante, tanto para a pessoa física quanto para as empresas. Isso porque ele possui inúmeras aplicações, oferecendo uma série de benefícios para quem escolhe utilizá-lo.
Para as pessoas físicas, por exemplo, o Geofence pode ser capaz de auxiliar na proteção dos bens e dos membros da família. Essa tecnologia é utilizada em rastreadores de carro para evitar que os filhos entrem em áreas não autorizadas ou perigosas, e, até mesmo, para notificar o proprietário no caso de roubo.
Também é possível utilizar o Geofence no marketing empresarial. Afinal, é possível delimitar perímetros geográficos virtuais nos quais determinadas notificações e anúncios aparecem para os potenciais clientes. Dessa forma, quando eles estão próximos ao estabelecimento, podem receber mensagens personalizadas de promoções ou outros conteúdos de interesse do consumidor, deixando o marketing ainda mais personalizado.
O Geofence também é importante para a garantia da segurança da informação da empresa. Com ele, é possível notificar os colaboradores sobre áreas de risco de assalto, de forma a reduzir as possibilidades de que os aparelhos corporativos sejam furtados. Dessa forma, você também evita que as informações e os dados contidos nesses dispositivos caiam nas mãos de pessoas mal intencionadas.

Como a Urmobo usa a geolocalização?

A Urmobo é uma solução MDM (Mobile Device Management). Isso significa que ela é uma plataforma na qual você é capaz de gerenciar todos os dispositivos móveis da sua empresa, sejam eles celulares ou tablet, corporativos ou pessoais.
Ou seja, com a Urmobo, você é capaz de cadastrar todos os smartphones ou tablets utilizados pelos seus colaboradores para realizar as atividades da empresa.
Com isso, é possível gerenciar esses dispositivos a partir de uma série de funcionalidades flexíveis e personalizáveis, incluindo gestão de usuários, controle de aplicativos, mensagens automáticas e outras. Além de melhorar a gestão dos dispositivos, você pode proteger a sua empresa contra ataques cibernéticos, garantindo a segurança da informação na organização.
Uma das funcionalidades da Urmobo é a geolocalização. A ferramenta utiliza esse recurso para que você seja capaz de identificar a localização exata de cada um dos seus dispositivos, possibilitando a identificação de onde está cada um dos colaboradores — principalmente aqueles que trabalham em campo. Também é possível localizar aparelhos no caso de perda, furto ou roubo.
A Geofence faz parte das funcionalidades da Urmobo. Com a ferramenta, você é capaz de criar um perímetro geográfico virtual e enviar mensagens personalizadas para os colaboradores, dependendo de onde eles estão. Além disso, pode ser notificado caso eles entrem em regiões não autorizadas ou deixem o local no qual o trabalho deveria ser realizado.

Como usar o Geofence na empresa?

Agora que você já sabe como funciona o Geofence e como a Urmobo usa essa tecnologia, é hora de entender como colocar a ferramenta em prática dentro da sua organização.
Veja agora alguns dos usos possíveis do Geofence na sua empresa!

Mapeie o trabalho da equipe

Um dos usos do Geofence na sua empresa é o mapeamento do trabalho da equipe. Quando você investe em mobilidade corporativa, contando com colaboradores que trabalham fora da sede da empresa, pode ser necessário entender qual é a área de atuação da sua equipe, de forma a traçar a melhor estratégia para cada um dos funcionários.
O Geofence permite esse processo. Com ele, você pode determinar os pontos de atuação de cada um dos colaboradores, criando perímetros geográficos virtuais diferentes para cada membro do time. Caso ele saia dessa área, a ferramenta notifica tanto o colaborador quanto você, de forma a garantir que ele volte para o local determinado.

Encontre membros da sua equipe

Os seus colaboradores podem trabalhar em movimento, ou seja, vão de um lugar a outro da cidade ao longo do dia. Dessa forma, quando você precisa entrar em contato com eles, pode ser difícil localizá-los durante a jornada, assim como identificar quais são aqueles que estão próximos a pontos de interesse ou à sede da empresa.
Com o Geofence, você pode ser notificado toda vez que o colaborador entrar ou sair de determinada área. Dessa forma, é possível localizar os membros da equipe com facilidade, sem a necessidade de ligações ou mensagens para saber onde cada um está.

Evite a entrada em áreas inseguras

Os centros urbanos possuem áreas que oferecem menos proteção para as pessoas, nas quais elas podem estar sujeitas a furtos e assaltos, assim como outras situações de violência. Pois saiba que o Geofence também pode ser usado para ajudar você a evitar a entrada dos colaboradores nesses perímetros.
É possível determinar áreas de atuação de forma a evitar pontos nos quais há maior violência. Isso é importante para os colaboradores que conhecem a cidade, mas pode ser um diferencial para aqueles que vieram de fora. Afinal, quem não cresceu naquele local pode não saber exatamente quais são as regiões nas quais ele pode estar mais vulnerável.
Dessa forma, quando você mapeia as áreas e envia uma notificação quando o colaborador entre nelas, protege a sua equipe contra os riscos do meio urbano, evitando que ela entre, sem querer, em locais inseguros.

Notifique os colaboradores de forma personalizada

Como você já sabe, é possível programar mensagens personalizadas de acordo com a área na qual o seu colaborador está. Isso pode ser uma ótima estratégia para melhorar a produtividade do time, de forma a otimizar os deslocamentos de acordo com as demandas.
Isso porque você pode notificar os colaboradores que estão próximos de uma determinada demanda urgente que acabou de surgir na sua empresa. Dessa forma, o que está mais próximo pode se deslocar com mais facilidade para solucionar o problema.
É possível, inclusive, notificar os colaboradores de determinada região sobre a situação do trânsito ou a necessidade de deslocamento para a sede da empresa.

Quais as vantagens de utilizar esse recurso?

Agora que você já sabe tudo sobre o Geofence e entende, inclusive, como utilizar essa tecnologia na empresa, é hora de descobrir todos os benefícios que ela é capaz de gerar para a sua organização. Veja quais são eles!

Melhora a gestão do time

Um dos grandes benefícios dessa tecnologia para a sua empresa é a possibilidade de realizar uma gestão de time eficiente, principalmente quando se fala em colaboradores que atuam em campo.
Isso porque, com o Geofence, você é capaz de gerenciar os deslocamentos da equipe com maior eficiência, planejando rotas e evitando que os colaboradores se desloquem para locais não autorizados. Além disso, você pode usar esses dados para calcular indicadores de desempenho e, com isso, criar planos de ação para que o time se torne mais produtivo.

Permite a gestão de ativos

Os celulares corporativos da sua empresa fazem parte dos ativos da organização. Dessa forma, é essencial buscar meios de melhorar o controle e a administração desses equipamentos.
O Geofence pode ser um ótimo aliado nesse aspecto. Afinal, essa tecnologia permite que você monitore a localização dos dispositivos em tempo real, buscando, inclusive, ações de proteção para que os colaboradores não levem os celulares para locais nos quais eles estarão vulneráveis. Assim, você é capaz de realizar uma gestão de ativos eficaz, o que reduz custos para a organização como um todo.

Aumenta a vida útil dos celulares

Furtos e perda de celulares corporativos são dois grandes problemas para a empresa, pois você investe recursos financeiros na aquisição desses equipamentos. Buscar meios de evitar esses problemas e, com isso, aumentar a vida útil dos celulares é, portanto, uma forma de reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.
A Geofence também atua como grande aliada nesse aspecto. Isso porque você pode garantir que os seus colaboradores não vão acessar áreas de maiores riscos para os celulares, evitando assaltos e furtos.
Além disso, no caso de perda do dispositivo, é possível localizá-lo com facilidade e evitar a necessidade de comprar novos celulares para o time.

Permite a localização dos colaboradores em tempo real

Por fim, vale lembrar que o Geofence permite que você tenha acesso à localização de todos os seus colaboradores em tempo real. Isso significa que você é capaz de identificar onde está cada um dos membros do seu time, mesmo quando eles atuam em mobilidade constante.
Esse processo facilita o controle do trabalho dos colaboradores, assim como da jornada que eles estão realizado. Também é possível se comunicar com maior facilidade e delegar tarefas de forma mais eficiente.
Como você pode perceber, o Geofence é um tipo de tecnologia que possui uma série de utilidades, tanto para as empresas quanto para as pessoas no geral. Quando usado com equipes remotas ou que atuam em mobilidade, ele se mostra como uma ferramenta ainda mais poderosa, podendo ser a estratégia que você precisava para gerenciar melhor o trabalho do time e os seus ativos de TI.
A solução MDM da Urmobo conta com diversas funcionalidades, incluindo o Geofence. Entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades dessa solução!

imagem logo urmobo
Carol Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter