Sumário
Com cerca de 85% de participação no mercado, os dispositivos Android tem sido essenciais para as operações comerciais.
Preferidos, não apenas por sua facilidade de uso, mas também preços competitivos, produtividade e experiência aprimorada, empresas que contam com o sistema conseguem agilizar processos e aumentar a eficiência de seus funcionários.
No entanto, gerenciar estes dispositivos pode se tornar um desafio, especialmente em termos de segurança e proteção de dados. É aqui que deve entrar em ação uma solução MDM para o Android.
Neste texto, abordaremos todos os aspectos de gerenciamento, as necessidades, os benefícios, os recursos e as diferenças ao escolher o MDM certo para sua frota de dispositivos Android.
O gerenciamento de dispositivos móveis é uma solução que permite às empresas controlar e gerenciar de forma centralizada os aparelhos utilizados por seus funcionários, como smartphones, tablets e laptops.
O Mobile Device Management (MDM) abrange uma variedade de recursos, ferramentas e práticas, além de configurar, monitorar, proteger, dar suporte remotamente aos dispositivos.
Ao integrar o MDM aos dispositivos Android, a empresa ganha flexibilidade no cronograma de trabalho e a capacidade de implantar várias funções, apps, políticas e garantir a proteção de dados em toda a sua frota.
Também permite que as organizações configurem os dispositivos para diversos casos de uso, além de reduzir o gigantesco trabalho que seria feito manualmente.
O Android para empresas (Android Enterprise) fornece uma ampla gama de APIs (interfaces de programação de aplicativos) para que as organizações tenham controle flexível, otimizem a colaboração e as operações diárias.
Junto de um bom MDM, como Urmobo, oferece recursos abrangentes, garante uma melhor experiência, aumento da eficiência, produtividade, diminuição de custos, na prática — e uma série de outros benefícios que simplificam o trabalho da TI.
Com o aumento das ameaças cibernéticas e das violações de dados, proteger dados corporativos tornou-se prioridade. Com auxílio do MDM, é possível proporcionar medidas de segurança robustas.
Além disso, podem ser implementadas políticas de senha, autenticação de dois fatores, criptografia e bloqueio/limpeza remota em caso de perda ou roubo de dispositivos. Essas ações também permitem que as equipes de TI tenham visão panorâmica da frota.
Ao implantar configurações e apps de maneira centralizada, o MDM garante os recursos certos aos funcionários e integração perfeita para novas contratações, além de maior produtividade e eliminar distrações.
Compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garante dados e informações confidenciais seguras e em conformidade com as regulações específicas do setor.
O MDM Android ajuda a otimizar o uso do dispositivo e reduz o tempo de inatividade, gerando economia de custos para as empresas.
Simplifica o provisionamento, a implantação de aplicativos e a solução de problemas, minimizando a necessidade de intervenções manuais dispendiosas.
Com Urmobo, os administradores de TI podem definir configurações, enviar e remover apps, programar atualizações, gerar relatórios detalhados, a partir de um único console central, 100% web, remotamente.
A plataforma oferece uma visão 360° do inventário, simplificando o gerenciamento.
Flexibilidade para criar políticas personalizadas com base nas funções dos usuários, departamentos ou tipos de dispositivos, atendendo aos requisitos específicos designados.
Diminui tickets gerados ao suporte, economiza tempo e custos de TI, ao permitir que as equipes diagnostiquem e resolvam problemas de forma remota.
Também melhora a experiência do cliente quando os dispositivos estão em ambientes voltados para o cliente, como sinalização digital e quiosques de autoatendimento.
Os dispositivos dedicados são os aparelhos que pertencem à empresa (de propriedade corporativa) e são totalmente gerenciados pela organização, ou seja, estão sob controle total do departamento de TI. Utilizados para tarefas específicas relacionadas ao trabalho, tem acesso limitado a aplicativos e conteúdos pessoais.
Como executam funções de negócios essenciais, oferecem o mais alto nível de segurança e controle. Isso os torna ideais para indústrias com requisitos rígidos de proteção de dados, sistemas de cobrança, caixas eletrônicos, pontos de venda (POS)/atendimento ao cliente.
Com o perfil de trabalho Android, os dados profissionais e pessoais em um dispositivo permanecem separados. Enquanto a gestão de TI protege os negócios da empresa, os usuários mantêm apps pessoais, fotos e outros dados privados.
Desconectar e trocar o perfil pode ser feito a qualquer momento. A abordagem estabelece um equilíbrio entre segurança e privacidade.
Parte atual da mobilidade corporativa, o BYOD gira em torno da possibilidade dos funcionários usarem seus próprios dispositivos móveis equipados com dados e aplicativos corporativos para um fluxo de trabalho produtivo e contínuo.
O gerenciamento de dispositivos Android neste ambiente oferece economia de custos às empresas e permite que as equipes de TI gerenciem dados corporativos e aplicativos sem interferir no conteúdo pessoal do usuário.
Com a crescente adoção de dispositivos Android, os administradores de TI enfrentam a tarefa crítica de gerenciar, monitorar e proteger grandes inventários. Vamos nos aprofundar neste funcionamento e explorar os aspectos essenciais que os capacitam de maneira eficaz:
Com o MDM Android, os administradores de TI podem registrar vários dispositivos por diferentes métodos, como Zero-touch, EMM, código QR, e-mail, CSV, entre outros.
Também é possível definir remotamente as configurações do dispositivo, como Wi-Fi, contas de e-mail, conexões VPN e identidade visual, garantindo os padrões da organização e reduzindo erros.
As equipes podem implantar, atualizar e remover aplicativos e conteúdos.
O MDM simplifica o processo de instalação de apps empresariais necessários e garante que todos os dispositivos tenham as versões de software necessárias, além do acesso a informações relevantes (gerenciamento de conteúdo).
Ainda permite que as empresas apliquem políticas de segurança em todos os aparelhos, configurações de requisitos de senha, criptografia, regras e controle de acesso para proteger dados confidenciais.
DLP é uma estratégia de segurança para evitar vazamentos de dados, acessos não autorizados ou distribuição de informações confidenciais.
O MDM Android permite executar estas políticas de acordo com as necessidades do negócio. O recurso ajuda a proteger informações confidenciais e manter a integridade dos dados.
Estas funções permitem configurar limites baseados em área geográfica, rede wi-fi e horários pré-definidos de uso.
É possível definir restrições seletivas por app, monitorar a localização dos dispositivos em tempo real, o que pode ser benéfico para o rastreamento de ativos, gerenciamento de serviços de campo e aumento da segurança dos funcionários.
O modo Kiosk restringe o dispositivo Android a um aplicativo ou a um conjunto de aplicativos, tornando-o adequado para um uso específico. Muitas empresas o utilizam para sinalização digital, displays interativos ou aplicativos comerciais dedicados, evitando o acesso não autorizado e a outras funções.
A filtragem de conteúdo da Web permite que as organizações controlem os sites e o conteúdo que os funcionários ou outros usuários finais (como estudantes) podem acessar em seus dispositivos Android gerenciados.
Tenha visibilidade total sobre a atividade de navegação, examine e bloqueie imediatamente páginas falsas, phishing, spam, fraudes e extraia relatórios detalhados de Urls acessadas para uma auditoria eficiente e controle de uso da internet.
Ajuda as empresas a manter a conformidade com as regulamentações do setor e as políticas internas, garantindo que os dispositivos cumpram os padrões de segurança, atualizações de software e outros requisitos relevantes.
A API Google Play Protect permite verificar a integridade, conformidade, segurança e compatibilidade dos dispositivos analisando informações de firmware e hardware. Assim, os administradores de TI podem controlar se um aparelho foi ou não modificado/adulterado.
> Entenda: 5 principais etapas para a implantação de um projeto MDM
Para reunir tudo que já falamos até agora sobre essa solução, não poderíamos deixar de apresentar um caso de uso real de como a Urmobo tem transformado os negócios. Com o uso da solução baseada no sistema Android Enterprise, a Brinks viu uma redução de quase 50% nos custos após a gestão dos dispositivos móveis.
Os recursos oferecidos como bloqueio de acessos, monitoramento de horário de funcionamento, controle de aplicativos e segurança avançada, ajudaram a reduzir o Custo Total de Propriedades (TCO) e o consumo de dados.
Com a solução integrada ao Android, você pode definir mecanismos de segurança, adicionar ou remover aplicativos, possibilitar fácil interação entre colaboradores, fazer backup automático e compartilhar dados remotamente, reduzir custos, e muito mais.
Não importa se sua empresa é pequena ou grande – o MDM Android Urmobo simplifica o controle da usabilidade corporativa. Se você ainda tem dúvidas sobre a solução, assine por 15 dias o nosso teste grátis!