Tempo est. de leitura: 5 minutos Atualizado em 17.08.2023

Apesar de proporcionar benefícios, as empresas tem enfrentado desafios ao permitir que os colaboradores utilizem seus próprios dispositivos móveis sem nenhuma regra. Para vencer este problema, a implementação de uma boa solução MDM tem sido indispensável para sobreviver a este cenário.

Além da gestão de dispositivos móveis fornecer alto desempenho, a solução traz uma menor demanda associada ao suporte técnico, possibilita personalizar diversas configurações, além de integrar recursos que ajudam a monitorar, controlar e proteger dados e aplicativos empresariais.

No entanto, ao implantar o MDM, muitos funcionários e colaboradores surgem com questionamentos e preocupações relacionadas ao acesso remoto, privacidade e segurança. Aqui, desmistificamos algumas das concepções erradas mais comuns:

1 – O MDM controla meu aparelho à distância

Uma preocupação comum é a de que a implementação do gerenciamento de dispositivos móveis seja intrusiva. Mesmo quando um funcionário utiliza um só dispositivo, tanto para uso pessoal quanto para uso no trabalho, o MDM possibilita ter dois perfis separados no aparelho: o pessoal e o corporativo. 

Enquanto no perfil corporativo, o departamento de TI ganha autonomia para atualizar sistemas e apps de trabalho, supervisionar seu uso, distribuir arquivos e proteger os dados de um possível vazamento, no perfil pessoal, o usuário tem liberdade para usar o equipamento da forma que desejar e privacidade garantida, já que todas as informações ficam separadas a nível do sistema.

2 – O MDM pode ler minhas mensagens ou ter acesso às fotos

Enquanto algumas pessoas acreditam que o gerenciamento de dispositivos móveis é usado para observá-los, a gestão de TI se concentra na segurança e sincronização empresarial para melhorar o desempenho comercial. Portanto, uma solução MDM não consegue ler ou ter acesso algum a arquivos, apps, mensagens ou fotos pessoais, mesmo em dispositivos BYOD.

Guias de trabalho / pessoal nos dispositivos são separadas, permitindo alternar facilmente entre os perfis. Isso ajuda funcionários a se concentrarem nas tarefas enquanto as executam, além de evitar riscos e vazamentos de dados.

3- Posso ignorar o MDM no meu dispositivo

Depois que o gerenciamento de dispositivos móveis é instalado em um dispositivo, ele existe para proteger os dados de negócios. Não há aplicativos fantasmas ou proxys alternativos que um usuário possa baixar para “burlar” as configurações.

Como se trata de uma solução de nível comercial, elas são totalmente protegidas para uma comunicação bidirecional constante e simplesmente não há como ignorar o MDM a não ser usar outro dispositivo.

4 – O MDM rastreia minha localização

Muitos MDMs têm capacidade de rastreamento de localização. No entanto, há uma distinção entre o rastreamento de localização em tempo real (Geofencing) e o Modo Kiosk, em caso de perda ou roubo do aparelho.

Sem a autorização do usuário, porém, nenhum aplicativo ou serviço poderá localizar os aparelhos corporativos perdidos ou roubados, coletar informações ou enviar alertas, como por exemplo, quando um veículo entra ou sai de uma área virtual restrita, determinada ou de alto risco de roubo para as equipes externas.

Enquanto o Geofencing monitora a localização dos dispositivos em tempo real e define limites geográficos que acionam alertas ou ações específicas, o Modo Kiosk pode bloquear ou apagar dados confidenciais em caso de perda ou roubo, para aumentar a segurança do celular corporativo. 

5 – O MDM deixa meu aparelho menos seguro

Para muitos profissionais de TI, a capacidade de proteger smartphones e tablets é o principal motivo para investir no MDM. Mesmo assim, muitos acreditam que seus recursos deixam o aparelho menos seguro. Na verdade, a ideia principal do MDM é totalmente oposta: é manter a segurança da informação da empresa, e ao mesmo tempo, permitir a liberdade pessoal.

Sendo assim, é possível aplicar políticas de segurança de acordo com a empresa, controlar configurações como restrições de senha, criptografia de dados e seleção de recursos, bloquear ou apagar um dispositivo remotamente para proteger as informações no caso de perda ou roubo, além de pré-configurar algumas funcionalidades corporativas que não poderão ser alteradas.

Para que serve o gerenciamento de dispositivos móveis?

A ideia geral por trás do MDM é funcionar como um administrador dos devices da empresa, controlar a usabilidade corporativa. Com a solução, você pode definir mecanismos de segurança, adicionar ou remover aplicativos, possibilitar fácil interação entre colaboradores, fazer backup automático e compartilhar dados remotamente, garantir a conformidade regulatória, ter mais produtividade e até reduzir custos.

Não importa se sua empresa é pequena ou grande – Urmobo simplifica e gerencia de maneira eficiente os dispositivos móveis da sua empresa. Se você ainda tem dúvidas sobre o uso da solução, assine por 15 dias o nosso teste grátis!

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