Tempo est. de leitura: 5 minutos Atualizado em 17.01.2023

A gestão de equipes externas é um ponto de extrema importância para as organizações, principalmente quando o principal objetivo é garantir uma produtividade com o mesmo nível do ambiente corporativo interno.

Quando se tem ferramentas de apoio adequadas, como sistemas de gerenciamento de dispositivo móvel, é muito mais fácil gerenciar os colaboradores que atuam fora das empresas.

Mas isso é permitido por lei? Quais são os tipos de equipes que podem se beneficiar desse gerenciamento? E quais são os monitoramentos que a gestão de trabalhadores que atuam fora da sede da organização pode oferecer?

Nos próximos tópicos, vamos tirar essas dúvidas. Tenha uma boa leitura!

Segundo a lei, é possível monitorar os dispositivos móveis das equipes externas?

O monitoramento dos dispositivos móveis das equipes externas é autorizado desde que todas essas pessoas estejam dentro de um regime CLT. Qualquer outra forma de monitoramento que não seja por essa relação de emprego não é possível.

Esse acompanhamento pode ser feito a partir do próprio dispositivo do colaborador, desde que seja feito de forma legal. Da mesma maneira, o colaborador precisa estar ciente do monitoramento.

A LGPD facilita essa prática empresarial. Ela regulariza a situação para que seja possível também rastrear frotas através de celulares corporativos de forma segura. Ou seja, o usuário precisa consentir essa atividade no seu equipamento, pois envolve dados pessoais.

A partir dessa autorização, as informações relativas ao trabalho vão poder ser usadas pela empresa, que estará protegida também.

Resumidamente, esse monitoramento está embasado na lei se for seguido de forma correta. Assim, a empresa pode acompanhar a equipe externa e suas atividades.

Quais equipes externas podem ser monitoradas?

Muitas áreas podem ser beneficiadas com a monitoração de equipes externas. Entre elas, podemos destacar algumas, como:

  • Manutenção: equipes que realizam obras em áreas externas precisam ter seu trabalho monitorado, para que a empresa possa garantir a qualidade de seus serviços;
  • Vendas: vendedores externos podem ser monitoradas a fim de garantir o cumprimento das metas e objetivos comerciais da empresa;
  • Representantes: representantes da empresa também podem ser monitorados com o objetivo de garantir que todas as etapas do processo sejam realizadas de forma eficaz;
  • Frotas: as empresas podem ter um controle em tempo real do que está acontecendo com os veículos ao conseguirem rastrear o percurso deles;
  • Home office em geral: equipes que trabalham em casa também podem ter os celulares monitorados para limitar o uso de certos aplicativos durante o expediente, por exemplo.

Todos esses monitoramentos são possíveis devido ao BYOD (Bring Your Own Device), que permite com que os dispositivos dos próprios colaboradores possam ser usados para monitorar suas atividades.

Ou seja, os colaboradores usam os próprios aparelhos eletrônicos para a execução de suas funções. E isso pode acontecer por meio de um tablet, celular ou notebook, por exemplo.

Esse movimento é fortemente estimulado pelo modelo híbrido de trabalho também. Essa é a preferência de 57% das empresas em 2022, segundo o 20.º Índice de Confiança Robert Half.

O avanço da mobilidade corporativa passa a ser mais presente nas empresas, que precisam controlar muito mais equipes externas e trabalhadores que operam permanentemente à distância. Muitas vezes, isso é sinônimo de redução de custos também.

Como fazer o controle de segurança da empresa pelos acessos remotos? Leia nosso artigo e descubra!

5 possibilidades de monitoramento das equipes externas

Aqui entramos nos tipos de monitoramento das equipes externas, focando na mobilidade corporativa. Para isso, é preciso contar com um sistema de MDM (Mobile Device Management).

Esse software é responsável por gerir e controlar todos os dispositivos da equipe externa, mesmo que sejam de propriedade do funcionário. A seguir, vamos dar 5 exemplos de usos do MDM para equipes externas que são bem interessantes. Acompanhe!

1. Tempo de uso das aplicações

É possível controlar o tempo de uso das aplicações, para que não haja um uso excessivo ou irregular durante o período de trabalho. Isso é ideal para evitar problemas como falta de produtividade por parte do colaborador.

2. Restrições de downloads

O MDM também oferece a possibilidade de restringir o download de certos tipos de arquivos, por exemplo. Isso equivale a um controle de segurança maior, pois impede que dados sigilosos sejam baixados de maneira equivocada.

3. Localizações geográficas

A funcionalidade do geofencing também é muito interessante para a mobilidade corporativa. Ela consiste em definir limites geográficos para equipes externas. Isso faz com que seja possível desabilitar configurações e funções em regiões perigosas, por exemplo.

4. Atualizações dos sistemas operacionais

Manter o sistema operacional atualizado remotamente é mais uma possibilidade do MDM que vai ser útil às equipes externas. Dessa forma, os colaboradores podem ter seus dispositivos sempre atualizados e com as melhores configurações possíveis, sem bugs.

5. Consumo de dados por Wi-Fi e internet móveis

Em último lugar, está a possibilidade de monitoramento do consumo de dados. É possível ter um controle fora da rede corporativa e verificar quanto cada pessoa consome por mês. Isso permite que as empresas equilibrem seus custos com as equipes que trabalham fora da sede.

Quando pensamos no monitoramento das equipes externas, o MDM é uma excelente solução para gerir os aparelhos que os colaboradores usam na hora de desempenhar suas atividades.

Mas se você quer se aprofundar sobre ter uma gestão eficiente dos dispositivos móveis, aproveite para ler nosso e-book sobre o tema!

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