Tempo est. de leitura: 9 minutos Atualizado em 18.10.2022

Com a chegada da COVID-19 no mundo inteiro, o acesso remoto se tornou realidade, com o home office conquistando a confiança do mercado internacional e se firmando como modalidade de trabalho em diversas empresas até hoje. 

Por se tratar de uma opção por vezes mais econômica para as empresas e mais confortável para os funcionários, o trabalho remoto tornou-se pré-requisito de muitos profissionais, principalmente da área tecnológica.

Mas, essa mudança requer cuidados e atenção redobrada com algumas responsabilidades e padrões que a empresa deve adotar para manter a segurança do acesso remoto

Saiba mais nos próximos tópicos.

Afinal, qual é a importância da segurança no acesso remoto?

Caso a sua empresa faça parte do grupo cada vez maior de companhias que optaram pelo modelo de home office para a rotina das equipes, então a preocupação com o acesso remoto deve ser nº 1 na sua lista de prioridades, certo? 

Se esse não for o caso, agora será, porque vamos te mostrar que existem muitos riscos e, ao mesmo tempo, vantagens nesse estilo de rotina, mas é necessário estar ligado nelas. 

Quando bem controlado, o acesso remoto pode trazer inúmeros benefícios. Por exemplo: 

  • Proteção dos dados da empresa, independente do acesso remoto;
  • Economia de recursos, considerando que os trabalhadores estarão de casa, tirando a necessidade de investimento em escritórios; 
  • Melhor desempenho dos funcionários que não perdem mais tempo com trânsito ou demais dificuldades no trajeto; 
  • Maior produtividade, considerando que pesquisas mostram que as pessoas trabalham melhor neste formato
  • Uma equipe mais controlada, ciente de seus direitos e deveres com o acesso remoto. 

Esses são apenas alguns dos possíveis ganhos que seu negócio poderia ter com o acesso remoto. 

Além disso, ainda existe a possibilidade do colaborador utilizar os próprios equipamentos, como é o caso da solução BYOD. Assim, a empresa se isenta da necessidade de enviar aparelhos corporativos e o próprio trabalhador fornecerá este material de trabalho. 

Porém, essa opção contém 3 pontos de atenção: 

  1. Custos de manutenção: a empresa se isenta da responsabilidade de enviar um aparelho corporativo, mas isso não exclui as despesas. Ainda assim, o empregador deve custear gastos esporádicos como manutenção e conserto; 
  2. Produtividade: o segundo ponto é um problema muito comum na gestão de pessoas. Aparelhos pessoais, seja um computador ou um smartphone, possuem distrações que podem manter o colaborador disperso no horário de expediente;
  3. Segurança de dados: as chances de um ciberataque aumentam muito via acesso remoto, principalmente quando falamos em um dispositivo de uso pessoal que muitas vezes não possui as proteções necessárias, além das navegações e downloads.

Mas, é possível enfrentar estes pontos de atenção e usufruir dos benefícios do acesso remoto via BYOD, através de passos simples da gestão

Por exemplo, no caso do custo de manutenção e da produtividade, os dois pontos podem ser resolvidos com contratos bem especificados, definindo previamente os direitos e deveres de cada parte. 

Por outro lado, quando falamos em segurança de dados, a solução certeira é o investimento em uma ferramenta MDM (Mobile Device Management), um software responsável por gerenciar dispositivos móveis corporativos, gerando mais controle e segurança às empresas. 

Leia mais: Novos recursos do Android 13 para empresas facilitam a separação do uso corporativo e pessoal

Quais são os tipos de acesso remoto?

Se você ainda está pensando em implementar o acesso remoto na sua empresa, antes é necessário conhecer os tipos de acesso remoto que existem à sua disposição para compreender qual deles faria sentido na realidade do seu negócio. 

Basicamente, como você já deve saber, o acesso remoto nada mais é que o acesso de um computador para outro, permitindo a visualização, controle e acompanhamento de tudo

Mas, o acesso remoto vai além de apenas entrar em uma outra máquina. Seus tipos são divididos entre:  

Conexão de Área de Trabalho Remota

Este tipo de conexão se baseia no protocolo Remote Desktop Protocol (RDP), possibilitando a conexão direta na máquina que esteja rodando o Microsoft Terminal Services (TS). 

Além disso, ainda é possível rodar esse tipo de conexão em outros sistemas que não sejam da Microsoft, como por exemplo, Linux, Mac OS, IOS e Android.

Para sistemas servidor, como o Windows Server 2003, 2008, 2012 e 2016 é possível realizar conexões simultâneas múltiplas – desde que haja licença disponível. No caso do Windows XP, 7, 8, e 10 na versão Pro as conexões devem ser feitas uma por vez.

Neste tipo, há o compartilhamento de todos os recursos de hardware e software entre o dispositivo de origem e o dispositivo alvo dessa conexão de área de trabalho remota.

Porém, vale ressaltar que não é uma conexão criptografada, então não é a opção mais indicada se o seu interesse for em múltiplas conexões.

Conexão via Virtual Private Network – VPN

Sendo uma das alternativas mais populares para acesso remoto nas empresas brasileiras, a VPN ou Virtual Private Network, é um tipo de conexão via infraestrutura pública ou através de um protocolo de tunelamento e criptografia. 

A tecnologia é capaz de proteger os dados de uma rede para outra de forma mais segura, além de servir como ponte entre essas redes e até mesmo dispositivos diferentes. 

Em resumo, a VPN é estabelecida através de um roteador, servidor ou software central, permitindo os acessos aos computadores e/ou dispositivos móveis.

6 dicas práticas para deixar o acesso remoto seguro

Por se tratar de um tipo de “invasão” a um dispositivo, é muito comum que o acesso remoto gere dúvidas ou desconforto a quem terá o dispositivo acessado, seja cliente ou colaborador. 

Mas, o acesso remoto é muito mais seguro e tranquilo do que muita gente imagina. 

A seguir, confira 6 dicas práticas para deixar o acesso remoto mais seguro na sua empresa. 

1- Realizar o monitoramento das redes

O primeiro passo para um acesso remoto mais seguro é investir em serviços para um melhor monitoramento das redes. 

Na prática, esse monitoramento serve como um relatório da rede do seu negócio. Ele é responsável por evidenciar os dados, com registro das tarefas e identificação de falhas, garantindo uma gestão mais certeira, antecipando e resolvendo possíveis problemas. 

2- Treinar a equipe para realizar o trabalho remoto

Para uma sociedade que está acostumada com tudo sendo feito de forma presencial, o acesso remoto pode ser um desafio e demanda uma certa dedicação na adaptação dos usuários. 

Sendo assim, se o seu caso for de acesso remoto para trabalhadores, por exemplo, vale buscar ajuda com treinamentos e padrões ou normas

Nesse sentido, é fundamental deixar o usuário do acesso remoto bem preparado e ciente dos direitos e deveres neste cenário

3- Utilizar a autenticação em dois fatores

Esta possibilidade ficou bem popular depois de uma recente atualização do WhatsApp com essa opção de segurança de dados e provavelmente você já ouviu falar dela. Apesar de simples, a autenticação em dois fatores pode ser bem eficiente em um dispositivo

Igualmente, no cenário do acesso remoto a autenticação em dois fatores é muito utilizada, porque promove uma segurança boa, de forma simples. Além disso, é possível gerar senhas para uma autenticação única, tornando tudo ainda mais fácil. 

4- Implementar políticas de acesso e regras do ambiente remoto

Seguindo um pensamento parecido com o item 2, aqui a dica é a implementação de políticas para os usuários compreenderem os direitos e deveres no acesso remoto

Definitivamente, é muito importante dedicar um tempo para a definição de padrões e normas de acesso e uso dessa conexão. Afinal, deixar que essa experiência seja feita de forma totalmente livre, pode acarretar problemas com a segurança da informação. 

5- Manter os sistemas sempre atualizados

A constante atualização de sistemas operacionais e softwares utilizados para o acesso remoto é fundamental, principalmente quando pensamos na possibilidade de bugs que a falta dessa atualização pode trazer. 

Frequentemente esse é um problema para algumas empresas, por se tratar de um detalhe que muitas vezes passa batido na rotina de TI, mas não deixa de ser essencial na hora de evitar problemas na proteção de dados.

6- Empregar a criptografia ativa

Como todo mundo do ramo de TI já deve saber, a criptografia é a palavra-chave da segurança de dados. 

Em outras palavras, o método possibilita um cenário muito mais seguro para as empresas e deve ser feito de forma ativa, evitando dores de cabeça futuras com vazamento de informações ou demais problemas com cibersegurança. 

No acesso remoto, a prioridade é realizar a criptografia de todos os dados importantes e/ou que possam causar problemas, como por exemplo, dados de cartões, informações sigilosas ou pessoais e dados de clientes. Atenção total nessa dica!

Como fazer o controle da segurança no acesso remoto?

Em resumo, dá sim para controlar a segurança no acesso remoto, mas isso depende de diversos fatores e atenção a algumas dicas que te passamos ao longo deste texto. 

Além disso, o ponto primordial para uma segurança eficaz dos dados do seu negócio é investir em empresas especializadas para cuidar do assunto, com toda a seriedade e expertise que ele necessita. 

Atualmente, existem algumas soluções cada vez mais procuradas pelas gigantes do mercado. Entre elas, o MDM, EMM e BYOD. Já ouviu falar? 

Essas opções, o MDM, EMM e BYOD são ideais para personalizar a segurança do seu negócio, de acordo com as especificidades dos seus dados, principalmente para dispositivos móveis. 

Por se tratar de um assunto delicado e por muitas vezes até mesmo confidencial, a segurança de dados deve ser preferencialmente tratada por especialistas. Veja mais sobre segurança em redes corporativas e mantenha-se informado(a). 

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Firewall: Controle Excepcional de Dados

Firewall: Controle Excepcional de Dados

Ler Artigo
Segurança de dispositivos móveis deve ser prioridade para PMEs

Segurança de dispositivos móveis deve ser prioridade para PMEs

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Firewall em celulares corporativos: Segurança e otimização do uso de dados

Firewall em celulares corporativos: Segurança e otimização do uso de dados

Ler Artigo
Cibersegurança: como está a segurança de dados digitais da sua empresa?

Cibersegurança: como está a segurança de dados digitais da sua empresa?

Ler Artigo
Perfil de trabalho: conheça um recurso seguro de gerenciar as atividades corporativas  

Perfil de trabalho: conheça um recurso seguro de gerenciar as atividades corporativas  

Ler Artigo
Como está a segurança de dados corporativos da sua empresa?

Como está a segurança de dados corporativos da sua empresa?

Ler Artigo
Android recebe atualização de segurança e novos recursos de proteção para aplicativos

Android recebe atualização de segurança e novos recursos de proteção para aplicativos

Ler Artigo
Alvo de ransomware, ataques em pequenas e médias empresas aumentam 47%

Alvo de ransomware, ataques em pequenas e médias empresas aumentam 47%

Ler Artigo
Novos recursos e atualizações de segurança do Android para Perfil de Trabalho

Novos recursos e atualizações de segurança do Android para Perfil de Trabalho

Ler Artigo
Segurança da informação corporativa: desafios e impacto nas organizações

Segurança da informação corporativa: desafios e impacto nas organizações

Ler Artigo
O papel da tecnologia na segurança corporativa de dados

O papel da tecnologia na segurança corporativa de dados

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter