Tempo est. de leitura: 7 minutos Atualizado em 14.02.2024

Os novos recursos empresariais do Android 14 impulsionam o trabalho híbrido, garantem melhores experiências e as necessidades de mobilidade;

Mobilizar a força de trabalho distribuída pode ser desafiador. Porém, é possível capacitar equipes através da escolha de dispositivos seguros e uma boa solução de gerenciamento móvel.

Os dispositivos Android agora têm recursos ainda mais avançados que atendem diretamente aos líderes empresariais e àqueles em trabalho remoto ou híbrido.

A última atualização do sistema operacional, Android 14, lançada oficialmente em 4 de outubro de 2023, traz uma série de novidades corporativas que aprimoram a segurança, a privacidade, o gerenciamento, a usabilidade.

Android 14 para usuários corporativos

Para usuários corporativos, a integração das funcionalidades com o Android Enterprise ocorreu simultaneamente ao lançamento do Android 14. A tecnologia de ponta, integrada ao MDM, oferece uma série de benefícios e simplifica o trabalho da TI.

A Urmobo, em parceria com Google, utiliza o Android Enterprise e técnicas inteligentes de gerenciamento para empresas. Assim, há uma reforçada segurança contra o vazamento de dados e garantia da integridade dos devices, mesmo com a separação entre os dados pessoais e profissionais.

O Android Enterprise é bem-sucedido com o MDM porque atende a qualquer modelo de trabalho. As empresas podem implantar, monitorar e gerenciar com sucesso e segurança uma frota de dispositivos, como smartphones, tablets, mPOS e leitores de RFID, especialmente para trabalhadores remotos e funcionários em campo.

Quais são os novos recursos empresariais do Android 14 – para Android Enterprise?

O Android 14, que tem bases estabelecidas pelo Android 13, representa um avanço significativo. A abordagem, com foco em vários pontos problemáticos enfrentados nas versões anteriores, introduz funcionalidades promissoras.

Vamos nos aprofundar nos novos recursos e em como eles estão impactando os usuários corporativos e seus dispositivos:

Recursos avançados de segurança e conformidade

Desbloqueio por PIN de seis dígitos

Outras versões do Android visam proteger o dispositivo com uma tela de bloqueio que só pode ser aberta com um código de quatro dígitos. Com o Android 14, o Google aumenta a segurança ao permitir códigos de seis dígitos para desbloquear o dispositivo. 

A atualização traz até um milhão de combinações possíveis de senhas, reduzindo o risco de falhas de segurança. Este aumento substancial na complexidade reduz significativamente o risco de acesso não autorizado.

Controles do gerenciador de credenciais

Os administradores de TI ganham maior controle com novos controles de gerenciamento de credenciais para perfil de trabalho e dispositivos totalmente gerenciados. Isso permite que as organizações habilitem apenas gerenciadores de credenciais confiáveis, melhorando assim a proteção de dados confidenciais.

Controles de conectividade 2G

O Android 14 permite que os administradores de TI configurem a conectividade móvel com base em modelos de risco. Esse recurso oferece flexibilidade para proteger dispositivos gerenciados contra interceptação de tráfego 2G, ataques person-in-the-middle e outras vulnerabilidades de rede 2G. Por exemplo, os administradores podem desativar temporariamente o rádio 2G quando os funcionários viajam para locais de alto risco.

Registros de banda ultralarga (UWB)

Para atender aos padrões da National Information Assurance Partnership (NIAP), o Android 14 introduz registros de políticas e controles administrativos para UWB gerenciado, aprimorando ainda mais as medidas de segurança.

Melhorias no perfil de trabalho do Android

Experiências entre perfis

O Android 14 simplifica a escolha entre perfis profissionais e pessoais, tornando mais fácil para os funcionários selecionarem o perfil certo para tarefas como abrir links ou acessar contatos. Os administradores podem controlar quais aplicativos de trabalho têm permissão para ativar esse recurso.

Troca de perfil aprimorada

Os usuários agora podem utilizar navegação por gestos para alternar entre perfil pessoal e de trabalho, basta deslizar a foto do perfil. Este processo simplificado é particularmente útil para verificar calendários de trabalho em trânsito.

Capturas de tela relacionadas ao trabalho

O Android 14 apresenta a capacidade de salvar capturas de tela relacionadas ao trabalho diretamente no perfil de trabalho. Isso garante que o conteúdo relacionado ao trabalho permaneça separado dos arquivos pessoais, melhorando a organização e a segurança.

Compartilhamento de tela simplificado

A atualização agiliza o processo de seleção da tela específica do aplicativo para compartilhar no perfil de trabalho, reduzindo o risco de compartilhamento acidental de conteúdo pessoal durante as apresentações e maior privacidade.

Configurações de pesquisas de aplicativos

Os funcionários podem encontrar facilmente as configurações do perfil de trabalho, incluindo políticas do dispositivo, em um só lugar, pesquisando no aplicativo Configurações, simplificando a navegação.

segurança aplicativos android

Principais diferenças entre Android Enterprise no Android 13 e Android 14

Do Android 13 para o Android 14, vemos uma nova estrutura para resolver conflitos de políticas de dispositivos, compartilhamento de apps específicos durante sessões de tela, mudanças para facilitar o uso do perfil de trabalho e mais:

  • Segurança aprimorada: o Android 14 introduz uma segurança de PIN padrão mais forte, bloqueia a instalação de aplicativos mais antigos potencialmente menos seguros;
  • Melhorias privacidade e experiência do usuário: novos recursos, como compartilhamento de aplicativos específicos durante sessões de tela, impulso em direção à interoperabilidade com Quick Share, navegação por gestos entre perfis profissionais e pessoais, melhoram a privacidade e a experiência do usuário;
  • Recursos de gerenciamento avançados: o Android 14 oferece novos recursos de gerenciamento, como gerenciamento de SIM para dispositivos COPE, tela persistente durante o provisionamento para reduzir falhas de configuração, controle sobre tecnologia de banda ultralarga e a capacidade de desativar 2G para maior segurança;
  • Comportamento refinado entre perfis: reformulação significativa nas funcionalidades entre perfis com novas APIs para controle mais específico;

Por que investir na integração Android Enterprise e MDM?

Os recursos corporativos do Android 14 fortalecem ainda mais a colaboração e a produtividade das equipes distribuídas. As atualizações do sistema aprimoram e oferecem concessões para diversas políticas, tornando o Android Enterprise ideal para os negócios que dependem da mobilidade para sua força de trabalho.

Com Urmobo integrado aos dispositivos Android, sua empresa tem flexibilidade no cronograma de trabalho e gerencia com facilidade várias funções. Independentemente de qual estratégia a organização escolha, a segurança, a proteção e a eficiência serão sempre mantidas.

  • O Android Enterprise, em parceria com Urmobo, transforma o gerenciamento em algo acessível para organizações de todos os tamanhos e casos de uso;
  • Possibilita personalizar os dispositivos para atender às necessidades da empresa;
  • Segurança integrada, reforçada, testada e certificada; 
  • Solução pronta para uso com integrações rápidas e fáceis; 
  • Ferramentas para suporte a qualquer fluxo de trabalho ou linha de frente;
  • Acesso remoto/ aos dados de maneira fácil e intuitiva;
  • Separação de perfil pessoal e de trabalho – para maior privacidade e bem-estar digital;

Faça um teste grátis e conheça na prática as funcionalidades Urmobo. Para obter mais informações sobre a solução, entre em contato conosco hoje mesmo.

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter