Tempo est. de leitura: 8 minutos Atualizado em 15.03.2024

A prévia do Android 15 para desenvolvedores inclui atualizações para Privacy Sandbox, novas APIs de proteção de integridade de arquivos, controles de câmera, expansão do Android Dynamic Performance Framework e mais;

O Android 14 foi lançado publicamente em outubro de 2023. Enquanto muitos dispositivos ainda recebem atualização, o Google já trabalha na próxima versão de seu sistema operacional móvel.

Com a atenção voltada para o Android 15, rumores e informações têm surgido gradualmente, criando uma alta expectativa. Saiba mais!

Cronograma, marcos e atualizações do Android 15

Na sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024, o Google anunciou o Developer Preview 1 (DP1). Voltado para desenvolvedores, o DP1 permite testar aplicativos, familiarizar-se com as novas APIs e dar feedback antecipado sobre a versão.

Junto disso, o cronograma oficial de atualizações do Android 15 foi anunciado. Como no passado, haverá 6 lançamentos antes que o sistema operacional se torne estável, divididos em 2 prévias do desenvolvedor (em fevereiro e março) e 4 betas (lançados ao longo de abril e julho).

  • Prévia do desenvolvedor 1 (fevereiro): compilação inicial focada no feedback do desenvolvedor, com novos recursos, APIs e mudanças de comportamento;
  • Developer Preview 2 (março): atualização incremental com recursos adicionais, APIs e mudanças de comportamento;
O programa da prévia ficará ativo de fevereiro de 2024 até a versão final para público do AOSP e OEMs, prevista para o final do ano. (Crédito da imagem: Google)
  • Beta 1 (abril): lançamento inicial com qualidade beta, atualização over-the-air para os primeiros usuários que se inscreverem no Android Beta.
  • Beta 2 (maio): Lançamento incremental com qualidade Beta.
  • Beta 3 (junho): 1º marco de estabilidade da plataforma, incluindo APIs e comportamentos finais. A publicação de jogos também é aberta.
  • Beta 4 “e outras versões beta finais” (julho, agosto): compilações quase finais para testes finais.
  • Versão final : lançamento do Android 15 para AOSP e ecossistema.

Dispositivos Compatíveis

Quanto ao suporte, não é surpresa que o 1º a receber o Android 15 será o Pixel do próprio Google. No entanto, apesar de serem os únicos a experimentar o S.O. durante o desenvolvimento, nem todos os dispositivos serão elegíveis. Estão confirmados:

  • Pixel 8 e 8 Pro
  • Pixel 7a
  • Pixel 7 e 7 Pro
  • Pixel 6a
  • Pixel 6 e 6 Pro
  • Pixel Tab
  • Tablet Pixel

A série Google Pixel 8 recebe atualizações completas do sistema operacional até 2030, 7 anos desde seu lançamento.

Samsung, OnePlus, Asus e Motorola oferecem políticas de atualização razoáveis ​​que variam de 3 a 5 anos após o lançamento. É bem provável que o Android 15 chegue ao Samsung Galaxy como o S24 Ultra e os próximos Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6; além de marcas como Nokia, Sony, posteriormente.

Android 15: alterações na interface, possíveis recursos e melhorias

O lançamento promete dar um salto significativo, trazer melhorias de segurança, desempenho e aprimorar a experiência do usuário em várias frentes. Apesar de surpresas estarem escondidas em seu código, alguns recursos são visíveis para qualquer pessoa que instale a versão de teste.

Neste contexto, podemos esperar mais personalização e privacidade, mudanças para tela inicial, retorno dos widgets de tela de bloqueio e potencialmente novos ícones e cores no Material You.

Widgets na tela de bloqueio

Os widgets da tela de bloqueio se tornaram um recurso integrante do Android 14, após passarem por uma atualização há alguns anos, coincidindo com a introdução do Material You. 

Embora detalhes específicos permaneçam não divulgados, a perspectiva de widgets na tela de bloqueio é uma novidade. Esta adição oferece informações valiosas mais rapidamente, sem a necessidade de desbloquear todo o dispositivo.

Mais controle sobre a bateria

O Google tem trabalhado consistentemente para melhorar a eficiência do Android a cada nova versão. Por isso, novos recursos podem fornecer orientações valiosas sobre a saúde da bateria. O Android 15 se concentrará na saúde da bateria e no armazenamento de aplicativos para estender a durabilidade do dispositivo.

Arquive aplicativos em vez de desinstalar

A opção de arquivar aplicativos, arquivos e pastas, em vez de desinstalá-los, não é algo novo ao Android 15. No entanto, a atualização introduz um novo método que auxilia o gerenciamento de espaço. O recurso coloca de forma segura estes dados em estado inativo, diminuindo o espaço ocupado.

Modo simplificado

Crédito da imagem: Guidingtech / via Gizchina

Este recurso é como uma varinha mágica para aqueles que preferem manter as funcionalidades mais simples e diretas. Mesmo havendo opções como os launchers, a personalização em modo direto ou simplificado, proporciona um jeito mais prático e intuitivo de usar o dispositivo, além de ser totalmente integrado ao ecossistema do Google.

Espera de notificações

Imagine só: você está em um animado bate-papo em grupo e as notificações não param de tocar, uma atrás da outra. Com o novo recurso de espera de notificação, o volume do toque será automaticamente reduzido quando um grande fluxo de mensagens surgir em um mesmo aplicativo.

Notification cooldown: por padrão, o recurso é aplicado a todos os apps, mas você também poderá alterá-lo para conversas ou para não usá-lo. Crédito da imagem: Android Police

Navegação web mais eficiente

A nova melhoria implementada garante uma navegação muito mais suave no componente WebView. Agora, ele será mantido na memória RAM, evitando recargas completas e tornando a experiência de navegação na web muito mais eficiente, especialmente em dispositivos menos potentes.

Resposta tátil ao controle de brilho

O Google caprichou na hora de tornar o sistema mais tátil! Agora, ao ajustar o nível de brilho, você sentirá uma vibração correspondente. O feedback é sutil, mas consegue aprimorar a experiência de uso.

Compartilhamento parcial de tela

Agora, será possível compartilhar ou gravar apenas uma janela do aplicativo, ao invés de capturar a tela inteira do dispositivo. Esse recurso inovador foi lançado primeiramente no Android 14 QPR 2 em dispositivos Pixel, porém agora estará disponível em toda a plataforma Android.

Versão mais recente do Privacy Sandbox do Google

No quesito privacidade e segurança, o Android 15 traz consigo a mais recente versão do Privacy Sandbox do Google. Essa funcionalidade tem como objetivo eliminar os cookies publicitários, principalmente nos navegadores de internet, contribuindo para reduzir a coleta de dados dos usuários.

Kernel com mais segurança

O Google tem se dedicado ao longo dos anos para minimizar a necessidade de alterações no kernel do Android. Essa missão traz, não só uma segurança reforçada, mas também melhorias significativas em desempenho, suporte para novo hardware, sistema mais eficiente e preparado para as demandas do futuro.

Outros aprimoramentos:

  • Caixa pop-up para configurações rápidas do Bluetooth;
  • Novo botão de alternância de vibração do teclado;
  • Suporte para conexão com dispositivos MIDI 2.0 via USB;
  • Melhorias no Android Dynamic Performance Framework;
  • Aprimoramentos para formatos dobráveis;
  • Notificações confidenciais;
  • Novos controles de câmera no aplicativo;
  • Novas entradas de dados para Health Connect;
  • Novos recursos ADPF;

Qual é o nome oficial da atualização do Android 15?

Você sabia que antes do lançamento do Android 10, o Google costumava nomear as versões do sistema operacional como sobremesas? Agora, esses codinomes são utilizados apenas internamente. No entanto, como parte da tradição, o Android 15 é reconhecido como Vanilla Ice Cream

Embora esses sejam alguns dos recursos notáveis ​​​​que podem ser confirmados, esta é a 1ª prévia do desenvolvedor do Android 15. Lembre-se que todas as adições são análises possíveis, estão em testes, ou podem ser alteradas conforme o processo.

Android Enterprise para o seu negócio

Para os dispositivos corporativos, Urmobo, em parceria com Google, utiliza o Android Enterprise e técnicas inteligentes do MDM para proteger a sua empresa; além de uma reforçada segurança, garante a integridade dos dispositivos – mesmo quando há separação entre dados profissionais e pessoais.

A Urmobo simplifica a gestão de ativos móveis com uma interface 100% web e permite a configuração de multidispositivos de maneira fácil e centralizada. 

Fique de olho por aqui nas atualizações. Aproveite e faça o nosso teste grátis.

Fonte: Developer Android / Android Authority / Android Police

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Selo Android Recommend: Importância de optar por uma solução EMM com este selo

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter