Tempo est. de leitura: 9 minutos Atualizado em 10.01.2023

O que é a política de MDM e por que ela é importante? Quais as práticas recomendadas ao criá-la? Saiba mais;

Além de proporcionar agilidade e flexibilidade, o uso dos dispositivos móveis permite que os gestores estabeleçam uma comunicação mais próxima, tanto com clientes quanto com os colaboradores que prestam serviços externos.

No entanto, com o trabalho híbrido, utilizar devices em uma empresa sem um sistema de gerenciamento é quase impossível, por conta das diversas ameaças on-line. É justamente neste cenário que o MDM pode atuar como solução estrategicamente preventiva.

Dentro da questão de segurança, porém, a solução de MDM também deve oferecer uma política personalizável à empresa, possibilitando implementar normas, diretrizes e boas práticas no ambiente digital.

Assim, os usuários têm as orientações certas para utilizar sistemas, além da definição e inúmeras formas de proteger a empresa, dentro de uma conformidade corporativa.

O que é uma política de MDM?

A política de MDM é um conjunto de regras predefinidas para estabelecer como os usuários devem usar com segurança os dispositivos móveis atribuídos/aprovados, como smartphones, laptops, tablets e assim por diante, dentro da organização.

Estes usuários podem ser funcionários, parceiros, freelancers, funções autorizadas, que acessam os dados da empresa. A política de MDM é implementada com o esforço de proteger ao máximo os dados e os dispositivos móveis contra ameaças externas e internas.

Além disso, inclui diferentes cláusulas que regem a segurança, conformidade, inventário de dados, produtividade dos ativos e a privacidade dos usuários de uma organização.

Gerenciamento de Dispositivos Móveis: 11 melhores práticas ao implementar uma solução MDM

Principais benefícios da implementação de uma política de MDM

Agora, vamos falar dos principais benefícios da implementação de uma política de MDM. Com isso, sua empresa consegue:

Melhor gerenciamento de dispositivos

Com uma política de MDM eficaz, é possível visualizar melhor todos os dispositivos em uso. Isso permite reconhecer os devices e seus usuários, além de manter todos os registros.

O acesso remoto ainda facilita a atualização de softwares e sistemas, controla e monitora a segurança, configura dispositivos, pode restringir recursos e alguns apps, desabilitar acessos, reduzir ou aumentar permissões e assim por diante. Assim, há um maior controle de tudo e melhor otimização.

Segurança de dados

Sua empresa precisar armazenar informações cruciais e confidenciais. Mas e se algo vazar? Além do prejuízo financeiro, acaba-se com a confiança e até com os negócios de seus clientes.

Por isso, proteger informações e dados é super importante. Ao definir a política de MDM, é permitido monitorar os dispositivos com frequência, atualizar, executar patches e também corrigir problemas. Isso garante que os dados sejam armazenados, enviados ou recebidos com proteção e de acordo com as práticas estabelecidas.

Caso haja alguma atividade maliciosa, o MDM tem o poder de bloquear o acesso ou interromper transferências de dados. Se um dispositivo for roubado ou perdido, o MDM pode localizá-lo, bloqueá-lo e, em seguida, limpar os dados remotamente antes que informações confidenciais se espalhem.

Conformidade

Os regulamentos de conformidade tornaram-se mais rígidos devido aos riscos de privacidade e casos de roubo de dados que ocorrem em todo o mundo. Leis de proteção de dados, como a LGPD no Brasil, exigem a proteção e privacidade dos clientes.

A política de MDM no entanto, garante que todos sigam as melhores práticas e que as empresas cumpram os regulamentos do setor dentro das leis, de forma eficaz.

Eficiência Aprimorada

Sem diretrizes adequadas para gerenciar dispositivos móveis, torna-se difícil rastrear e gerenciar o que acontece em sua empresa. Se algo der errado, digamos durante um ataque cibernético, fica difícil lidar com a situação ou limitar a interrupção causada. 

Enquanto a TI implementa uma estratégia de resposta, pode ser tarde demais para tomar alguma medida corretiva. No entanto, com uma sólida política de MDM, é possível proceder com os cronogramas para corrigir tudo dentro do prazo, atribuir permissões adequadas e até visualizar quem está fazendo o quê. 

Melhores práticas para implementar uma política de MDM eficaz

Primeiramente, uma implantação correta de uma política se baseia em quatro objetivos:

1-  Confidencialidade: Somente pessoas com autorização poderão obter acesso aos dados;

2-  Integridade: Será importante garantir que todas as informações sigilosas da empresa se mantenham intactas e completas, sem qualquer alteração;

3-  Disponibilidade: Os usuários autorizados devem conseguir acessar o sistema de gerenciamento quando necessário;

4-  Harmonia: Todos os colaboradores da empresa devem trabalhar dentro da política de segurança de dados;

Agora, vamos ver algumas práticas recomendadas:

1. Gerenciamento de Senha Forte

Devido ao aumento do uso de muitos aplicativos e dispositivos, usuários podem esquecer ou usar uma mesma senha em vários lugares para facilitar o processo. Também podem usar senhas fracas e fáceis de adivinhar, o que os torna alvos ainda mais fáceis para hackers.

Ao implementar uma política de MDM, certifique-se de focar no gerenciamento de senhas fortes. Para isso, você pode aproveitar técnicas como habilitar autenticação de dois fatores, definir limites para sessões de login, usar uma ferramenta confiável de gerenciamento de senhas, entre outras estratégias.

Você também deve incentivar os funcionários a usar combinações mais fortes, com letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, além de orienta-los para alterar senhas com frequência.

2. Atualize os dispositivos regularmente

Versões mais antigas de dispositivos e aplicativos são mais propensas a ataques cibernéticos. O motivo é que a eficiência e a estabilidade do software diminuem ou podem se tornar obsoletos com o tempo. 

Os invasores cibernéticos portanto, usam estratégias novas e avançadas para invadir sistemas e roubar dados, além de continuar procurando vulnerabilidades em apps e dispositivos, aproveitando-se das brechas para facilmente conduzir um ataque completo.

Atualizar seus dispositivos e aplicativos é crucial. Para garantir que tudo esteja ok, é possível programar as atualizações e patches dentro da política de MDM.

3. Não se conecte a redes inseguras

Portas Wi-Fi ou USB públicas não são seguras. A razão é que o WiFi público está aberto a todos, incluindo os hackers. Isso pode tornar os dados da sua empresa vulneráveis a qualquer momento.

Da mesma forma, o USB pode ser uma porta de entrada para códigos nocivos ou malwares que colocam todo o sistema em risco significativo.

Evite conectar a redes inseguras ou desconhecidas, especialmente se você for funcionário. Você também deve instruir todos os parceiros de negócios a não usar Wi-Fi público.  

Também capacite a força de trabalho remota com uma VPN, rede privada e mais segura para realizar operações comerciais. Uma outra prática é utilizar um sistema baseado em nuvem, para evitar o armazenamento de dados no próprio device.

4. Backups periódicos

Ao armazenar os dados corporativos deixe-os em locais diferentes e confiáveis ​​para que, caso os perca em um sistema, haja outro de backup. Dessa forma, você não perderá informações cruciais nem terá seu fluxo de trabalho operacional interrompido.

É super importante realizar backups periódicos dos dados de arquivos, servidores e apps. Aconselhe todos os funcionários a fazer backup de dados periodicamente ou então, programe backups periódicos.

5. Monitoramento de dispositivo ativo

Monitore sempre os dispositivos e usuários em uma rede, já que as violações de segurança podem ocorrer não apenas externamente, mas também internamente. Muitas empresas já sofreram nas mãos de ex-funcionários que vendem dados ou comprometem sistemas para seu próprio benefício.

O MDM permite monitorar continuamente dispositivos, possibilitando ver quem está usando e quanta permissão tal pessoa possui. É possível verificar ainda se alguém está tentando exceder seu nível de permissão ou alguma atividade suspeita. Nesse caso, basta bloquear ou restringi-lo rapidamente.

6. Usar Sistemas de Segurança

O uso de sistemas de segurança, como um antivírus poderoso, práticas seguras de login, VPNs, firewalls, zero-trust, pode ser uma excelente maneira de criar uma forte política de MDM em sua organização. 

Essas soluções ajudam e protegem contra malware, hackers, roubo de senhas e outros riscos de segurança, garantindo que apenas os usuários certos tenham acesso a determinados dados e sistemas.

7. Permitir apenas sistemas autorizados

Semelhante ao ponto acima, você deve permitir o acesso a apenas dispositivos autorizados. Para ficar à frente dos ciberataques, use tecnologias como 2FA, MFA, IAM, etc., para aumentar a segurança.

8. Relatar dispositivos perdidos ou roubados

Caso identifique algum dispositivo que não faz parte mais da rede, ou um usuário que já se desligou da empresa, você poderá bloquea-lo imediatamente. 

Dessa forma, o MDM restringe remotamente a permissão para que não seja possível fazer login.

9. Conscientização e Treinamento

Por último, mas não menos importante, a implementação de uma política de MDM será mais forte quando você conscientizar todos da organização sobre essa necessidade. 

Explique os riscos associados, oriente-os com frequência e ofereça treinamento necessário para seguirem as práticas recomendadas. Fica bem mais fácil quando as equipes entendem os riscos e trabalham dentro da conformidade.

Urmobo: Seguro, Inteligente e Intuitivo

Uma sólida política de MDM permite proteger a rede, os dados e sistemas ao utilizar regras e diretrizes adequadas aplicáveis ​​a todos os usuários da organização.

Portanto, se você precisa de proteção em conformidade, gerenciar seus dispositivos com eficiência, criar uma política de MDM eficaz, faça nosso teste grátis e conheça Urmobo na prática!

Você também pode gostar desses artigos

Investir em mobilidade corporativa com uma boa solução de MDM pode aumentar as vendas

Investir em mobilidade corporativa com uma boa solução de MDM pode aumentar as vendas

Ler Artigo
Solução de MDM: Como essa ferramenta pode aumentar a produtividade na sua empresa

Solução de MDM: Como essa ferramenta pode aumentar a produtividade na sua empresa

Ler Artigo
Desvendando 5 mitos da mobilidade corporativa com a solução de EMM da Urmobo

Desvendando 5 mitos da mobilidade corporativa com a solução de EMM da Urmobo

Ler Artigo
Como otimizar custos e aumentar a produtividade da sua empresa com a Urmobo

Como otimizar custos e aumentar a produtividade da sua empresa com a Urmobo

Ler Artigo
Dicas e cuidados para o uso consciente do celular no trabalho

Dicas e cuidados para o uso consciente do celular no trabalho

Ler Artigo
Qual o melhor antivírus para celular corporativo?

Qual o melhor antivírus para celular corporativo?

Ler Artigo
Como funciona o chip empresarial e os termos de responsabilidade?

Como funciona o chip empresarial e os termos de responsabilidade?

Ler Artigo
BYOD: produtividade e economia na empresa usando seus próprios aparelhos

BYOD: produtividade e economia na empresa usando seus próprios aparelhos

Ler Artigo
Como a política de navegação do Chrome melhora a produtividade empresarial?

Como a política de navegação do Chrome melhora a produtividade empresarial?

Ler Artigo
Como compartilhar arquivos entre dispositivos Android e PCs com Windows?

Como compartilhar arquivos entre dispositivos Android e PCs com Windows?

Ler Artigo
Gestão de arquivos: 6 passos para organizar documentos rapidamente

Gestão de arquivos: 6 passos para organizar documentos rapidamente

Ler Artigo
Guia rápido: gerenciamento de dispositivos Chrome OS 

Guia rápido: gerenciamento de dispositivos Chrome OS 

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter