Tempo est. de leitura: 9 minutos Atualizado em 16.12.2021

Espaços inteligentes, criptografia homomórfica, IA generativa, tecnologias gráficas e o metaverso transformarão mercados inteiros. Saiba como isso tudo influencia no comércio e uso digital

Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e consultoria para empresas, prevê que, nos próximos anos, alguns sistemas ganharão impulso, gerando alto impacto ao comércio digital global.

Os líderes de produtos e gestores de TI, portanto devem levar em consideração algumas tendências e oportunidades futuras de negócios ao lado de possíveis investimentos.

Incluídos no Radar de Impacto de Tecnologias Emergentes e Tendências de 2022, o Gartner selecionou 23 assuntos emergentes e tecnologias com maior potencial para interromper e transformar o mercado. Elas giram em torno de quatro temas principais:

  1. O mundo inteligente: Mudança na forma como as pessoas interagem com o mundo ao seu redor;
  2. Revolução da produtividade: Construção sobre as principais tecnologias de IA e estender a capacidade da computação;
  3. Segurança onipresente e transparente: Ressaltar a importância de proteger um mundo cada vez mais digital;
  4. Capacitadores críticos: Agir como uma força aditiva para unir as tendências e tecnologias emergentes e aumentar os benefícios remodelando práticas de negócios, processos, métodos, modelos e/ou funções nos mercados onde são aplicados.

Abaixo temos o radar: os círculos representam o alcance, que estima o número de anos que levará até que a tecnologia ou tendência passe do adotante inicial para a maioria tardia.

O tamanho e a cor da tecnologia emergente — ou blip no radar de tendência — representa a ‘massa da tecnologia’; em outras palavras, quão substancial será o impacto dela ou da tendência nos produtos e mercados existentes.

A maioria das tecnologias emergentes de 2022 fica entre três a oito anos para atingir seu início. Isso sinaliza que uma inovação significativa acontecerá não em 2022, mas nos próximos anos. Vamos dar uma olhada nas cinco que achamos que serão mais interessantes:

ESPAÇOS INTELIGENTES

Tempo de lançamento no mercado: 3-6 anos

Massa: Alta

Tema: O Mundo Inteligente

Um espaço inteligente é um ambiente físico ou digital que se utiliza da tecnologia e inovação em prol da aplicação de melhorias na rotina das pessoas. Assim, elas podem interagir em ecossistemas cada vez mais abertos, conectados, coordenados e inteligentes.

Os espaços inteligentes podem ser chamados de uma variedade de nomes como “cidades inteligentes”, “espaços de trabalho digitais”, “locais inteligentes” e “inteligência ambiental”. Seu uso comum é aplicado na manutenção preventiva da infraestrutura predial, em pedágios e faturamentos automatizados, por exemplo.

Espaços inteligentes estão mudando a forma como as pessoas interagem umas com as outras e influenciam os sistemas de apoio à decisão em vários espaços (por exemplo, edifícios, fábricas e pontos de encontro).

A COVID-19 acelerou a adoção ao mercado, à medida que a segurança dos trabalhadores e o distanciamento social se tornaram padrões. As organizações adotam a capacidade dos espaços inteligentes ao incorporar sistemas legados ao lado de novas tecnologias, como IoT, assim vemos oportunidades crescentes de impulsionar essas soluções mais conectadas e coordenadas em todos os ambientes.

Os espaços inteligentes têm uma massa muito alta porque oferecem amplo apelo intersetorial onde quer que as pessoas e o tráfego móvel exijam observação e gerenciamento.

IA GENERATIVA

Tempo de lançamento no mercado: 6-8 anos

Massa: Alta

Tema: Revolução da Produtividade

IA Generativa é um método de machine learning que consiste no aprendizado a partir de seus dados, gerando criações inovadoras e semelhantes. A partir dos dados, são criados novos artefatos completamente originais que preservam uma semelhança com dados originais.

O campo da IA generativa progredirá rapidamente tanto na descoberta científica quanto na comercialização da tecnologia. Embora isso seja atualmente futurista, já vemos sucessos em uma ampla gama de aplicações, desde a criação de novos materiais até a preservação quando falamos em privacidade dos dados. No entanto, preocupações com a segurança e o uso negativo da IA generativa, como falsificações, podem retardar a adoção em alguns setores.

A massa de IA generativa é alta, porque a exploração de métodos de IA generativa está crescendo e provando-se em vários segmentos, incluindo na ciência, saúde, manufatura, ciência dos materiais, mídia, entretenimento, automotivo, aeroespacial, defesa e energia.

CRIPTOGRAFIA HOMOMÓRFICA

Tempo de entrega no mercado: 3-6 anos

Massa: Alta

Tema: Segurança onipresente e transparente

Criptografia homomórfica é um método criptográfico que retorna um resultado criptografado ao proprietário dos dados. Essencialmente, isso permite que terceiros processem dados criptografados sem ter conhecimento sobre os dados ou os resultados, minimizando assim a possibilidade de exposição das informações.

Vários fatores impedem a adoção a curto prazo dessa tecnologia, incluindo problemas de desempenho, falta de padronização e complexidade. Pioneiros da criptografia homomórfica entendem que seu futuro está ligado ao crescente papel dos investimentos em inovação aberta, o que vai contra o sigilo e a mentalidade de silo dos laboratórios de pesquisa tradicionais.

A Gartner aposta que a criptografia homomórfica será uma tecnologia central para muitas futuras ofertas SaaS para garantir a proteção e a privacidade dos dados entre provedores terceirizados de processamento e análise de dados. O caso de uso dominante será eliminar a necessidade atual de trocar e armazenar dados entre parceiros de negócios, empresas de análise terceirizadas ou outras soluções de análise de dados.

TECNOLOGIAS DE GRÁFICOS

Tempo de lançamento no mercado: 3-6 anos

Massa: Alta

Tema: Habilitadores Críticos

As tecnologias de gráficos referem-se a técnicas de gerenciamento e análise de dados de gráficos. Esse grupo de tecnologias permite a exploração de relacionamentos entre organizações, pessoas ou transações. Analisar dados de relacionamento pode exigir um grande volume de dados, armazenamento e análise heterogêneos — nenhum dos quais é adequado para bancos de dados relacionais. A análise de gráficos consiste em modelos que determinam a “conexão” entre os pontos de dados.

Essencialmente, as tecnologias gráficas determinam “conectividade”/relacionamento entre conjuntos de dados variados. Como exemplo temos a mídia social: Essas tecnologias podem melhorar a identificação de influenciadores e comunidades nas redes, avaliando quando diferentes caminhos espalham um comportamento através de membros inesperados da comunidade.

A ampla gama de aplicações potenciais para tecnologias gráficas significa que levará de três a seis anos para alcançar a adoção antecipada da maioria. Uma proporção significativa dessas tecnologias será vendida como componentes integrados de plataformas de dados existentes, desenvolvidas internamente ou integradas por meio de acordos de revenda de fornecedores especializados.

Os bancos de dados de gráficos são ideais para armazenar, manipular e analisar as perspectivas amplamente variadas neste modelo devido às suas linguagens e capacidades de processamento específicas de gráficos, escalabilidade e poder computacional.

O METAVERSO: O FUTURO É LOGO AQUI

Outra tendência notável é o metaverso. Embora essa tendência esteja fora do período de oito anos que geralmente dita o que inclui nesta pesquisa, ela muda fundamentalmente a forma como indivíduos e organizações interagem uns com os outros e com o mundo.

O metaverso é um ambiente digital persistente e imersivo de redes independentes, mas interconectadas, que usarão protocolos ainda a serem determinados para comunicações. Ele permite um conteúdo digital persistente, descentralizado, colaborativo e interoperável que se cruza com o conteúdo em tempo real, espacialmente orientado e indexado ao mundo físico.

Esse é o próximo estágio evolutivo da internet, mas ainda estamos no início de seu desenvolvimento. A transição para o metaverso pode ser tão significativa quanto a do analógico para o digital.

Embora as experiências metaversais não substituam completamente as interações digitais atuais (via aplicativos, sites e assim por diante), é provável que elas abram novos tipos de interações e modelos de negócios para otimizar novos casos de uso.

Mude o mindset da sua empresa

A empresa, como um todo, precisa ter o mindset para o futuro, para que seja possível introduzir ideias e tendências de inovação e tecnologias emergentes de modo eficiente. Isso modifica não apenas o engajamento dos times, como também a estrutura dos processos do negócio.

Diante disso, os negócios devem estar cada vez mais atentos para trazer uma implementação das novidades caso faça sentido, de maneira segura e com o mínimo de erros. Por isso, atente-se para o tema, pesquise mais sobre os assuntos e conte com as melhores soluções tecnológicas para esse fim.

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Urmobo Team Urmobo

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