Tempo est. de leitura: 9 minutos Atualizado em 06.12.2022

Quando pensamos em mobilidade empresarial, existe uma série de soluções que são importantes para aumentar a eficiência. E uma delas é o gerenciamento de mobilidade empresarial (EMM), capaz de ajudar as organizações a proteger os dados e suas redes.

O EMM abrange pessoas, processos e tecnologia focados no gerenciamento de dispositivos móveis, redes sem fio e outros serviços de computação móvel em um contexto de negócios.

Ao longo do texto vamos apresentar mais sobre esse conceito, mostrar os benefícios do gerenciamento móvel corporativo e entender como o EMM se relaciona com as necessidades da sua empresa. Boa leitura!

O que é Enterprise Mobility Management (EMM)?

O Enterprise Mobility Management (EMM), traduzido para gerenciamento de mobilidade empresarial, nada mais é do que um conjunto de serviços, ferramentas, diretrizes e políticas que, alinhado à tecnologia, auxilia na gestão de dispositivos corporativos móveis.

A partir disso, dentro dessa solução existem diversas siglas como: MAM (Mobile Application Management), MDM (Mobile Device Management) e UEM (Unified Endpoint Management). Cada uma delas atua de forma distinta dentro da estratégia de gestão.

Mas quando falamos de EMM, é importante entender seu papel. Ele dá às empresas o controle sobre como os funcionários acessam os dados, fornece proteções de privacidade de dados e minimiza as vulnerabilidades de segurança.

Além disso, inclui componentes de gerenciamento de conteúdo móvel (MCM) e de acesso de identidade. Entre seus gerenciamentos, como forma de aumentar a segurança e a administração dos aparelhos, podemos citar:

  • Instalação de aplicativos: autoriza ou bloqueia a instalação e o uso de certas aplicações de acordo com a autorização do dispositivo;
  • Acesso a sites: permite ou bloqueia o acesso a certas páginas da internet de acordo com a autorização do dispositivo;
  • Envio de arquivos: concede o controle sobre quais arquivos podem ser baixados, abertos ou executados;
  • Atualização de softwares: automatiza as atualizações do sistema operacional, aplicações comerciais e configurações de segurança dos dispositivos.

Sendo assim, ele diz respeito a como as empresas gerenciam os dispositivos móveis de seus funcionários para proteger informações confidenciais. E, ainda, acompanhar o que os usuários fazem nas redes da empresa.

Ele também define como a TI móvel deve ser integrada aos processos de trabalho, dando suporte aos trabalhadores quando eles estiverem usando esses dispositivos profissionalmente.

Como o gerenciamento de mobilidade empresarial surgiu?

O gerenciamento de mobilidade empresarial surgiu quando os funcionários foram incentivados a levar seus dispositivos móveis para o local de trabalho.

As políticas do “Traga seu próprio dispositivo” (BYOD) e “Escolha seu próprio dispositivo” (CYOD) permitem que os funcionários usem aparelhos móveis pessoais ou corporativos para realizar seus trabalhos.

E como mostra uma pesquisa da Forrester de 2017, a necessidade de gerenciar as tendências de BYOD impulsionou o EMM. Além disso, relatório da MarketsandMarkets de 2021 também mostrou que o trabalho remoto é outro grande fator além desse.

Com funcionários trabalhando de qualquer lugar, a qualquer hora, e usando qualquer dispositivo para acessar dados corporativos, as soluções de EMM passam a ser mais demandadas.

Todo esse cenário gera a necessidade do EMM, que permite controlar sobre quais aplicativos, dados e conteúdo os funcionários podem acessar com seus dispositivos. O grande sentido disso é fazer com que o uso se alinhe às políticas corporativas de dispositivos móveis.

Quanto à segurança, as soluções de EMM geralmente incluem autenticação multifator (MFA) que exige uma segunda forma de verificação. Por exemplo, inserir um código ou biometria para permitir que um usuário acesse aplicativos e dados corporativos do dispositivo.

Benefícios do gerenciamento móvel corporativo

O tamanho do mercado global de EMM deve crescer de US$16,6 bilhões em 2020 para US$63,6 bilhões em 2026, em um crescimento anual de 25,1% durante o período de previsão, segundo o relatório de previsão elaborado pela da MarketsandMarkets citado anteriormente.

Essa grande tendência não é à toa. Como já citamos algumas vezes, há uma série de vantagens em fazer uso do gerenciamento móvel corporativo. Vamos elencar e explicar algumas delas a seguir:

  • Monitoramento pela equipe de TI: os departamentos de tecnologia da informação monitoram aplicativos e dados relacionados ao trabalho em dispositivos móveis pertencentes a seus funcionários;
  • Definição de regras e políticas de empresas: com ele, é possível aplicar políticas globalmente dentro da empresa. Ou seja, um provedor de TI pode registrar dispositivos em massa versus dispositivos de provisionamento individual e configurar os funcionários para usá-los;
  • Permissões facilmente gerenciadas: para organizações do tipo BYOD, as permissões de aplicativos tem gestão simples, podendo ser controladas e excluídas quando necessário a partir de um servidor central;
  • Envio de atualizações e políticas: o EMM autoriza a enviar atualizações e políticas remotas e definir alterações para todos os usuários;
  • Automatização do gerenciamento de dispositivos: ao personalizar as configurações de acordo com as demandas, é possível automatizar muitas tarefas que seriam feitas de forma manual — ou seja, repetitivas e demoradas, como criar grupos de dispositivos para provisionamento;
  • Possibilidade de controle de frotas: equipes podem rastrear dispositivos em tempo real, o que é útil para empresas com sistema de logística, pois conta com colaboradores utilizando veículos da empresa e permite acompanhar todo o processo de entrega;
  • Recursos complementares e opcionais: ele inclui várias funções que podem ser usadas ​​individualmente ou de forma mais holística para obter uma solução mais eficaz para as empresas;
  • Apoio à segurança da informação: oferecendo mais controle e autenticação, ele consegue reduzir o vazamento de dados, que podem acarretar diversos problemas para a empresa e para os seus clientes;
  • Controle de dispositivos do fabricante: o EMM consegue limitar a capacidade de reativar dispositivos perdidos ou roubados, ajudando também na segurança da empresa.

Quer aprender a ter uma gestão eficiente dos dispositivos móveis? Leia nosso e-book sobre o controle dos ativos!

Será que minha empresa precisa do Enterprise Mobile Management?

Ter uma estratégia abrangente de EMM é necessário para equipar as empresas, gerenciar a segurança dos dispositivos e, ao mesmo tempo, capacitar os funcionários a acessar dados em locais remotos.

O gerenciamento de dispositivos móveis corporativos ajudará sua empresa a ter:

  • Maior produtividade: com o EMM, é possível segmentar o acesso de hardwares específicos e monitorar o tempo despendido em atividades corporativas, garantindo mais produtividade no dia-a-dia. As soluções de EMM garantem que seus funcionários também estejam focados em tarefas sem distrações de mídias sociais, jogos ou navegação em sites;
  • Mais segurança: com a solução aparelhos móveis corporativos de seu funcionário, você garante a segurança das informações e proteção dos dados, inclusive em caso de perda ou furto do aparelho. Ele também permite limitar como os dispositivos são usados ​​e quais sites ou aplicativos seus funcionários podem acessar. Esse controle reduz a superfície de ameaças e minimiza suas chances de malware infectar sua rede.
  • Otimização de recursos: há a possibilidade de otimizar os recursos e até mesmo, gerar economia para a empresa. É possível, por exemplo, controlar melhor o inventário, garantir que o colaborador tenha mais tempo para tarefas importantes e reduzir a aquisição de novos equipamentos ao garantir maior vida útil aos mesmos.
  • Melhoria na eficiência de processos: para a equipe de TI, fica muito mais prático acessar os dispositivos de maneira remota. Já o gestor pode ter a tranquilidade da segurança de dados, melhorar a produtividade da equipe e tomar decisões de maneira mais assertiva. Por fim, o colaborador pode contar com segurança para realizar seu trabalho por meio de dispositivos móveis em qualquer lugar, além de garantir uma ótima experiência com a versão mais atualizada das aplicações. O EMM ajudará a obter colaboração e fluxo de trabalho mais eficientes entre todos.

Entenda as necessidades do seu negócio

O Enterprise Mobility Management é fundamental para que as empresas realizem uma melhor gestão e gerenciamento dos processos que envolvem a mobilidade corporativa.

Com essa ferramenta, as ações estratégicas dos negócios, com dispositivos móveis, podem ser otimizadas e realizadas com mais eficiência. Ou seja, o uso de um gerenciador de dispositivos móveis pode otimizar ainda mais os processos.

Contudo, é preciso entender as necessidades do negócio para escolher a melhor opção entre o MDM e o EMM. Para tomar a melhor decisão, então, vale tentar responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os objetivos da minha empresa com o uso de dispositivos móveis?
  • É necessário ter controle sobre quais aplicações podem ser instaladas nos dispositivos?
  • Eu preciso de mais do que um sistema operacional móvel?
  • Eu preciso gerenciar os dados da empresa ou só dados do funcionário no dispositivo?
  • Que tipo de segurança eu preciso para os dados da minha empresa?

Depois de responder a estas perguntas, será mais fácil entender qual gestão é a mais adequada para a empresa. Em alguns casos, é até interessante optar por ambas as opções, pois elas podem trabalhar em conjunto!

Agora que você entende mais sobre o EMM, que tal também aprender sobre o acesso remoto e como ele pode ser seguro?

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter