Sumário
Uma estratégia empresarial centrada no mobile-first requer uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) como aliada. Mas por quê?
Em um mercado cada vez mais voltado para a mobilidade, garantir a segurança e eficiência nas operações corporativas apresenta inúmeros desafios. Por isso, é importante implementar táticas robustas de gerenciamento de dispositivos móveis, que consigam acompanhar essas complexidades de forma precisa e dinâmica.
Neste artigo, entenda sobre a importância do MDM nas organizações que desejam estratégias mobile-first de sucesso. Confira!
Estratégias mobile-first são abordagens de design e desenvolvimento que priorizam a experiência do usuário em dispositivos móveis.
Essa metodologia coloca esses aparelhos no centro da criação de produtos, sites ou aplicativos, visando criar interfaces otimizadas para smartphones e tablets desde o início do processo.
O objetivo principal é assegurar uma experiência fácil, ágil e eficaz em plataformas móveis, reconhecendo a crescente importância desses dispositivos no dia a dia dos usuários.
Essas estratégias buscam atender às demandas mobile, proporcionando interações intuitivas e adaptadas às pequenas telas.
No ambiente digital dinâmico de hoje, a implementação de estratégias mobile-first é essencial para garantir experiências de alto nível aos usuários.
São inúmeros os exemplos que destacam a importância da priorização móvel no desenvolvimento digital. Dentre os principais, estão:
>> Checklist: Boas práticas para suporte a dispositivos móveis corporativos
A 34ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, mostrou que entre dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone), o país tem 464 milhões de aparelhos, tanto corporativos quanto domésticos.
Com o número cada vez maior desses dispositivos móveis, é fundamental ter estratégias mobile-first para melhorar a experiência dos usuários.
Priorizar o design e desenvolvimento para smartphones e tablets não é apenas uma resposta às mudanças nos hábitos de consumo, mas também uma necessidade estratégica para empresas que buscam permanecer competitivas.
Ao reconhecer a centralidade dos dispositivos móveis na jornada do público, as organizações podem garantir uma experiência fluida, intuitiva e eficaz, promovendo a satisfação e fidelidade do usuário.
As estratégias mobile-first são importantes nos dias atuais. Focar no design e desenvolvimento para esses aparelhos não é só uma resposta às mudanças nos hábitos de uso, mas é uma forma das empresas se manterem competitivas.
São inúmeras as vantagens, como deixar os usuários mais satisfeitos, melhorar a visibilidade e garantir que o site ou aplicativo funcione bem em qualquer dispositivo.
Além disso, elas ajudam no carregamento eficaz, a facilitar a navegação e até mesmo aproveitar recursos específicos de celulares e tablets.
>> Infográfico: 8 Benefícios de aplicar a estratégia de mobile device management em sua empresa
O MDM desempenha um papel central na gestão segura de dispositivos móveis, garantindo que políticas e restrições sejam aplicadas consistentemente.
Quando combinado com práticas de segurança de dados, como a criptografia e autenticação robusta, o MDM fortalece as defesas contra ameaças cibernéticas.
A abordagem mobile-first, por sua vez, reforça a importância de considerar os aparelhos móveis desde o início. O objetivo é alinhar a eficiência operacional aos mais altos padrões de segurança, o que é essencial para proteger dados sensíveis em um ambiente cada vez mais móvel.
O MDM e o mobile-first abordam aspectos diferentes da tecnologia móvel e do gerenciamento de dispositivos, mas se complementam para garantir uma experiência organizacional de alto nível.
A solução MDM vem ganhando força e destaque em um ambiente organizacional cada vez mais mobile. Segundo o estudo do Future Market Insights, a previsão do mercado global de MDM é de um aumento de 22.9% entre 2018 e 2028.
Com essa crescente do mercado, é fundamental que as empresas implementem processos de gerenciamento de dispositivos móveis com o MDM para melhorar a rotina de trabalho dos profissionais com agilidade, otimização e qualidade.
A solução MDM oferece inúmeros recursos e benefícios, como:
Uma estratégia mobile-first bem executada precisa de uma solução MDM robusta como aliada. Para otimizar os resultados, é fundamental que as empresas apliquem ações que são primordiais, como:
Dessa forma, as organizações conseguem se manter alinhadas às novas necessidades do mercado e melhorar a excelência nas suas operações.
>> Gostou deste conteúdo e precisa gerenciar os dispositivos móveis de sua empresa de forma segura, inteligente e intuitiva? Faça um teste grátis e conheça a solução MDM da Urmobo!