Sumário
Quando pensamos em mobilidade empresarial, existe uma série de soluções que são importantes para aumentar a eficiência. E uma delas é o gerenciamento de mobilidade empresarial (EMM), capaz de ajudar as organizações a proteger os dados e suas redes.
O EMM abrange pessoas, processos e tecnologia focados no gerenciamento de dispositivos móveis, redes sem fio e outros serviços de computação móvel em um contexto de negócios.
Ao longo do texto vamos apresentar mais sobre esse conceito, mostrar os benefícios do gerenciamento móvel corporativo e entender como o EMM se relaciona com as necessidades da sua empresa. Boa leitura!
O Enterprise Mobility Management (EMM), traduzido para gerenciamento de mobilidade empresarial, nada mais é do que um conjunto de serviços, ferramentas, diretrizes e políticas que, alinhado à tecnologia, auxilia na gestão de dispositivos corporativos móveis.
A partir disso, dentro dessa solução existem diversas siglas como: MAM (Mobile Application Management), MDM (Mobile Device Management) e UEM (Unified Endpoint Management). Cada uma delas atua de forma distinta dentro da estratégia de gestão.
Mas quando falamos de EMM, é importante entender seu papel. Ele dá às empresas o controle sobre como os funcionários acessam os dados, fornece proteções de privacidade de dados e minimiza as vulnerabilidades de segurança.
Além disso, inclui componentes de gerenciamento de conteúdo móvel (MCM) e de acesso de identidade. Entre seus gerenciamentos, como forma de aumentar a segurança e a administração dos aparelhos, podemos citar:
Sendo assim, ele diz respeito a como as empresas gerenciam os dispositivos móveis de seus funcionários para proteger informações confidenciais. E, ainda, acompanhar o que os usuários fazem nas redes da empresa.
Ele também define como a TI móvel deve ser integrada aos processos de trabalho, dando suporte aos trabalhadores quando eles estiverem usando esses dispositivos profissionalmente.
O gerenciamento de mobilidade empresarial surgiu quando os funcionários foram incentivados a levar seus dispositivos móveis para o local de trabalho.
As políticas do “Traga seu próprio dispositivo” (BYOD) e “Escolha seu próprio dispositivo” (CYOD) permitem que os funcionários usem aparelhos móveis pessoais ou corporativos para realizar seus trabalhos.
E como mostra uma pesquisa da Forrester de 2017, a necessidade de gerenciar as tendências de BYOD impulsionou o EMM. Além disso, relatório da MarketsandMarkets de 2021 também mostrou que o trabalho remoto é outro grande fator além desse.
Com funcionários trabalhando de qualquer lugar, a qualquer hora, e usando qualquer dispositivo para acessar dados corporativos, as soluções de EMM passam a ser mais demandadas.
Todo esse cenário gera a necessidade do EMM, que permite controlar sobre quais aplicativos, dados e conteúdo os funcionários podem acessar com seus dispositivos. O grande sentido disso é fazer com que o uso se alinhe às políticas corporativas de dispositivos móveis.
Quanto à segurança, as soluções de EMM geralmente incluem autenticação multifator (MFA) que exige uma segunda forma de verificação. Por exemplo, inserir um código ou biometria para permitir que um usuário acesse aplicativos e dados corporativos do dispositivo.
O tamanho do mercado global de EMM deve crescer de US$16,6 bilhões em 2020 para US$63,6 bilhões em 2026, em um crescimento anual de 25,1% durante o período de previsão, segundo o relatório de previsão elaborado pela da MarketsandMarkets citado anteriormente.
Essa grande tendência não é à toa. Como já citamos algumas vezes, há uma série de vantagens em fazer uso do gerenciamento móvel corporativo. Vamos elencar e explicar algumas delas a seguir:
Quer aprender a ter uma gestão eficiente dos dispositivos móveis? Leia nosso e-book sobre o controle dos ativos!
Ter uma estratégia abrangente de EMM é necessário para equipar as empresas, gerenciar a segurança dos dispositivos e, ao mesmo tempo, capacitar os funcionários a acessar dados em locais remotos.
O gerenciamento de dispositivos móveis corporativos ajudará sua empresa a ter:
O Enterprise Mobility Management é fundamental para que as empresas realizem uma melhor gestão e gerenciamento dos processos que envolvem a mobilidade corporativa.
Com essa ferramenta, as ações estratégicas dos negócios, com dispositivos móveis, podem ser otimizadas e realizadas com mais eficiência. Ou seja, o uso de um gerenciador de dispositivos móveis pode otimizar ainda mais os processos.
Contudo, é preciso entender as necessidades do negócio para escolher a melhor opção entre o MDM e o EMM. Para tomar a melhor decisão, então, vale tentar responder às seguintes perguntas:
Depois de responder a estas perguntas, será mais fácil entender qual gestão é a mais adequada para a empresa. Em alguns casos, é até interessante optar por ambas as opções, pois elas podem trabalhar em conjunto!
Agora que você entende mais sobre o EMM, que tal também aprender sobre o acesso remoto e como ele pode ser seguro?