Sumário
Desenvolvedores e usuários podem executar o novo Android 15 Beta 1 em dispositivos Pixel compatíveis;
Com o avanço tecnológico e aprimoramentos contínuos para o lançamento do Android 15, o Google anunciou o Beta 1, a primeira versão pública para seu novo sistema operacional. Normalmente destinado a desenvolvedores interessados em testar seus aplicativos, o beta também está disponível para usuários com dispositivos Pixel compatíveis.
Em publicação ao blog destinado a desenvolvedores Android, Dave Burke, o vice-presidente de engenharia do Google, revelou recursos e melhorias atualizadas ao Android 15. A plataforma promete uma experiência única, mais privacidade, segurança e acessibilidade, além de interação mais fluida com os aplicativos. Aqui está tudo o que sabemos sobre o Android 15 Beta 1:
No passado, os desenvolvedores tinham que usar um código especial para fazer com que seus apps preenchessem toda a largura e comprimento da tela. Agora, por padrão, os aplicativos projetados para Android 15 serão exibidos de ponta a ponta.
Com essa mudança, as barras do sistema ficam transparentes ou translúcidas e o conteúdo para trás. Os usuários provavelmente verão apps aproveitando todo o espaço disponível na tela.
O processo de pagamento baseado em NFC (utilizado para fazer pagamentos sem contato com a Carteira virtual do Google) traz uma experiência mais integrada e confiável. Os aplicativos serão capazes de registrar uma impressão digital em dispositivos suportados para determinar se a transação deve prosseguir, oferecendo operação mais suave.
O Android poderá exibir textos utilizando espaçamento adequado entre caracteres. A justificativa entre caracteres lida melhor com espaços em branco em idiomas como chinês e japonês.
O Android 15 agora inclui suporte no nível do sistema operacional para arquivamento e desarquivamento de aplicativos, tornando mais fácil para todas as lojas de aplicativos implementar a funcionalidade.
Os usuários já podem liberar espaço de armazenamento arquivando aplicativos instalados do Google Play. O arquivamento remove o aplicativo, seu arquivo APK e os arquivos armazenados em cache, mas deixa todos os dados do usuário intactos.
A versão inclui uma funcionalidade que permite coletar dados úteis e informações de perfil diretamente em um app. Isso permite que o desenvolvedor identifique erros que possam fazer com que um aplicativo congele ou até mesmo trave, facilitando encontrar problemas específicos que afetam o seu comportamento.
O Google possui um leitor de tela chamado TalkBack em todos os dispositivos Android. Agora, o TalkBack oferecerá suporte a uma maior variedade de monitores Braille que usam padrões específicos em conexões USB e Bluetooth.
Uma nova ferramenta para ajudar desenvolvedores, aplicativos e usuários com a criptografia de ponta a ponta. Integrado a “Contatos”, é uma maneira centralizada de controlar e verificar chaves públicas utilizadas.
O Android 15 adicionará mais recursos projetados para evitar que aplicativos maliciosos executados em segundo plano coloquem outros apps em primeiro plano ou elevem seus privilégios. O objetivo é proteger os usuários e dar mais controle sobre dispositivos.
O Android 15 Developer Preview 2, segunda versão prévia para desenvolvedores, anunciada antes do Beta 1, incluiu suporte para conectividade via satélite, detecção de gravador de tela e mais. Veja atualizações:
O novo Android 15 chega com suporte oficial à conectividade via satélite. Além disso, foram adicionados novos elementos na interface do usuário para proporcionar uma experiência ainda mais consistente na rede. O suporte também não se limita apenas ao mercado dos EUA, permitindo que outros fornecedores ofereçam serviços de satélite em escala global.
Além disso, os aplicativos enviarão notificações quando um dispositivo estiver conectado a um satélite. A atualização também possibilita que aplicativos de mensagens, como SMS e RCS, utilizem a conectividade via satélite não apenas em situações de emergência, mas para todos os tipos de mensagens. A tecnologia é um passo importante para o novo sistema como opção de comunicação.
O Android 15 permite que os aplicativos detectem quando estão sendo gravados na tela. Esse recurso é particularmente útil para aplicativos que lidam com informações confidenciais; permitindo aos desenvolvedores ocultar o conteúdo durante as gravações.
O Android 15 introduz suporte para o padrão de volume CTA-2075 para manter a consistência no volume do áudio em vários tipos de conteúdo. Este recurso garante que os usuários não precisem ajustar o volume com frequência ao alternar entre conteúdos.
Uma nova página “Compartilhamento de áudio” foi adicionada em Configurações, tornando mais fácil para os usuários iniciar e ingressar nas sessões do Auracast.
O Android 15 Developer Preview 2 inclui uma prévia de melhorias substanciais na APIs PdfRenderer. Os recursos em PDF receberam otimizações e suporte avançado para renderização de arquivos protegidos por senha, anotações, edições, buscas e seleção.
A API PDFRenderer agora é um módulo do Project Mainline, fornecendo atualizações por meio das atualizações do sistema do Google Play.
Os aplicativos agora podem controlar o headroom do HDR para equilibrar o conteúdo SDR e HDR. Este recurso evita que o conteúdo HDR supere o brilho do conteúdo SDR. Ao permitir que os desenvolvedores definam o espaço de HDR desejado, problemas com percepção de conteúdo misto podem ser evitados.
Como qualquer outra versão em teste, o Android 15 certamente conterá bugs. Para melhor compatibilidade dos aplicativos, antes da estabilidade da plataforma, o sistema operacional receberá mais três atualizações/próximos Betas. Os detalhes do cronograma de lançamento estão aqui.
Este é um bom momento para começar a preparar seu aplicativo para o Android 15, testando as alterações e compatibilidade como desenvolvedor. A versão Beta 1 está disponível para Pixel 8 e 8 Pro; Pixel 7, 7 Pro e 7a; Pixel 6, 6 Pro e 6a e Pixel Tablet compatíveis.
A Urmobo, em parceria com Google, utiliza o Android Enterprise e técnicas inteligentes de gerenciamento para sua empresa. Assim, oferece uma reforçada segurança contra o vazamento de dados e garante e integridade dos devices.
Entre em contato com a equipe especializada para configurar o Android para a sua empresa ou faça nosso Teste Grátis!