Tempo est. de leitura: 5 minutos Atualizado em 08.09.2023

Estes são alguns erros que as organizações podem cometer ao implementar o gerenciamento de dispositivos móveis. Saiba como evitá-los;

No mundo atual dos negócios, onde tudo está conectado e depende dos dispositivos móveis, é cada vez mais comum os funcionários utilizarem várias ferramentas para acessar os recursos corporativos. É aí que entra o gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), solução que oferece uma estrutura centralizada para controlar, monitorar e proteger aparelhos e dados.

Imagine só: com o MDM, é possível prevenir acessos não autorizados, evitar violações de dados e bloquear atividades maliciosas. Assim, as empresas conseguem evitar perdas financeiras e preservar a sua reputação.

Mas não é só isso! Com o MDM, as empresas podem estabelecer políticas personalizadas, regular configurações dos dispositivos e instalações de aplicativos. Além disso, o MDM facilita a implementação de atualizações e correções, tornando todo o ecossistema de TI mais resiliente.

No entanto, existem erros comuns e equívocos que as organizações podem cometer ao implementar soluções MDM. É por isso que Urmobo está aqui para ajudar a evitá-los. Confira:

10 erros comuns de gerenciamento de dispositivos móveis a serem evitados

1 – Falta de uma estratégia clara de MDM

Implementar o MDM sem uma estratégia bem definida pode causar confusão, gerenciamento ineficiente e vulnerabilidades de segurança. Antes disso, crie uma abordagem abrangente, descreva os objetivos, as políticas, as funções dos usuários e os resultados esperados. A estratégia deve estar alinhada com os objetivos gerais de TI e segurança da organização.

2 – Ignorar a experiência do usuário

Políticas de MDM excessivamente restritivas podem impedir a produtividade do usuário e levar à frustração. Equilibre as necessidades de segurança com a experiência do usuário. Envolva os utilizadores finais na criação de políticas para garantir que as políticas de MDM não prejudicam a capacidade de executar as suas tarefas de forma eficaz.

3 – Comunicação deficiente

Não comunicar as políticas de segurança e alterações do MDM aos funcionários pode resultar em mal-entendidos e não cumprimento dos requisitos. É preciso deixar claro todas as expectativas e mudanças as partes interessadas. 

4 – Consideração inadequada sobre privacidade

Políticas de MDM intrusivas que violem a privacidade dos funcionários podem levar a preocupações legais e éticas. Implemente políticas de MDM que respeitem a privacidade dos funcionários, como separar dados pessoais e de trabalho e obter consentimento explícito para ações específicas em dispositivos pessoais.

5 – Não abordar a diversidade de dispositivos

Não integrar vários tipos de dispositivos, sistemas operacionais e modelos pode limitar a eficácia do MDM. Escolha uma solução MDM que ofereça suporte a uma ampla variedade de dispositivos e sistemas operacionais e personalize políticas para diferentes tipos. Isso ajuda a garantir segurança consistente em todos os aspectos.

6 – Ignorar o gerenciamento de aplicativos

Negligenciar o gerenciamento de aplicativos pode levar a vulnerabilidades de segurança por meio de instalações não autorizadas de aplicativos. Implemente políticas de gerenciamento de aplicativos que restrinjam as instalações a fontes confiáveis ​​e realize avaliações regulares de segurança para identificar potenciais riscos.

7 – Não ter um plano de resposta

Não planejar ações caso aconteça violações de segurança ou perda de dispositivos pode deixar a organização vulnerável a vazamentos de dados. Desenvolva um plano abrangente de resposta a incidentes que descreva as etapas a serem tomadas em caso de emergências.

8 – Negligenciar atualizações e patches

Ignorar atualizações e patches regulares para soluções MDM pode expor vulnerabilidades a ameaças potenciais. Mantenha a solução MDM atualizada com os patches e atualizações de segurança mais recentes para garantir proteção ideal contra ameaças emergentes.

9 – Treinamento insuficiente dos usuários

Não fornecer treinamento adequado aos usuários finais sobre as políticas e práticas recomendadas de MDM pode resultar em violações não intencionais das políticas. Realize sessões regulares para educar os funcionários sobre as políticas de MDM, práticas de segurança e como usar seus dispositivos com segurança de acordo com as diretrizes da empresa.

10 – Subestimar o monitoramento e os relatórios

Deixar de monitorar e gerar relatórios continuamente sobre as atividades dos dispositivos pode levar a ameaças de segurança perdidas. Utilize as ferramentas do MDM, por exemplo, para identificar padrões de comportamento incomuns que possam indicar uma violação.

Conte com um parceiro especializado: conheça Urmobo

As empresas devem abordar a implementação do MDM com uma estratégia bem pensada, com foco na experiência, privacidade do usuário e compromisso com comunicação contínua, treinamento e atualizações de segurança. Assim, conseguirão uma abordagem proativa, gerenciar e proteger eficazmente seus dispositivos, evitando erros comuns, garantindo ao mesmo tempo produtividade e proteção de dados.

Não importa se sua empresa é pequena ou grande – Urmobo é a solução indispensável para gerenciar de maneira eficiente seus dispositivos móveis e sobreviver ao atual cenário corporativo dinâmico.

Se você ainda tem dúvidas se um MDM é necessário para sua empresa, assine por 15 dias o nosso teste grátis.

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