Sumário
Você consegue pensar hoje em uma empresa que não trabalhe com algum dispositivo digital? Praticamente impossível, não é mesmo? O uso de computadores, smartphones, notebooks e aparelhos vestíveis é uma realidade nas organizações, e isso não voltará mais atrás.
Contudo, não basta apenas utilizar esses dispositivos, é preciso incorporá-los adequadamente na cultura da empresa. Afinal, uma coisa é realizar a digitação de um contrato, de forma digital, imprimi-lo e arquivá-lo fisicamente. Outra é incorporar uma cultura digital e utilizar, para isso, um gerenciador de contratos e manter os documentos arquivados on-line, na nuvem. Entende a diferença?
Essa diferença é a incorporação de uma lógica digital nos negócios. Continue a leitura para identificar o que é cultura digital e tirar as suas dúvidas sobre o tema.
A cultura digital diz respeito a uma mudança recente no cenário não só organizacional, mas cotidiano, em que passamos a inserir soluções digitais em nossas rotinas para a resolução de problemas, realização de tarefas, entre uma série de outros pontos importantes.
Assim, fala também sobre a forma como consumimos conteúdo e nos relacionamos com o nosso dia a dia, com a intermediação dos dispositivos digitais (computadores, smartphones, tablets, wereables, entre outros) e soluções aplicadas nesses cenários (sites, blogs, conteúdos audiovisuais, redes sociais, arquivos na nuvem, entre outros).
Você consegue pensar em sua rotina sem os dispositivos digitais? O mesmo se aplica ao ambiente organizacional. A grande questão é: esse cenário avança rapidamente. Um fato é: um estudo realizado pela Dell Technologies aponta que, nos próximos 5 anos, 48% dos negócios atuais estarão obsoletos. Ou seja, eles não conseguirão se adaptar aos novos cenários.
Isso ocorre, principalmente, porque, segundo a mesma pesquisa, 48% dos gestores não imaginam como será a sua empresa daqui a 3 anos. Ou seja, não há um acompanhamento das principais tendências para o futuro. O resultado disso pode ser muito desastroso a longo prazo, já que não há uma preparação para a revolução digital.
O investimento em cultura digital permite observar essas questões com mais atenção e identificar de que forma é possível incorporar soluções importantes para o negócio, se destacar da concorrência e, principalmente, conseguir realizar um serviço dedicado para o cliente, conquistando-o ao longo do tempo.
É importante lembrar, também, que o meio digital é uma importante forma de conseguir obter melhores resultados no seu dia a dia. Por meio dele, é possível:
Diante disso tudo, é importante ressaltar o quanto o setor de TI tem papel primordial no processo. Afinal, são eles os responsáveis pela adoção e manutenção das soluções tecnológicas nas organizações, garantindo que elas serão devidamente utilizadas e resolvendo as questões, quando necessário.
Assim, uma equipe de TI eficiente é capaz, por exemplo, de criar a infraestrutura para implementação de soluções importantes em seu negócio, realizar a transição para o novo modelo de forma adequada e monitorar o uso da ferramenta, verificando se há algum tipo de falha que precise ser corrigida.
Além disso, estão sempre atentos para garantir maior segurança nas ações, adotando protocolos importantes de cibersegurança e minimizando o risco de ações de cibercriminosos. Se, ainda assim, alguma questão passar, o time será responsável por minimizar os prejuízos existentes e, assim, evitar que sua empresa esteja exposta a vulnerabilidades e proteger os dados pessoais dos clientes.
Isso é importante, principalmente, em um contexto no qual a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor e, portanto, torna-se importante garantir mais segurança nas atividades diárias, para evitar sanções futuras.
Além de uma equipe de TI consistente, é importante contar com as soluções corretas para suas práticas no dia a dia. Elas são responsáveis por garantir mais produtividade e modernização da sua empresa. Por isso, é fundamental identificar de que forma eles fazem isso.
Os softwares de gerenciamento têm, assim, um papel fundamental nessa dinâmica. Eles são responsáveis por controlar as variáveis que estão relacionadas com o seu uso. Por exemplo, um ERP (Enterprise Resource Planning) permite que os gestores possam acompanhar os indicadores de cada setor e, assim, pode-se observar possíveis gargalos existentes e saber como minimizá-los ao longo das rotinas. A troca de dados entre setores também é facilitada, o que permite uma visão integrada e holística da organização.
Esse é um dos exemplos de como os softwares de gerenciamento são importantes para as organizações. Além disso, eles trazem alguns benefícios, tais como:
Os sistemas de MDM (Mobile Device Management) têm papel fundamental nesse processo. Por exemplo, eles permitem o uso de dispositivos móveis nas organizações de forma inteligente e facilitada, algo importante em dinâmicas nas quais se torna cada vez mais importante o acesso a dados e possibilidade de acesso remoto para execução das funções por quem não está no escritório.
Assim, as organizações podem inserir o contexto tecnológico em suas rotinas e tornar o dia a dia mais produtivo e eficiente. Afinal, diversos aplicativos mobile permitem a realização de atividades importantes, tais como negociações, fechamento de contratos, reuniões por videochamada, envio de documentos e uma série de outros benefícios. Ao adotar uma cultura digital em seu negócio, é importante considerar o quão vantajoso isso pode ser para suas rotinas.
É fundamental estar atento sobre o que é cultura digital. É um conceito que veio para ficar, portanto, se você não realizar a transformação para esse modelo de negócio, poderá ficar obsoleto e perder espaço de mercado rapidamente.
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