Tempo est. de leitura: 9 minutos Atualizado em 19.07.2022

A Apple lançou uma série de mudanças que influenciam o Gerenciamento de Dispositivos ou se aplicam ao chamado Gerenciamento Declarativo. Aqui, um resumo. Saiba por que são importantes

Durante a WWDC de 2022, a Apple anunciou uma série de mudanças significativas na forma como Macs, iPads, iPhones e Apple TVs serão gerenciados em ambientes corporativos e educacionais. Essas mudanças se dividem em dois grupos: as que afetam o gerenciamento geral de dispositivos e as que se aplicam ao chamado gerenciamento declarativo (tipo de gerenciamento em que a Apple começou a introduzir no ano passado com o iOS 15). Vamos entender então cada grupo separadamente e as mudanças:

Como a Apple mudou o gerenciamento geral de dispositivos?

Apple Configurator

O Apple Configurator para iPhone teve uma expansão significativa.

Anteriormente, para registrar iPhones e iPads gerenciados, a Apple usava método manual, que não incluía ferramentas automatizadas ou de auto-inscrição. Para configurar os dispositivos, o device deveria ser conectado através de USB a um tipo de aplicativo para Mac. Com o tempo, este método acabou tendo implicações quando falamos em produtividade e mão de obra.

No ano passado, porém, surgiu a versão do Apple Configurator para iPhone, app que utiliza wi-fi para o registro. Porém, a solução acabou, principalmente, sendo útil apenas para os Macs que haviam sido comprados fora do Apple Business Manager, já que os mesmos são registrados automaticamente com o Zero-Touch.

Com o anúncio de 2022, a prescrição do iPhone ficou incrivelmente mais simples. Agora, durante o processo de configuração, basta apontar a câmera para uma animação específica na tela do Mac (muito parecida com o emparelhamento de um Apple Watch) e rapidamente o processo de registro é acionado.

Uma das grandes mudanças também é que o uso do Apple Configurator foi expandido para oferecer o mesmo processo de registro ao iPad e iPhone. Há apenas uma ressalva: os dispositivos que exigem ativação ou foram bloqueados precisam ser ativados, concluir uma etapa manualmente, antes que o Configurador possa ser usado.

Gerenciamento de identidade

O Gerenciamento de Identidade em ambientes corporativos traz atualizações úteis.

A mais significativa delas é que agora a Apple oferece suporte para provedores adicionais de identidade, incluindo o Google Workspace e o Oauth 2. Esses provedores podem ser utilizados em conjunto com o Apple Business Manager para gerar IDs Apple Gerenciados para os funcionários.

A empresa também anunciou que o suporte para inscrição de logon único em suas plataformas será implementado depois que o macOS Ventura e o iOS/iPadOS16 chegarem. O objetivo aqui é tornar o registro dos usuários mais fácil e simplificado, exigindo a autenticação apenas uma vez. O Logon Único da Plataforma também chega para expandir e agilizar o acesso a apps e sites corporativos toda vez que os usuários fizerem login em seus dispositivos.

Rede gerenciada por aplicativo

Inclusão de aplicativos DNS proxy e filtragem de conteúdo da web.

A Apple há muito tempo tem recursos de VPN por aplicativo – isso permite apenas aos apps corporativos ou específicos / relacionados ao trabalho usarem a conexão VPN ativa. Ótimo para a segurança, porém, a carga acaba limitada pois envia apenas o tráfego do aplicativo específico através da conexão.

Com o macOS Ventura e iOS/iPadOS 16, a Apple está adicionando o aplicativo DNS proxy e filtragem de conteúdo da web. O proxy DNS suporta opções em todo o sistema ou através do app, enquanto a filtragem de conteúdo suporta todo o sistema ou até sete instâncias.

Provisionamento de E-SIM

Provisionamento e configuração de E-Sim através do MDM.

Para iPhones que suportam eSIMs, a Apple possibilita que plataformas autorizadas ao gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), como a Urmobo, configure um eSIM. Isso inclui o provisionamento de um novo dispositivo, migração de operadoras, uso de várias operadoras ou a configuração para viagens e roaming.

Gerenciando os recursos de acessibilidade

O MDM poderá ativar e configurar recursos para pessoas com necessidades especiais.

A Apple é bem conhecida por seu amplo conjunto de recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Na verdade, muitas pessoas sem necessidades especiais também o usam. No iOS/iPadOS 16, a Apple permitirá que o MDM ative e configure o tamanho do texto, Voice Over, Zoom, Adaptações de Toque, Texto em Negrito, Reduzir Movimento, Aumentar Contraste e Reduzir Transparência. Esta é uma ferramenta bem-vinda em áreas como educação, hospitais e até em situações de saúde, já que usuários podem compartilhar dispositivos.

O que há de novo no processo de Gerenciamento Declarativo da Apple?

A empresa deixou bem claro que o Gerenciamento Declarativo é o futuro.

O Gerenciamento Declarativo (Apple Declarative Device Management) foi projetado para ser mais leve para o servidor e permite que os dispositivos sejam mais autônomos e proativos em suas configurações. Em outras palavras, os dispositivos podem responder a mudanças de estado e aplicar lógica adicional com base nessas alterações sem solicitar ao servidor MDM.

O Gerenciamento Declarativo foi lançado no ano passado como uma melhoria em relação ao protocolo MDM original. A grande vantagem é que ele move grande parte da determinação sobre conformidade. Isso elimina a necessidade do MDM pesquisar constantemente o estado do dispositivo, emitir comandos ou respostas. Em vez disso, os devices fazem essas próprias alterações e as reportam de volta ao MDM.

Uma diferença entre o MDM tradicional e o MDM declarativo é como os dados são comunicados e interpretados. Os perfis antes em arquivos de texto .plist agora tem abordagem em JSON. Como o próprio nome diz, o gerenciamento depende de declarações de ativações e configurações.

Uma vantagem é que em uma declaração podemos incluir configurações para todos os usuários, bem como as ativações que indicam quando / ou se a configuração deve ser ativada. A necessidade de grandes conjuntos de configurações diferentes é reduzida, pois o próprio dispositivo pode determinar quais devem ser ativadas para o usuário.

Do MDM comum para o Gerenciamento Declarativo

A Apple expandiu também onde o Gerenciamento Declarativo poderá ser utilizado.

Este ano, a Apple expandiu onde o Gerenciamento Declarativo pode ser usado. Inicialmente, estava disponível apenas em dispositivos iOS/iPadOS 15 que alavancavam o registro de usuários. Daqui para frente, todos os dispositivos Apple que executam o macOS Ventura ou iOS/iPadOS/tvOS 16 serão suportados, independentemente do tipo de inscrição (incluindo dispositivos supervisionados), assim como o iPad Compartilhado.

A empresa deixou bem claro que o Gerenciamento Declarativo é o futuro. Porém, isso terá algumas implicações para os que não executam o macOS Ventura ou iOS/iPadOS 16 – que alguma hora precisarão ser descartados ou substituídos. Embora não seja imediato, é preciso pensar nesta transição e em como gerencia-la.

De qualquer maneira, o Gerenciamento Declarativo foi projetado para coexistir perfeitamente com o protocolo MDM existente da Urmobo, o que significa que os MDMs podem assumir a adoção gradual de novas funcionalidades sem qualquer interrupção nas já existentes.

Agora pode ser uma ótima hora para verificar com os profissionais da Urmobo qual é o melhor plano / suporte ao gerenciamento declarativo e como espera-se que isso altere os fluxos de trabalho de seus produtos.

Configuração de Senha, Contas Corporativas, Aplicativos do MDM

Além de expandir quais produtos podem usar o gerenciamento declarativo, a funcionalidade incluiu suporte para configuração de senha, contas corporativas e instalação de aplicativos governados pelo MDM.

Apesar do nome, a opção de código de acesso é um pouco mais complexa do que simplesmente exigir uma senha. A conformidade com o código de acesso é tradicionalmente necessária para certas configurações e para a segurança, por exemplo, ao enviar uma configuração de Wi-Fi corporativo para um dispositivo.

Com a Configuração de Senha, assim que um código for definido, o dispositivo detectará a alteração e dentro das conformidades, ativará conexões com o MDM, Wi-Fi, notificando assim, o serviço quando finalizado.

O MDM traz então uma das mudanças mais significativas ao Gerenciamento Declarativo, já que a instalação de aplicativos é uma das tarefas que mais sobrecarrega o sistema, principalmente quando feita a ativação em massa. A declaração especifica agora envia todos os possíveis aplicativos a serem instalados no momento da ativação, mesmo antes do device ter senha definida ou de ser entregue ao usuário.

As Contas Corporativas — que incluem e-mail, notas, calendário — funcionam de forma semelhante. Uma declaração pode especificar todos os tipos de contas suportadas na organização, bem como todos os calendários inscritos. O dispositivo determinará então — com base na conta e na(s) função(ões) do usuário dentro da organização — o que ativar ou não.

Novamente, o dispositivo determinará agora quais configurações de instalação de aplicativos ativar e disponibilizar, com base no usuário. Isso evita que cada device precise consultar repetidamente o MDM ou baixar apps. Também simplifica e acelera o processo de ativação (ou desativação) de de funções caso haja mudança de usuário.

Gerenciamento de dispositivos Apple com Urmobo

Muitas melhorias significativas; é fácil ver por que elas serão iniciadas com cautela pela empresa.

Este é um dos maiores anúncios feitos pela Apple, e a maioria das mudanças lida com áreas que demandam muitos recursos e testes. A Apple não está apenas atendendo às necessidades dos clientes corporativos, mas demonstra também entender as necessidades de um mercado global.

Qualquer organização que queira oferecer a melhor experiência aos seus usuários utilizando o sistema Apple, aumentar a eficiência e a produtividade na prática, recomendamos a implementação. Decidido isso, podemos assegurar que a Urmobo mantém tudo dentro das conformidades, traz privacidade e transparência para os seus negócios!

Para obter mais informações sobre, entre em contato conosco hoje mesmo!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

5 equívocos do gerenciamento de dispositivos móveis

5 equívocos do gerenciamento de dispositivos móveis

Ler Artigo
Quais as diferenças entre MDM, MAM e MCM?

Quais as diferenças entre MDM, MAM e MCM?

Ler Artigo
Gerenciamento Zero-Touch: Quais os benefícios para minha empresa?

Gerenciamento Zero-Touch: Quais os benefícios para minha empresa?

Ler Artigo
Qual é a estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis ideal para minha empresa?

Qual é a estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis ideal para minha empresa?

Ler Artigo
Segurança do Android Enterprise é colocada à prova. O resultado?

Segurança do Android Enterprise é colocada à prova. O resultado?

Ler Artigo
Por que o MDM é a chave para transformar seus negócios digitais?

Por que o MDM é a chave para transformar seus negócios digitais?

Ler Artigo
Usar celular corporativo fora do trabalho pode? Veja aqui!

Usar celular corporativo fora do trabalho pode? Veja aqui!

Ler Artigo
Afinal, como acessar smartphone remotamente? Saiba aqui!

Afinal, como acessar smartphone remotamente? Saiba aqui!

Ler Artigo
iOS 14 não deve mais receber atualizações de segurança

iOS 14 não deve mais receber atualizações de segurança

Ler Artigo
Afinal, como saber se meu celular foi hackeado?

Afinal, como saber se meu celular foi hackeado?

Ler Artigo
Telecom Expense Management: entenda o que é e para que serve!

Telecom Expense Management: entenda o que é e para que serve!

Ler Artigo
Quando o Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM) se torna necessário?

Quando o Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM) se torna necessário?

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter