Tempo est. de leitura: 8 minutos Atualizado em 11.10.2022

Precisou enviar um arquivo pesado em anexo ou carregar algum programa importante na sua rotina, mas a internet não tem ajudado muito? Bom, possivelmente isso está acontecendo por uso indevido de alguns funcionários. 

Atualmente, a internet é um recurso indispensável em qualquer negócio, mas é necessário compreender como otimizar o seu uso e como delimitar o consumo de dados, evitando acessos perigosos ou o uso excessivo da banda larga. 

Veja mais sobre o assunto nos tópicos abaixo e aprenda algumas dicas de como melhorar esse cenário na sua empresa. Continue a leitura! 

Por que é importante monitorar o consumo de dados da equipe?

Inicialmente, é fundamental compreender o impacto que esse consumo equivocado de internet pode ter no seu negócio. 

Existem diversos motivos que podem influenciar neste cenário e todos eles são importantes, começando pela segurança de dados. Você tem monitorado as informações que estão entrando e saindo da sua empresa

Principalmente com as novas diretrizes impostas pela LDPG, não é discutível ficar para trás quando o assunto é segurança corporativa. Afinal, estamos falando de obrigações legais que podem acarretar em sérios problemas jurídicos.  Consequentemente, causando um enorme prejuízo financeiro e na própria imagem da marca no mercado. 

Ainda mais quando pensamos nos episódios recentes de ataques hackers que já aconteceram com grandes empresas do mundo todo. Pequenos deslizes no uso dos recursos de trabalho, terminam em sequestro de informações e de dados confidenciais. 

Nesse sentido, o que acontece muitas vezes é justamente a falta de monitoramento de dados da equipe, permitindo acessos indevidos a sites perigosos, download de arquivos suspeitos e compartilhamento e/ou acesso em links mal-intencionados. 

Bem como, os softwares, sites ou arquivos ilegais. Já imaginou a dor de cabeça em uma situação de investigação por acessos indevidos da sua equipe? 

Além disso, um outro importante ponto que deve ser foco de monitoramento do consumo de dados da equipe é a banda larga. 

Sem dúvidas, todos os programas, ferramentas e a própria rede de internet que é distribuída para os trabalhadores, têm um alto custo para uma empresa

Mas, se você vem notando uma diminuição da qualidade desses serviços, é preciso ficar de olho nas possibilidades desses recursos estarem sendo utilizados para outros motivos, como por exemplo:

  • Acesso a redes sociais;
  • Downloads de programas;
  • Outras distrações.

Se esse for o caso – o que é mais comum do que você imagina – provavelmente o gasto com a internet pode ser reduzido consideravelmente após a varredura desses erros de conduta.

Também vale destacar que essas distrações da equipe podem ser um problema ainda maior, porque além de gerar custos desnecessários, ainda atrapalham a produtividade no trabalho

Por fim, a dica é se adiantar e andar para estar à frente do problema. Ou seja, não espere que o pior aconteça,  invista na prevenção. 

Na prática, a ideia é obter uma gestão mais estratégica nesse sentido, monitorando o uso de dados da sua equipe e analisando essas informações para compreender o que deve ser melhorado, cortado ou otimizado

Bem como, gerar melhorias na gestão de tempo das equipes internas, nos resultados das metas dos times externos, por conta da possibilidade de aumento da produtividade e a redução de custos com internet ou ferramentas.

Assim, a gestão fica mais inteligente e com menos erros no percurso. 

O que analisar na hora de monitorar o consumo de dados?

Após compreender a importância do monitoramento do consumo de dados da sua equipe, o segundo passo é saber o que analisar neste momento. 

Isso vai depender muito do tipo e das necessidades específicas do seu negócio, mas de forma geral, existem alguns tópicos que são importantes para qualquer empresa e podem ser usados como pontapé inicial para esse check nos dados. 

Agora, confira três itens que devem ser analisados na hora de monitorar o consumo de dados da sua equipe. 

1. O tráfego da rede 

Primeiramente, uma maneira muito eficiente de analisar o consumo de dados das suas equipes é através do tráfego da rede

Resumidamente, é uma opção para descobrir tudo o que está sendo acessado online. Entretanto, essa estratégia funciona mais para empresas que utilizam máquinas desktop. 

Ou seja, o monitoramento é limitado quando falamos em notebooks ou dispositivos móveis que sejam utilizados fora da empresa.

2. Aplicativos mais acessados e tempo de uso 

Outra forma de analisar o consumo de dados e verificar a motivação de acessos ao navegador, é o monitoramento de acessos e tempo de uso. 

Algumas soluções, como por exemplo, o MDM, possibilita uma gestão de dados com mais transparência, evitando a distração das equipes. Assim, os apps mais acessados e o tempo de uso com coisas que estão fora da necessidade de trabalho, poderão ser bloqueadas.

Dessa forma, fica bem mais simples compreender o que vem atrapalhando a rotina da equipe e/ou gastando a banda larga, além do esperado.

3. Histórico do navegador

Em contrapartida, mas talvez com menos eficácia do que a primeira opção, temos também o histórico do navegador. 

É a opção mais simples, mas que pode funcionar em casos de empresas com poucos funcionários ou que queiram monitorar máquinas específicas.

Basicamente, estamos falando do histórico do navegador comum. Qualquer navegador – mesmo que no modo privado – ainda pode deixar rastros de navegação, através de cookies, arquivos ou endereços web. É muito fácil conferir o que está sendo feito online, as pesquisas e acessos. 

Porém, exige um esforço extra, já que seria necessário conferir isso manualmente.

Leia também: 10 dicas essenciais para gerenciar dispositivos em Modo Kiosk

O que o monitoramento dos consumos de dados impede?

Em síntese, o monitoramento do consumo de dados em uma empresa, pode impedir diversos problemas futuros em relação à segurança, economia e resultados

Ameaças cibernéticas 

Anteriormente, tratamos das constantes ameaças de hackers que vem causando uma grande dor de cabeça – e milhares de reais em prejuízo – para diversas empresas no Brasil e no mundo, lembra? 

Bom, esse é o primeiro tópico que pode ser evitado graças ao monitoramento do consumo de dados. Afinal, boa parte desses casos, acontecem por má conduta dos funcionários ao usar a máquina de trabalho. 

Por exemplo, acessando sites indevidos, navegando em páginas não confiáveis e por aí vai.

Gastos desnecessários

A partir do momento que houver investimento para impedir esses problemas, com certeza, sua empresa encontrará formas de impedir gastos desnecessários. 

Problemas judiciais, mais investimentos em tecnologia, em pessoal de tecnologia, em solucionar ocorrências com hackers que sequestram informações, entre outros. Tudo isso pode ser impedido! 

Além, é claro, da possibilidade de aumento da receita, graças ao aumento da produtividade das equipes, já que o monitoramento de dados, evita a procrastinação. 

Download de conteúdos ilegais

Um bom monitoramento de consumo de dados também é capaz de impedir que alguém da equipe baixe conteúdos ilegais ou arquivos suspeitos. Assim, qualquer ameaça ou atitude mal intencionada pode ser impedida.

Esse é um fator importantíssimo para evitar que a máquina da empresa seja invadida ou contaminada com vírus, mantendo todos os dados protegidos. 

Vazamento de informações sigilosas

Um ponto de alerta neste assunto é o vazamento de informações sigilosas e todas as consequências que uma empresa pode sofrer com isso, levando em consideração, as obrigações impostas pela LGPD

Atualmente, o vazamento de informações sigilosas do usuário ou da própria empresa, pode resultar em uma verdadeira bola de neve de problemas. 

Com as soluções de monitoramento de consumo de dados, esse é um dos pontos que será impedido de ocorrer, evitando sérias consequências.

Distrações digitais

Por fim, mas não menos importante, temos as distrações digitais na rotina das equipes. Uma solução como o MDM, possibilita uma configuração mais controlada, bloqueando o uso de alguns apps ou sites na máquina ou dispositivo móvel de trabalho

Além de impedir as distrações e a procrastinação do trabalho, também torna-se um grande aliado na melhoria da produtividade e para uma gestão mais eficiente, apresentando melhores resultados.

Como realizar esse monitoramento?

Por fim, a dica é contar com uma empresa especializada para realizar todo esse monitoramento e análise do consumo de dados do seu negócio. 

Na prática, além de ser trabalhoso, também é necessário dominar a área tecnológica e de todo o universo de T.I. para conseguir driblar armadilhas digitais e deixar a presença online do seu negócio, cada vez mais segura. 

Sendo assim, procure por empresas confiáveis e com uma boa cartela de opções para assegurar seus dados. Na Urmobo, você encontra diversas funcionalidades, como: Modo Kiosk, monitoramento em tempo real, localização e rastreamento, navegação segura e muito mais. 

Faça um teste grátis agora mesmo!

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter