Tempo est. de leitura: 5 minutos Atualizado em 21.09.2021

O uso cada vez mais intenso de dispositivos móveis nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, tem gerado um enorme desafio para os setores de TI — que é a excessiva manutenção do telefone corporativo.
O problema ocorre justamente devido à utilização intensa desses aparelhos, causando necessidade de manutenção frequente. Isso obriga as empresas de telecom e os gestores de TI a buscarem soluções, como viabilizar uma rotina de manutenção que não atrapalhe a produtividade.
Entretanto, o principal desafio é evitar as manutenções excessivas, que podem prejudicar a empresa, causando problemas como altos custos, interrupção do fluxo de trabalho, atraso das atividades individuais, entre outros.
Neste post, vamos dar dicas de como reduzir a manutenção do telefone corporativo. Fique conosco e confira!

O que é um celular corporativo?

O telefone corporativo móvel é aquele que se destina à comunicação empresarial, que pode ser tanto interna como externa. O objetivo é que o aparelho seja utilizado em todas as comunicações com clientes e funcionários, estejam estes na empresa ou não — o que significa afirmar que o seu uso é extremamente frequente.
Além disso, esses dispositivos auxiliam nas várias áreas de uma empresa com apps específicos que ajudam nos trabalhos — o que faz o seu uso ser ainda maior e mais necessário.
Sendo assim, não se trata de linhas para usuários comuns. Elas contam com planos de voz e dados indicados para atividades empresariais. O número de ligações dessas linhas, por exemplo, é muito maior em comparação com o de um usuário comum. Planos empresariais também oferecem algumas funcionalidades, como o compartilhamento de minutos entre as linhas, tarifas reduzidas em alguns casos, entre outras.
Quanto aos custos, existem variações dependendo do porte da empresa. No entanto, a tendência é que os gastos das companhias com telefone celular móvel continue crescendo bastante — daí a necessidade de evitar a manutenção excessiva.
Sendo assim, faz-se necessária a implementação de medidas de contenção de custos. Isso pode ser feito por meio de uma gestão eficiente e de um serviço que controle o uso, limitando alguns serviços, como chamadas de voz, dados móveis e mensagens de texto.

Quais são os principais problemas causados pela excessiva manutenção do telefone corporativo?

O fato é que o setor de TI é responsável por uma série de questões em uma empresa, devendo, por exemplo, ter conhecimento sobre os dispositivos corporativos dos funcionários e os softwares utilizados, além da estrutura de todos os setores.
Além disso, o setor tem que ficar por dentro das inovações tecnológicas, relacionadas a vários fatores, como a segurança de dados, e, ainda, tomar decisões estratégicas para que tudo funcione perfeitamente e de forma segura.
Sendo assim, a manutenção excessiva de aparelhos problemáticos pode consumir muito tempo e trazer aborrecimentos. Veja os principais:

  • atrapalha o fluxo de trabalho — perder tempo com muitos aparelhos que constantemente apresentam problemas pode ser prejudicial para a produtividade da empresa;
  • custos — as despesas também são maiores, já que muitos celulares requerem uma manutenção mais frequente;
  • atrasa as atividades individuais — os dispositivos que precisam de reparos com frequência afetam o trabalho dos colaboradores que os utilizam.

Como reduzir a manutenção dos smartphones corporativos?

Agora que você já sabe o quanto a manutenção excessiva de dispositivos corporativos pode ser prejudicial à rotina de uma empresa, vamos saber como reduzi-la? Confira a seguir!

Escolha aparelhos de forma estratégica

Não é porque o dispositivo será usado pela empresa e os seus colaboradores que a escolha não deve ser bem avaliada. A primeira medida a ser tomada para reduzir a frequência da manutenção de dispositivos móveis de uma empresa é questionar a sua compra, avaliando os prós e contras de cada aparelho.
Os pontos a avaliar devem ser: sistema operacional, configuração, recursos, durabilidade da bateria, resistência a quedas, tamanho da tela, entre outras características.
É importante, também, avaliar as especificações mais adequadas ao tipo de trabalho para o qual o dispositivo será utilizado pelo setor/colaborador. É fundamental avaliar as suas características para que ele seja utilizado de forma plena, contribuindo, assim, para a produtividade.
O mais importante, porém, é entender o que sua corporação necessita em relação ao aparelho, pensando sempre na otimização e performance do dispositivo para que, dessa forma, ele seja bem aproveitado no dia a dia.
Assim, evitam-se gastos com outros aparelhos mais completos para determinadas atividades que exijam configurações mais robustas. Isso pode gerar despesas desnecessárias para a empresa.

Crie uma política interna de uso

Um passo importante para reduzir a manutenção do telefone corporativo é, sem dúvida, criar uma política interna de uso. Mas o que isso quer dizer? Simplesmente, estipular regras para a utilização do dispositivo corporativo, definindo o que é permitido e saudável para a empresa e o que não é admissível.
Trata-se de uma diretriz que encaminha os colaboradores para o uso adequado dos dispositivos, funcionando como uma espécie de manual. Algumas questões devem constar, como o que é permitido fazer, quais os principais cuidados com os dispositivos, quanto tempo podem ser utilizados, entre outras.
Assim, é possível evitar uma série de problemas com a utilização desses aparelhos, fazendo com que a durabilidade de cada um deles aumente e não necessitem de manutenções tão frequentes.

Conte com um gerenciador de dispositivos móveis (MDM)

Apesar de todas as medidas citadas serem eficazes, contar com um gerenciador de dispositivos móveis, um MDM, é a melhor forma de solucionar muitas questões relacionadas a smartphones e tablets corporativos.
Sem qualquer dúvida, o Mobile Device Management, que, em uma tradução livre, significa Gestão de Dispositivos Móveis, garante o gerenciamento eficaz dos aparelhos. É uma solução de gestão que administra remotamente os dispositivos de uma empresa, evitando uma série de problemas, como arquivos corrompidos, consumo excessivo de dados, sites maliciosos, apps não confiáveis, entre outros.
Além disso, ele gerencia as formas de conexão, sendo possível visualizar os dispositivos da empresa, viabilizando o envio de notificações, entre outras ações.
Assim, a equipe de TI da empresa não fica tão sobrecarregada, podendo contar com o MDM que permite acesso remoto para solucionar qualquer tipo de problema com os dispositivos móveis.
Como você conferiu neste artigo, reduzir a manutenção do telefone corporativo pode trazer vantagens para o seu negócio, como a redução de custos e o aumento da produtividade. Siga as nossas dicas e impulsione a sua empresa!
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Carol Team Urmobo

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