Sumário
Se você tem dúvidas sobre como diminuir as despesas de operação sem perder o controle e a segurança
dos ativos móveis da empresa, entenda como as estratégias da gestão de TI vão facilitar o seu desafio.
Um dos cuidados com que toda empresa precisa lidar é a redução de custos. Essa é uma medida que traz uma série de benefícios para os resultados de um negócio, retirando os investimentos que não são totalmente necessários dentro de um setor e movendo-os para outro. Nesse caso, especificamente, estamos falando do setor de gestão de TI.
Trabalhar em meios de reduzir esses custos demandados pelo setor TI é de suma importância para manter a saúde do negócio. A área de tecnologia da informação é uma unidade estratégica propícia para essa ação, tornando possível a distribuição de investimentos para as demais áreas da empresa.
Neste post, daremos 6 dicas para otimizar e reduzir custos com a gestão em TI dentro da sua empresa. Confira!
A primeira dica que temos para você é a automatização das tarefas que tenham certo grau de repetição. Dessa forma, é possível reduzir os custos e ampliar a qualidade e a confiabilidade delas.
Ao automatizar esses processos de TI, você consegue eliminar os erros humanos, que são comuns, e atividades de repetição. Desse modo, é possível rastrear os passos executados para chegar a diagnósticos de possíveis falhas, o que também acelera a produtividade de forma geral.
O termo Bring Your Own Device (BYOD) trata-se de uma prática que vem sendo adotada por diversas empresas. Ela consiste em incentivar os funcionários a trazerem seus próprios dispositivos móveis para o ambiente de trabalho, com o objetivo de fazer o uso deles em suas atividades dentro da instituição.
Uma pesquisa realizada pela Trend Micro revela que cerca de 70% das empresas que utilizam o BYOD em seu modelo estratégico observam o grande aumento na produtividade como um dos maiores benefícios. Isso sem falar que, por utilizarem seus próprios dispositivos, os gastos com esses equipamentos pela própria empresa são diminuídos.
Diversas atividades dentro da TI podem ser terceirizadas com o objetivo de reduzir custos e a contratação de profissionais focados em determinada atividade. Também chamado de outsourcing, essa é uma forma simples de reduzir custos mantendo ou até melhorando a qualidade dos serviços oferecidos pelo negócio.
É comum que certos gestores tenham receio em relação à terceirização. Isso se deve à sensação de perda de controle que eles têm, já que parte das responsabilidades será transferida para uma organização de fora da empresa. Porém, caso essa parceria seja bem feita e os serviços a serem terceirizados sejam selecionados com atenção, isso pode ser a solução perfeita para o bem da sua empresa.
As métricas são formas de avaliar o comportamento das pessoas e operações ao longo do tempo. Elas fornecem dados reais que são úteis para melhorar o desempenho das equipes e otimizar um modelo de negócio. Ter essa forma de avaliação é essencial para conseguir o melhor aproveitamento de todos os recursos e, assim, reduzir custos.
Na área de TI existem métricas que vêm funcionando muito bem para inúmeros profissionais. Veja as nossas sugestões a seguir:
Com essas e outras métricas de desempenho, a gestão de TI se torna capaz de identificar problemas internos e aumentar a produtividade das equipes.
A força do setor de TI está na capacidade dos membros em alinhar esforços para identificar problemas e arranjar soluções em conjunto. Nesse sentido, uma equipe de TI treinada diminui as chances de que ocorram problemas técnicos com os dispositivos usados no dia a dia, ajudando as equipes a manter bons índices de produtividade e reduzir retrabalhos.
MDM é a sigla para Mobile Device Management (Gerenciamento de Dispositivos Móveis). É uma solução abrangente que tem a finalidade de tornar o gerenciamento dos dispositivos usados pelos funcionários centralizado, prático e seguro. Por meio desse sistema, a empresa consegue controle fatores como o consumo de dados móveis e o acesso a aplicativos.
O departamento de TI depende do MDM para conectar os dispositivos móveis à rede corporativa e fazer o monitoramento. O MDM atua com a computação em nuvem, o que permite o acesso do funcionário às informações importantes de qualquer lugar de forma segura, exigindo apenas a conexão do dispositivo com a internet.
Quando os dispositivos não contam com o MDM, eles se tornam mais vulneráveis a malwares e outros vírus que podem colocar os dados confidenciais da empresa em mãos maliciosas. Ataques como esses prejudicam a reputação de uma empresa e levam clientes a deixarem de confiar nela para armazenar seus dados pessoais. Isso pode ser evitado com um sistema MDM.
Para concluir, vale lembrar que, diversas vezes, ao não dar o devido valor à gestão em TI, os executivos de negócio deixam de proporcionar o suporte necessário para projetos que visam à otimização do departamento. Essa é uma atitude que deve ser evitada ao máximo, pois atrasa o plano de negócios da empresa.
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