Tempo est. de leitura: 9 minutos Atualizado em 20.07.2023

No ambiente corporativo é crescente o uso de dispositivos móveis, em diferentes setores, como forma de aumentar a eficiência das atividades. Mas para que o trabalho seja bem executado, produtivo e com qualidade, é fundamental aplicar uma estratégia de gestão de mobilidade corporativa.

O monitoramento dos aparelhos utilizados pelos colaboradores é uma forma dos gestores avaliarem constantemente os processos e acompanharem o desempenho. Além disso, também auxilia no controle do uso indevido dos dispositivos e do tempo ocioso com funções ou aplicativos que não fazem parte das tarefas.

Neste artigo, explicamos o conceito de mobilidade corporativa, por que ela é essencial para as empresas, quais são os principais desafios na implementação, como desenvolver uma estratégia eficaz com ela e a importância de escolher uma solução especializada. Confira!

Estratégia de gestão de mobilidade corporativa: o que é e por que é essencial para as empresas

Mobilidade corporativa é a capacidade de uma empresa permitir que seus funcionários trabalhem de forma mais eficiente e produtiva utilizando os dispositivos móveis. Envolve o uso estratégico de aparelhos juntamente com aplicativos, software e serviços em nuvem.

Assim, é possível ter acesso a dados e informações de maneira simplificada  tanto no ambiente interno da organização quanto em locais externos.

Essa nova forma de trabalho é importante para a empresa que deseja elevar a performance dos seus profissionais através de uma tecnologia prática. Com um celular corporativo, a equipe consegue ter mais agilidade, otimizar o tempo de serviço e, consequentemente, gerar melhores resultados.

A mobilidade corporativa é um meio inovador para melhorar o desempenho organizacional e um modelo vantajoso para o negócio. A implementação desse conceito gera inúmeros os benefícios, como:

  • Crescimento da eficiência operacional;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria na comunicação e colaboração da equipe;
  • Redução de custos operacionais;
  • Agilidade empresarial;
  • Maior vantagem competitiva;
  • Gestão mais assertiva;
  • Otimização de tempo nas atividades.

>> Baixe o nosso material: Guia: entenda o que é o gerenciamento de dispositivo corporativo

Quais são os principais desafios da mobilidade corporativa?

Como citamos anteriormente, a implementação da mobilidade corporativa gera inúmeras vantagens para a organização e é uma excelente estratégia para obter bons resultados. Mas também é importante destacar os desafios de utilizar os aparelhos móveis. A seguir, listamos os principais.

Segurança de dados e proteção contra ameaças cibernéticas

Os ciberataques estão cada vez mais crescentes, e o Brasil é o país da América Latina com o maior número de casos, segundo o relatório “Global DDoS Threat Intelligence”. É necessário oferecer treinamento a equipe para que todos saibam lidar com as possíveis ameaças e trabalhem alinhados com a política de segurança da empresa. 

Também é importante investir na segurança dos aparelhos para evitar possíveis invasões. As soluções de gestão com recursos de proteção para dispositivos corporativos são uma excelente estratégia.

Gerenciamento de dispositivos e aplicativos em um ambiente diversificado

Os aparelhos corporativos facilitam o trabalho dos colaboradores, já que é possível utilizá-los em qualquer lugar. Mas esse benefício requer um bom controle. Por isso, é essencial criar uma estratégia de gestão de mobilidade corporativa para que os gestores possam monitorar, em tempo real, o desempenho da equipe.

A gestão de dispositivos móveis também ajuda a evitar problemas, como o tempo ocioso dos funcionários, a falta de produtividade, o uso indevido dos aparelhos, além de ser um ótimo aliado na identificação rápida de gargalos.

Integração de dispositivos e sistemas legados

A integração de dispositivos corporativos em sistemas legados é um desafio  enfrentado por algumas organizações. À medida que a tecnologia evolui rapidamente, as empresas enfrentam a necessidade de incorporar novos aparelhos em sistemas legados existentes, que foram desenvolvidos há um tempo.

Para reverter essa situação, é necessário implementar abordagens adequadas e investir em tecnologias apropriadas. Assim, é possível superar esses desafios e alcançar uma integração eficiente e segura.

Conformidade com regulamentações e políticas internas

Assim como é necessário a gestão de dispositivos móveis para um bom controle organizacional, também é de extrema importância alinhar com toda a equipe, independente do setor, as políticas internas e regulamentações quanto ao uso dos aparelhos. 

Essas diretrizes são estabelecidas para garantir a segurança, a integridade e a proteção dos ativos e dados, bem como para cumprir com obrigações legais e éticas. A empresa também  precisa estar em conformidade com essas regulamentações obrigatórias, com a LGPD, por exemplo.

>> Baixe o nosso material: LGPD e Gestão de Dispositivos Móveis Corporativos: O Guia Completo

Como desenvolver uma estratégia eficaz de mobilidade corporativa em 6 passos

Com a evolução do mercado, da tecnologia e a maior exigência dos clientes, é fundamental que as empresas caminhem junto com essas mudanças para estar à frente da concorrência. A mobilidade corporativa faz parte dessas transformações e é uma excelente estratégia para o negócio. 

Mas para implementá-la com sucesso é necessário seguir alguns passos importantes, que explicamos a seguir.

  1. Avalie as necessidades e objetivos da empresa

É essencial que a empresa faça uma avaliação e estruturação das reais necessidades e dos principais objetivos com o uso da mobilidade corporativa. Esse passo auxilia no melhor direcionamento de uso dos dispositivos. Por isso, responder a perguntas estratégias é uma maneira de alinhar os propósitos, como:

  • Qual o orçamento disponível para investimento?
  • De que forma os dispositivos podem auxiliar a equipe?
  • Qual a quantidade de colaboradores que trabalham dentro e fora da empresa?
  • Quais dores a mobilidade pode solucionar no negócio?
  • Quais são as vantagens da mobilidade de acordo com a realidade da empresa?
  1. Defina políticas e diretrizes para o uso de dispositivos móveis

A empresa precisa orientar a equipe quanto às políticas de uso, tanto internas quanto externas, e quais as diretrizes devem ser seguidas para que o uso de dispositivos móveis seja adequado. 

É importante definir as formas de uso dos aparelhos, os horários, o que cada colaborador pode acessar, qual o nível de liberdade de uso que cada profissional tem, entre outras questões. Dessa forma, é possível manter a qualidade da gestão de mobilidade corporativa e evitar problemas.

  1. Invista em uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM)

Ter uma solução eficaz para o gerenciamento de dispositivos móveis é outro passo fundamental para o sucesso da implementação. Utilizar a MDM, por exemplo, é uma excelente estratégia de gestão de mobilidade corporativa pois ela oferece uma gestão integrada dos aparelhos, o que auxilia os gestores no melhor controle e monitoramento.

O uso da solução MDM oferece inúmeras vantagens para a organização, como:

  • Gerenciamento remoto para dispositivos;
  • Segurança aprimorada;
  • Backups de dados;
  • Escalabilidade;
  • Redução de custos;
  • Controle das atualizações;
  • Gerenciamento de aplicativos.
  1. Desenvolva um plano de ação

Desenvolver um plano de ação para o uso de dispositivos corporativos é essencial para garantir a segurança, eficiência e conformidade dentro de uma organização. Para criá-lo, é importante alinhar as ações com as necessidades, realidade e objetivos definidos, no passo 1.

Além disso, é recomendável buscar a orientação de profissionais de segurança de TI e jurídica para garantir que o plano esteja em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

  1. Treine a sua equipe

Independente do setor, todos os colaboradores precisam ter todo o conhecimento necessário sobre a forma correta de trabalho com o celular corporativo. 

Por isso, é importante o treinamento para abordar assuntos como a forma e os horários corretos de uso, as políticas internas, as regulamentações, as proibições, o funcionamento da solução, as regras de segurança, entre outros fatores fundamentais. Além disso, é preciso ter um suporte para as eventuais dúvidas dos profissionais.

  1. Monitore e faça ajustes contínuos

Por fim, para que a empresa tenha bons resultados com o uso dos aparelhos, é essencial uma gestão de mobilidade corporativa eficaz. Assim, os gestores conseguem monitorar em tempo real todos os processos, identificar problemas com agilidade e fazer ajustes contínuos, quando preciso.

O monitoramento é uma forma de prevenir falhas, acompanhar o desempenho organizacional e controlar a equipe quanto ao uso correto dos dispositivos corporativos. Manter melhorias constantes é o fator chave para o sucesso do negócio.

Conte com um parceiro especializado: conheça as soluções da Urmobo

Para fazer uma gestão de mobilidade corporativa de sucesso é importante investir em soluções inovadoras e que sejam ótimas aliadas para a sua equipe. A Urmobo oferece ferramentas para um gerenciamento simples, eficiente e de qualidade. 

Com essa solução, é possível ter total controle dos smartphones, tablets e coletores de dados, garantindo mais segurança e produtividade para o negócio. Possibilita o gerenciamento dos aparelhos, da aplicação, dos conteúdos, da segurança e do ciclo de vida ativo. Além disso, ela é compatível com diversas plataformas e dispositivos.

Por ser completa, a solução Urmobo oferece uma gama de funcionalidades para que a sua empresa possa implementar uma estratégia de gestão de mobilidade corporativa de alto nível. Entre as principais, podemos citar:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Políticas de segurança personalizáveis;
  • Acesso remoto;
  • Análise do consumo de dados por app;
  • Time fence (controle dos horários de utilização);
  • Navegação segura;
  • Autenticação Multifator.

Investir em uma gestão de aparelhos móveis é fundamental para melhorar o desempenho do seu negócio e conquistar vantagem competitiva. Com a solução Urmobo, é possível fazer um gerenciamento de excelência e preciso. 
>> Gostou deste conteúdo e deseja saber como aproveitar da melhor forma os aparelhos móveis adotados pela sua empresa? Aprenda como fazer a gestão eficiente de dispositivos móveis e obter bons resultados.

Você também pode gostar desses artigos

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 15 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

5 maneiras de usar o novo Find my Device no Android

Ler Artigo
Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Mapa de calor de deslocamento: como funciona e os benefícios corporativos

Ler Artigo
Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Roubo de celular corporativo: quais medidas devem ser tomadas para segurança?

Ler Artigo
Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Android 15 Developer Preview 2: suporte para conectividade via satélite e outras melhorias

Ler Artigo
Melhores práticas para um MDM de sucesso

Melhores práticas para um MDM de sucesso

Ler Artigo
Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Google lança 1ª versão prévia do Android 15 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Novos recursos chegam ao Android com foco em produtividade e IA

Ler Artigo
Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Samsung encerra atualizações de software para Galaxy A51, Tab S6 e outros modelos

Ler Artigo
Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Como os recursos empresariais do Android 14 aprimoram os negócios?

Ler Artigo
Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Samsung Galaxy S24 integra recursos de IA generativa do Google

Ler Artigo
O poder do MDM para estratégias mobile-first  

O poder do MDM para estratégias mobile-first  

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter