Este perigoso vírus pode esvaziar sua conta bancária e apagar todos os dados do seu telefone. Saiba como mitigar os riscos de malware para Android na sua empresa
A equipe de segurança Cleafy diz que esse tipo de malware está sendo baixado para os dispositivos das pessoas, dando aos hackers a capacidade de monitorar os usuários enquanto eles acessam suas contas bancárias.
A nova ameaça para dispositivos móveis usa um tipo de malware chamado BRATA, ou Brazil Remote Access Tool, foi detectado pela primeira vez como spyware no Brasil em 2019. Desde então, ele se espalhou pela América Latina e saltou o Atlântico para atacar clientes de bancos italianos e espanhóis.
Segundo os dados da Cleafy, o BRATA tem a capacidade de monitorar os usuários enquanto acessam suas contas bancárias. Ele se espalha pelos aparelhos e, se atacar seu telefone, pode deixar seus dados bancários nas mãos de hackers e forçar a limpeza de um dispositivo inteiro.
Como resultado, proprietários de smartphones Android estão sendo alertados a tomar um cuidado extra ao baixar arquivos em seus telefones, pois esses dados vitais podem ser utilizados para roubar dinheiro sem que a pessoa saiba que foi hackeada.
Uma vez que o ataque ocorreu, os hackers forçam o dispositivo infectado a executar uma redefinição de fábrica para cobrir seus rastros, mas isso também excluirá tudo o que foi armazenado no seu telefone.
Existem algumas maneiras de detectar se seu celular foi hackeado, se a segurança dos aparelhos móveis foi comprometida ou se as informações e dados pessoais não estão sendo indevidamente utilizados.
Os usuários de telefones Android principalmente devem ficar atentos a malwares maliciosos, limitando o número de aplicativos que instalam, garantindo que estes venham apenas de fontes confiáveis e instalando atualizações de segurança rapidamente – isso ajuda a manter sua empresa protegida de ataques cibernéticos.
Na sua empresa, ao utilizar Android Enterprise e MDM Urmobo é possível manter seus dados e ativos seguros. É extremamente fácil de configurar, usar e gerenciar, não requer treinamento para os funcionários e ainda evita que todos os erros mais comuns de segurança sejam cometidos e Malwares sejam bloqueados no dispositivo.
Você também pode impedir que os funcionários instalem aplicativos de fontes desconhecidas. Treine-os sobre a importância de manter o Google Play Protect (sistema antimalware do Google) ativado o tempo todo, eduque-os sobre todos os perigos e mostre como manter seus apps e dispositivos funcionando em conformidade em todos os momentos.
Com um bom MDM como a Urmobo, conseguimos manter a taxa de PHA (aplicativos potencialmente prejudiciais) em dispositivos Android muito baixas, combinando defesa contra os malwares integradas aos seus APIs de gerenciamento para que os administradores tenham os controles do que precisam para minimizar as ameaças às suas frotas de devices.
Assim, a Urmobo consegue através do acesso remoto, caso aconteça algo, tomar medidas proativas, como forçar os dispositivos a instalar atualizações do sistema operacional e desativar a capacidade de instalar aplicativos de fontes desconhecidas.
Quer saber mais sobre privacidade e segurança no MDM da Urmobo? Faça um trial! ??