Tempo est. de leitura: 6 minutos Atualizado em 03.02.2023

Quanto maior o tempo de atividade em dispositivos Android, maior produtividade e receita tem sua empresa. Entenda;

Em 2019, a IBM contratou a Forrester Consulting para um estudo com 100 diretores de TI em grandes empresas dos EUA.

A ideia era compreender a realidade do tempo de inatividade em sua organização. O relatório trouxe dados bem interessantes sobre os “custos reais do tempo de inatividade planejado e não planejado”.

Tempo de atividade e tempo de inatividade

A métrica do tempo de atividade é uma medida ou duração em que um device, livres de erros, funciona, permitindo aos funcionários maximizarem seus níveis de produtividade.

Já o tempo de inatividade é o período em que os serviços e tecnologia ficam indisponíveis aos usuários. Aqui, existem dois tipos: tempo de inatividade planejado ou programado, com o objetivo de implementar atualizações e alterações de configurações; e o tempo de inatividade não planejado, ou seja, inesperado, devido a circunstâncias como interrupções e falhas em todo o sistema.

Como ambos representam custos para as empresas, líderes de TI tem se preocupado com a interrupção dos negócios vinculado ao tempo de inatividade planejado e o processo de recuperação vinculado ao tempo de inatividade não planejado, pois ambos levam à perda de receita (cerca de 53%), da produtividade (47%) e impacta negativamente na reputação de uma marca (41%).

Tomar medidas para minimizar isso deve ser objetivo, não subjetivo.

Consequências do tempo de inatividade prolongado em dispositivos

Empresas sofrem perdas de várias formas se não conseguirem se manter funcionando de maneira ideal o tempo todo. Primeiro, a força de trabalho remota depende muito de soluções e dispositivos, como tablet, celulares, notebooks, para manter conexão com equipes, gerentes e clientes. 

Em segundo lugar, atualmente os dispositivos móveis são os equipamentos mais utilizados pelas empresas; já que ajudam funcionários em diversos serviços, em qualquer lugar. Visto isso, podemos pensar como exemplo, os motoristas de entrega que dependem de localização, contato com clientes, avaliações on-line.

Se o tempo de inatividade desse entregador for prolongado em um dispositivo, seus pedidos serão perdidos, as entregas atrasadas, resultando em cancelamentos, reclamações e clientes insatisfeitos. Dispositivos ou configurações funcionando incorretamente resultam em um desperdício excessivo de tempo, além da redução de eficiência do trabalho.

Investir para maior disponibilidade

Para agir ao contrário deste tempo de inatividade não planejado, os líderes de TI podem gerenciar, monitorar e controlar devices. Sendo assim, devem considerar soluções que ajudem a mitigar a interrupção de seus negócios e que aumentem os níveis de disponibilidade.

Como aumentar o tempo de atividade dos seus dispositivos Android?

Quando a sua força de trabalho depende de um Android para manter a conexão ou trabalhar remotamente, é preciso garantir que os erros do dispositivo não prejudiquem a eficiência operacional.

Uma boa solução de MDM como Urmobo, em parceria com Android Enterprise, pode garantir o máximo de tempo de atividade dos seus dispositivos, além de oferecer inúmeros recursos e controles. Aqui estão algumas configurações para esta otimização:

1. Monitore os sinais do dispositivo

As soluções de gerenciamento de dispositivos Android facilitam uma abordagem proativa para identificar possíveis problemas. 

Com Urmobo, por exemplo, você monitora localização em tempo real, mesmo se os devices estiverem espalhados por outros territórios. Além disso, é possível fazer relatórios detalhados e análises sobre consumo de bateria, espaço de armazenamento, inatividade, consumo de dados, trocas de SIM, e mais. 

O MDM também ajuda a agendar alertas automatizados com base em violações de Geofence, uso de dados e incidentes de segurança. Isso garante que os administradores de TI sejam notificados instantaneamente e possam tomar medidas para resolver a situação.

2. Automatize as atualizações do sistema operacional e aplicativo

Atrasar atualizações pode acabar deixando brechas para ataques. Por isso, com Urmobo é possível configurar os dispositivos e apps para atualizar para as versões mais recentes à medida que forem lançadas, além de poder atrasar ou baixar a versão, apenas para serem instaladas sob demanda. O Android, junto a Urmobo, garante então que os dispositivos não causem impedimentos nas rotinas organizacionais.

3. Recursos de segurança

O mau funcionamento do dispositivo devido à infiltração de malware é uma causa comum de tempo de inatividade ou reinicialização do sistema. Por isso, a segurança é de extrema importância quando se trata de negócios.

O MDM deve ser capaz de salvar sua empresa contra o uso indevido e o acesso não autorizado. Políticas mais rigorosas como proteção de redefinição de fábrica, limpeza remota, prevenção de perda de dados, configuração de VPN, etc., protegem a infraestrutura organizacional de crimes cibernéticos.

A Urmobo, em parceria com Google, utiliza o Android Enterprise e traz estas técnicas inteligentes para fornecer uma reforçada segurança. Além disso, garante a integridade dos dispositivos, mesmo quando há a separação entre os dados – pessoais e da empresa.

4. Modo Kiosk

Ao utilizar dispositivos móveis para trabalho remoto eles podem ser facilmente perdidos ou roubados. Imagine a duração do tempo de inatividade se este for o Android do seu funcionário?

Com o Modo Kiosk, você não apenas pode localizar instantaneamente o dispositivo perdido, mas também pode bloquear remotamente e limpar os dados corporativos para interromper instantaneamente qualquer uso indevido.

O recurso realiza modificações para tornar as ferramentas corporativas seguras e eficientes.

5. Resolva problemas dos dispositivos remotamente

O tempo de inatividade do dispositivo ou os erros do sistema, mesmo por um pequeno período de tempo, podem causar uma grande interrupção nas operações e afetar negativamente a receita. Implantar e configurar recursos do MDM possibilita controlar, monitorar e dar suporte através do acesso remoto.

Com isso, você pode resolver virtualmente os erros e problemas, fornecer autenticações para usuários, remover devices da rede e até mesmo, a limpeza das informações dos dispositivos, caso sejam perdidos ou roubados, evitando tempo de inatividade prolongado. 

Gerenciamento de dispositivos Android Urmobo

Todos esses benefícios podem ajudar sua empresa a aumentar o tempo de atividade em dispositivos móveis. O gerenciamento de dispositivos Android Urmobo simplifica, oferece recursos abrangentes, informa o que está acontecendo e solicita permissão junto ao sistema operacional para agir.

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