Tempo est. de leitura: 11 minutos Atualizado em 11.03.2024

O trabalho remoto se tornou ainda mais essencial para que grandes e pequenos negócios não parem. Contudo, antes da pandemia, o setor de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) já crescia devido ao aumento e à demanda por mobilidade corporativa e por flexibilidade de funcionários.

Pergunte a qualquer pessoa em posição de gerência e você confirmará que o aumento da produtividade também é uma meta de negócios importante. Então, faz total sentido ter uma força de trabalho produtiva, feliz e dedicada hoje dentro de qualquer empresa. Outro fundamental fator de crescimento, porém, é a capacidade de aumentar a produtividade por meio de recursos. Mas como? Continue a leitura e saiba mais!

O que é MDM (Mobile Device Management)?

O Mobile Device Management (MDM) é uma solução cujo objetivo é realizar o gerenciamento de dispositivos móveis, auxiliando a protegê-los de eventuais ameaças virtuais e também de usos que comprometam a segurança das informações ali presentes. Ou seja, é possível, por meio desse controle, realizar a gestão de cada um dos dispositivos de forma automatizada e eficiente e conseguir intervir rapidamente em caso de problemas.

Isso ganha uma maior importância, principalmente, com a adesão cada vez maior de campanhas de “Bring Your Own Device” (BYOD, ou, em português, “traga o seu próprio dispositivo”), de forma que os colaboradores podem trabalhar por meio de seus próprios smartphones, tablets ou notebooks. Com isso, eles passam a ter acesso a informações, arquivos e sistemas da empresa. O mesmo vale para o aumento do home office nos tempos atuais.

Diante disso, é imprescindível que a corporação garanta que esses dados estarão seguros. Para isso, é importante entender como funciona o MDM no dia a dia.

Como funciona o MDM?

É essencial também compreender como funciona o MDM e os motivos pelos quais ele é tão importante e útil para os negócios que trabalham com dispositivos móveis. Entenda a seguir.

Para a adoção do MDM, você precisa ter dois pontos em sua organização:

  • um servidor MDM, que fica hospedado em um data center;
  • um agente MDM, que é instalado no dispositivo móvel.

Com isso, é possível realizar a configuração do dispositivo móvel para trazer todas as melhores práticas de segurança necessárias. Ao mesmo tempo, o agente envia dados relevantes para o servidor, o que fornece informações importantes para os gestores de MDM, como:

  • a saúde da bateria;
  • o fluxo de dados;
  • o uso dos aplicativos;
  • a gestão de níveis de acesso às informações;
  • a aplicação da política de dados;
  • a atualização de aplicativos e do sistema operacional, entre outros.

Quais são os benefícios do uso do MDM?

O MDM tem sido cada vez mais implementado nas empresas, principalmente naquelas que trabalham com atividades remotas e colaboradores que executam as suas atividades viajando. Vejamos, a seguir, alguns dos benefícios que o seu uso pode trazer para o dia a dia do seu negócio.

Maior controle de acesso

O uso do MDM permite realizar um maior controle sobre as informações acessadas pelos colaboradores. Assim, é possível limitar o que cada um pode acessar, o que auxilia em uma melhor administração de dados.

Maior segurança de dados

O MDM permite um elevado nível de segurança de dados. Isso porque viabiliza a instalação de aplicativos e de protocolos que permitam maximizar a segurança e evitar o acesso inadequado de cibercriminosos.

Assim, é possível não só proteger e controlar, mas também realizar a desconexão da base de dados do negócio para evitar que hackers possam encontrar os dados. Logo, ao menor sinal de um ataque hacker, pode-se agir proativamente e evitar danos.

Acompanhamento de uso inadequado das informações

Os seus colaboradores estão utilizando os dados da empresa de forma adequada? Isso é importante porque, muitas vezes, eles podem executar ações inapropriadas e colocar em risco as informações do negócio. Por exemplo, um profissional pode se envolver em atividades que não estão relacionadas com as tarefas que deve exercer no dia a dia.

Com o MDM, é possível avaliar como os sistemas da empresa estão sendo utilizados e, assim, identificar se está ocorrendo algum uso inadequado. Com isso, é evitado que esses dados vazem por condutas incorretas por parte do quadro de pessoal. Além disso, a solução permite bloquear conteúdos inadequados nos celulares corporativos.

Otimização de processos

A empresa precisa que os dispositivos utilizados nas atividades estejam devidamente padronizados para garantir melhores resultados. Por exemplo, é necessário que todos os aplicativos estejam na versão mais recente, de forma que seja viável garantir a execução das atividades com maior facilidade e menor risco de erros.

Com isso, é possível assegurar que as atribuições serão performadas com maior excelência e, ao mesmo tempo, há como minimizar eventuais riscos de segurança da informação devido a vulnerabilidades dos aplicativos não atualizados.

Possibilidade de gerenciamento remoto

Outro ponto importante é a possibilidade de gerenciamento remoto dos dispositivos. Isso é fundamental, principalmente, para evitar que os dados possam ser vazados ou acessados por quem não deveria ter acesso.

Por exemplo, se o dispositivo mobile for roubado, as informações da empresa podem passar a estar vulneráveis. Isso pode ter uma consequência muito séria. Se o colaborador ocupar um cargo com poder de compra para a empresa, ele naturalmente deverá ter acesso aos dados bancários e ao cartão de crédito corporativo. Assim, caso o criminoso invasor perceba isso, ele pode fazer compras em nome do negócio.

Com o gerenciamento remoto, o profissional pode notificar a empresa e, desse modo, remover o acesso a esses dados imediatamente. Com isso, minimiza-se a possibilidade de haver fraudes e de problemas para a corporação. Além disso, o gerenciamento remoto permite que sejam possíveis a implementação, a configuração e a atualização dos aplicativos presentes no dispositivo, sem precisar demandar que o profissional faça isso.

Como o MDM pode aumentar a produtividade?

No entanto, afinal, como é possível aumentar a produtividade por meio do MDM? Vamos mostrar, a seguir, essa correlação e apontar outros aspectos fundamentais para esse fim.

Aumento da performance e da produtividade

Segundo pesquisas, empresas que adotam o MDM têm um aumento de aproximadamente 30% na performance de seus processos e de 23% na produtividade. A mobilidade empresarial oferece aos colaboradores o acesso remoto para que operem e trabalhem de qualquer lugar em tempo real, compartilhando informações com eficiência e segurança. O uso de softwares em nuvem traz benefícios em curto e longo prazo.

Essas companhias têm uma vantagem também quando se trata de recrutar talentos ou de mensurar resultados das equipes em campo, que podem transformar o tempo ocioso em produtivo. Isso porque ainda há aplicativos certos para otimizar os processos e o monitoramento desses dispositivos, além de outras vantagens que garantem que os funcionários estejam focados nas suas demandas.

O processo de atualização, de controle e de acesso remoto de cada dispositivo fica por conta da fornecedora do recurso, por isso, você não precisa se preocupar com nada. A URMOBO DO BRASIL faz a gestão de todo o ciclo de vida dos ativos móveis e trabalha em Modo Kiosk, criando uma personalização da tela, o acesso restrito a apps e as configurações definidas por gestores.

Economia de despesas gerais de TI

O MDM tem a capacidade também de oferecer soluções para problemas de negócios que seriam vistos como “caros”. Essas economias se estendem por toda a vida útil do dispositivo e enquanto um profissional permanecer na sua organização. Esses fatores, juntamente ao aumento da produtividade, à economia de tempo e à satisfação do quadro de pessoal, tornam a implementação do MDM a escolha certa nesse momento para qualquer empresa. 

A cobrança é baseada em “consumo – dispositivo/mês” e, diferentemente da concorrência, a nossa assinatura não tem um tempo de permanência mínimo e é feita em reais, para facilitar a vida de qualquer gestor nos dias de hoje. A URMOBO DO BRASIL permite o monitoramento do consumo de dados por Wi-Fi, internet móvel e aplicativo de cada dispositivo móvel. A economia de custos é enorme também quando é somada a outros benefícios, como o aumento de produtividade, de que falamos acima, de tempo e de recursos liberados.

Economia de custos gerais

Ok, mas qual é o principal risco que uma empresa corre ao deixar de adotar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis? Isso está baseado principalmente na segurança de informações do usuário e da própria rede.

A mobilidade não gerenciada pode ser 20% mais cara que um sistema gerenciado. A razão? Além de haver grandes vantagens quanto à melhora da segurança de dados e a possibilidade de obter maior produtividade nos serviços e nas operações da empresa, os custos podem trazer cobranças excedentes, tempo de inatividade do dispositivo, necessidade de suporte a serviços e outras deficiências estratégicas que inibem a performance e trazem malwares, vírus e até mesmo o vazamento de conteúdos sigilosos da corporação devido a furtos ou a perdas.

Por isso, é muito importante pensar na automação — a instalação de aplicativos e de configurações remotas. Não há como fugir de um futuro móvel. Isso está se tornando mais necessário do que nunca. Os profissionais estão cada vez mais fora das empresas e os gerentes de TI podem não estar disponíveis quando necessário. 

Como colocar o MDM em prática?

Afinal, porém, como colocar o MDM em prática? É importante identificar de que forma a implementação deve ser feita. Confira, a seguir, como ele deve ser implementado e tire as suas dúvidas:

  • identifique quais são os processos utilizados por meio de dispositivos móveis na sua empresa;
  • analise quais são os pontos sensíveis que podem causar problemas (por exemplo, quais são os dados que podem causar inconvenientes caso vazem);
  • estabeleça um plano de ação efetivo;
  • pense em quais ferramentas são utilizadas em sua organização;
  • escolha uma fornecedora de serviço MDM que seja responsável e eficiente no processo de adesão.

Como a URMOBO DO BRASIL pode auxiliar?

A URMOBO DO BRASIL será a sua grande aliada para garantir um maior sucesso para a adoção do Mobile Device Management em seu negócio. Nós temos uma série de diferenciais que podem ser interessantes para o seu negócio e, entre eles, estão:

  • um melhor suporte ao cliente;
  • o fato de a nossa solução permitir o gerenciamento de todo o ciclo de gestão de dados;
  • o fato de termos parceiros vantajosos que podem auxiliar você a ter resultados significativos;
  • a disponibilização de treinamentos, ferramentas e suporte para conseguir acelerar os resultados da sua empresa;
  • o fato de termos clientes importantes em nosso portfólio, como a rede de supermercados Big, a Dafiti, Asics, BRINKS, entre outros.

O Mobile Device Management (MDM), como visto, tem uma função essencial para as empresas. Ele permite que você possa garantir melhores resultados, uma melhor gestão das informações e a minimização de eventuais crises em sua corporação. Por isso, é fundamental contar com um fornecedor qualificado, confiável e capaz de trazer a segurança e o gerenciamento necessários para o uso de dispositivos móveis em seu negócio.

Então, chegou a hora de você experimentar a nossa solução de MDM e também ver aumentar a produtividade da sua empresa. Veja todas as funcionalidades e os benefícios que a URMOBO DO BRASIL oferece e assine por 15 dias grátis o nosso Trial. Tem dúvidas? Fale conosco agora mesmo!

imagem logo urmobo
Urmobo Team Urmobo

Você também pode gostar desses artigos

Como realizar o monitoramento e rastreamento de dispositivos móveis respeitando a LGPD

Como realizar o monitoramento e rastreamento de dispositivos móveis respeitando a LGPD

Ler Artigo
Proteja sua empresa do golpe da maquininha

Proteja sua empresa do golpe da maquininha

Ler Artigo
Como realizar o controle de produtividade de funcionários?

Como realizar o controle de produtividade de funcionários?

Ler Artigo
O que é gestão de ativos e como a prática está relacionada à mobilidade corporativa?

O que é gestão de ativos e como a prática está relacionada à mobilidade corporativa?

Ler Artigo
O que é gestão de ativos e como a prática está relacionada à mobilidade corporativa?

O que é gestão de ativos e como a prática está relacionada à mobilidade corporativa?

Ler Artigo
Segurança da informação corporativa: conheça estas boas práticas

Segurança da informação corporativa: conheça estas boas práticas

Ler Artigo
Chrome OS é bom? Saiba tudo sobre o sistema operacional gerenciado pela Urmobo

Chrome OS é bom? Saiba tudo sobre o sistema operacional gerenciado pela Urmobo

Ler Artigo
Whatsapp fora do ar: Instale Telegram em massa com urmobo

Whatsapp fora do ar: Instale Telegram em massa com urmobo

Ler Artigo
Trabalho híbrido: Como criar uma estratégia de mobilidade empresarial bem-sucedida?

Trabalho híbrido: Como criar uma estratégia de mobilidade empresarial bem-sucedida?

Ler Artigo
BYOD: Produtividade e economia na empresa usando seus próprios aparelhos móveis

BYOD: Produtividade e economia na empresa usando seus próprios aparelhos móveis

Ler Artigo
5 dicas para fazer o gerenciamento de dispositivos móveis de forma eficiente

5 dicas para fazer o gerenciamento de dispositivos móveis de forma eficiente

Ler Artigo
Como e por que bloquear aplicativos em dispositivos móveis de uso corporativo?

Como e por que bloquear aplicativos em dispositivos móveis de uso corporativo?

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter