Sumário
Dados de localização tem um potencial enorme para as empresas, e o geofencing é exemplo prático disso. Essa tecnologia permite que organizações definam áreas geográficas específicas e monitorem a entrada e saída de dispositivos móveis dentro dessas demarcações.
Para isso, é utilizado o GPS ou outras tecnologias de localização para criar um limite virtual ao redor de uma área específica. Mas pensando em mobilidade e celular corporativo, o que isso significa?
Vamos explicar a importância de utilizar o geofencing na segurança de celulares corporativos, sua relação com LGPD e como autorizá-la. Acompanhe!
O geofencing em dispositivos corporativos funciona de uma maneira simples: o objetivo é monitorar a localização dos dispositivos pertencentes à empresa.
Para implementar o geofencing em dispositivos corporativos, a empresa precisa instalar um software de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) em cada dispositivo.
Esse software permite que a empresa monitore a localização dos dispositivos em tempo real e defina limites geográficos que acionam alertas ou ações específicas.
Por exemplo, uma empresa pode criar uma cerca virtual ao redor de uma área restrita, como um armazém ou uma sala de servidores, e configurar o MDM para enviar um alerta para o administrador se um dispositivo entrar nessa área.
Ainda, o MDM pode bloquear o acesso aos dados confidenciais em dispositivos que estejam fora da cerca virtual — aumentando a segurança do celular corporativo.
O geofencing é uma ferramenta que ajuda as empresas a controlar e monitorar a localização dos dispositivos, permitindo a tomada de medidas de segurança para o celular corporativo.
Há três razões fundamentais que evidenciam sua importância são eles:
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação brasileira que estabelece regras para o tratamento de dados pessoais de indivíduos.
Quando se trata de geofencing, há alguns cuidados importantes que as empresas precisam tomar para estar em conformidade com a LGPD. Aqui estão alguns deles:
>> Quer entender mais sobre LGPD e gestão de dispositivos móveis? Leia nosso material sobre o tema!
A autorização de geolocalização é uma permissão que você precisa conceder para que um aplicativo ou serviço possa acessar sua localização geográfica. Sem essa autorização, o aplicativo ou serviço não poderá coletar informações de localização precisas.
As etapas exatas para autorizar a geolocalização podem variar dependendo do sistema operacional e do dispositivo que você está usando. Aqui estão alguns passos gerais para autorizar a geolocalização em dispositivos móveis comuns:
Há várias vantagens de utilizar o geofencing em seu negócio. Por exemplo, o geofencing pode fornecer informações valiosas sobre como os clientes interagem com sua loja ou negócio.
Caso usem totens com tablet, você pode coletar dados sobre quantas pessoas entram na sua loja, quanto tempo elas passam lá, que áreas do estabelecimento são mais populares, entre outras informações.
Ele também pode ser usado para gerenciar frotas de veículos. É possível criar cercas virtuais em torno de locais que seus veículos devem evitar ou monitorar, como zonas de construção, áreas de tráfego pesado ou de alto risco de roubo para as equipes externas.
Você pode receber alertas quando um veículo entra ou sai dessas áreas, o que pode ajudar a manter sua frota segura e eficiente.
Ainda, o geofencing pode ser usado para monitorar a localização dos funcionários, especialmente aqueles que trabalham em campo. Garantindo a segurança deles na região.
Além disso, ainda é possível criar cercas virtuais em torno das áreas onde eles devem trabalhar ou evitar, e receber alertas se eles saírem dessas áreas. Isso pode ajudar a garantir que seus funcionários estejam trabalhando de maneira produtiva e segura — pois vai seguir os parâmetros da LGPD.
Quer entender ainda mais como o geofencing pode simplificar o seu negócio? Confira nosso ebook exclusivo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia de localização!