Sumário
O filtro de conteúdo, como o próprio nome diz, é uma ferramenta de controle de acesso a determinados conteúdos dentro de um sistema ou da navegação web como um todo, que funciona através do uso de um software onde são configuradas restrições de acordo com a necessidade da empresa.
O objetivo é evitar o acesso a conteúdos inapropriados, o acesso a dados confidenciais que estão na rede, invasões vindas de URLs maliciosas, impedir a visita a sites com spam, ou, no caso das instituições educacionais, proteger alunos de conteúdo adulto.
É possível ainda configurar níveis de hierarquia com mais ou menos liberdade, acesso apenas aos conteúdos relevantes para cada função na empresa, estipular horários para certos tipos de conteúdo, e mais.
Hacking, phishing, malware e vírus são algumas das maiores ameaças às empresas. Neste caso, a filtragem de conteúdo funciona como uma segurança a mais na rede, já que pode evitar a engenharia social e fraudes.
Como nem sempre é possível garantir que todos os colaboradores da sua empresa terão cuidado ao usar os dispositivos da companhia, a filtragem de conteúdo é importante para ajudar a proteger os endpoints e monitorar a navegação dos usuários conectados à rede.
As configurações permitem o controle do que pode ou não pode ser acessado e evita muitos problemas como vazamentos de dados e invasões hackers. O filtro, porém, precisa ser bem pensado para que ofereça proteção, sem atrapalhar o desempenho dos colaboradores.
A solução da Urmobo age como intermediário desses acessos dentro de um dispositivo, rede ou sistema, seguindo as diretrizes pré-estabelecidas pela empresa. Depois de registrar os devices, conseguimos permitir ou bloquear sites, conteúdos, e determinar uma política, assim como enviá-la para todos os dispositivos.
Existem vários tipos de filtros que podem ser implementados, dependendo de sua finalidade. Os principais são:
Também é possível ativar a filtragem através do Modo Kiosk. O acesso será limitado aos sites e aplicativos autorizados, traz segurança aos colaboradores, evita conteúdo prejudicial e malicioso, além de garantir somente as informações legítimas na web.
Um bom software como Urmobo permite a criação de filtros específicos para cada usuário, pensando justamente em uma hierarquia de responsabilidade. Sendo assim, informações sensíveis ficam liberadas, por exemplo, só para diretores e gerentes. Algumas das vantagens são:
O MDM da Urmobo permite controlar o conteúdo que os usuários podem visualizar em dispositivos gerenciados. É possível assim, diminuir as distrações das equipes, bloquear ou permitir URLs com base nos requisitos da empresa, criar listas de acesso e ainda garantir a certos usuários, o acesso temporário dentro de um ambiente controlado e monitorado.
Gerenciar seus dispositivos não precisa ser algo difícil. Com Urmobo, a segurança de sua organização e de seus usuários finais está garantida. Veja todas as funcionalidades e faça nosso Teste Grátis