Tempo est. de leitura: 10 minutos Atualizado em 14.02.2023

Tecnologias têm o potencial de trazer enorme praticidade no cotidiano. Mas, quando estamos falando de ambientes corporativos e gerenciamento, isso ainda é mais importante — afinal, envolve produtividade. O software MDM, portanto, é a melhor resposta para isso.

Empresas que precisam fazer um controle próximo dos dispositivos móveis da organização e, ao mesmo tempo, garantir a segurança das informações de acordo com a LGPD são as que mais se beneficiam dele.

Mas, você entende exatamente como a mobilidade corporativa desse software transforma o meio de trabalho? Quer conhecer ainda mais suas funcionalidades e vantagens?

Nesse artigo, vamos tirar essas dúvidas e apresentar o MDM Urmobo como uma solução para quem quer fazer esse controle no melhor nível de qualidade. Vamos lá?

O que é um software MDM? Tire suas dúvidas!

Um software MDM nada mais é do que uma tecnologia focada em gerenciar dispositivos móveis — podendo ser smartphones, laptops ou tablets —, com o objetivo de monitorar, proteger e respeitar as políticas de uso no ambiente corporativo.

Como é pensando para o ambiente de trabalho, ele tem total relação com a capacitação da força laboral de uma companhia, seja ela presencial ou remota.

Inclusive, com o aumento do home office — por exemplo, a pesquisa da Catho descobriu que em 2022, as vagas nesta modalidade cresceram 496% —, tem sido uma maneira de facilitar esse acompanhamento dos colaboradores fora do escritório.

Mas, o uso do software MDM não precisa se restringir a isso. Na verdade, possui muita utilidade para equipes que atuam na sede da empresa e, da mesma forma, para colaboradores externos, que exercem em campo suas atividades durante o período de trabalho, como é o caso dos transportadores.

A realidade é que todas as pessoas estão constantemente conectadas a esses dispositivos e, inclusive, como ferramenta de trabalho. Logo, essa tecnologia tem papel crucial no melhor aproveitamento disso.

Quais são os primeiros passos para se ter um software MDM?

Para se ter um software MDM na empresa, a primeira preocupação deve ser a mobilidade corporativa. O quanto a sua companhia está adaptada a essa tendência? Esse é um processo construído dentro do ambiente de trabalho, e que envolve transformações diversas, como:

  • disponibilidade de opções de trabalho remoto quando for viável;
  • oferecimento de dispositivos móveis para fins comerciais;
  • possibilidade de uso de dispositivos próprios monitorados;
  • aproveitamento da nuvem para compartilhamento de dados;
  • políticas de uso para todos os dispositivos monitorados.

Essas são algumas práticas que fazem parte de uma empresa que caminha no sentido de se preparar para ter um software. No entanto, além de tudo isso, é de extrema importância ter estratégia orquestrada com todas as áreas da empresa.

Isso significa que não é só o setor de TI que deve estar integrado e familiarizado com a mobilidade corporativa, mas sim todos os setores — seja vendas, RH ou logística —, pois todos também podem usufruir dessa tecnologia.

Como criar uma política de MDM?

Entendendo os pontos iniciais, também precisamos destacar um aspecto primordial que citamos sobre o uso desse software: a construção de uma política de MDM.

Ela nada mais é do que um conjunto de normas, regras e diretrizes que vão orientar a forma como todos os colaboradores envolvidos vão usar os celulares, smartphones e tablets corporativos.

Em geral, estamos falando de um documento escrito — acessível e claro — que reúne todas essas informações sobre a mobilidade corporativa da companhia. Sem isso, vale dizer, dificilmente o aproveitamento será máximo.

Claro que as definições dependem fortemente do setor, tamanho e propósito da empresa, no entanto, há algumas práticas básicas que devem ser seguidas na hora de criar essa política. São elas:

  • definir quais são os aparelhos permitidos, descrevendo marcas, modelos, e sistemas operacionais;
  • estabelecer todos os cargos e setores que devem entrar na lista de uso dos dispositivos da empresa;
  • hierarquizar os dados para que os diferentes cargos tenham acesso àquilo que é respectivo da sua responsabilidade;
  • organizar como será a transferência de informações, seja por meio de servidor interno ou armazenamento na nuvem;
  • explicar o papel da equipe de TI em relação ao suporte e gestão dos aparelhos;
  • elencar todos os comportamentos e práticas que são proibidas, como o uso de aplicativos durante o período de trabalho;
  • adaptar todas as regras conforme as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e basear sua segurança a partir disso.

MDM Urmobo: conheça as suas funcionalidades

Depois desse grande panorama sobre o uso do software MDM, chegou o momento de apresentarmos as funcionalidades que um bom sistema oferece, como é o caso da Urmobo. Veja a seguir cada uma delas!

Gerenciamento de dispositivos móveis

A principal funcionalidade do MDM Urmobo é o gerenciamento de dispositivos móveis. Esse é o carro-chefe do software, que vai permitir o controle e o acesso a todo e qualquer aparelho que seja usado dentro da empresa.

É possível fazer a gestão do seu parque de dispositivos, como smartphones, laptops, tablets e chromebooks. Ao mesmo tempo, a gestão engloba os mais variados sistemas operacionais: iOS, Android e Chrome OS.

Atualizações e instalações em massa

Outra função que o MDM Urmobo oferece é a atualização e instalação de aplicativos em massa. Essa é uma maneira de automatizar essa tarefa manual e, assim, trazer mais facilidade para os colaboradores.

Caso exista essa necessidade, a equipe de TI poderá utilizá-la para todos os aparelhos de uma só vez. Controlar isso de forma coletiva é fundamental para garantir que nenhuma instalação ou atualização deixe de ser feita e isso comprometa a segurança do dispositivo.

Controle de acesso

Com o software da Urmobo também é possível controlar quem vai acessar o que. Ou seja, a equipe de gestão pode definir e restringir o acesso a recursos corporativos em qualquer dispositivo móvel.

Na prática, um dos principais efeitos disso é que fica bem mais fácil evitar que os usuários de qualquer aparelho acessem arquivos e documentos que não são autorizados para o seu setor ou nível de cargo.

Bloqueio de aplicativos e funcionalidades

O bloqueio de aplicativos e funcionalidades é mais uma das possibilidades que o software MDM da Urmobo oferece. Chamado de modo kiosk, dá para impedir que certo usuário utilize outras aplicações além das que são permitidas.

Essa é uma função disponível para situações em que é necessário impedir o download ou a execução de aplicativos, o que traz mais vulnerabilidade ao aparelho e, assim, à empresa.

Quer entender melhor sobre o modo kiosk? Aproveite para ler nosso artigo sobre essa funcionalidade!

Suporte ao BYOD

Por fim, ainda falando das funcionalidades do MDM Urmobo, é fundamental citar o suporte ao BYOD (Bring Your Own Device). Nesse caso, os colaboradores podem usar seu próprio dispositivo para exercer suas atividades.

Vale dizer que o uso de equipamentos pessoais para trabalho é totalmente pautado na segurança das suas informações, garantindo que tudo que for de uso pessoal não irá interferir na parte profissional.

5 vantagens da solução Urmobo

Além das funcionalidades, é fundamental apresentarmos as vantagens da solução Urmobo. Elas se confundem com as próprias características, pois são também ganhos. Vamos ver a seguir!

Segurança da rede

A primeira e grande vantagem dessa solução Urmobo é a segurança da rede. Software MDM, em geral, buscam fortalecer os recursos da rede e evitar vazamento de dados que possam comprometer a companhia.

Por exemplo, caso roubem ou percam o dispositivo, uma plataforma MDM poderá localizá-lo, bloqueá-lo e, em seguida, limpar os dados remotamente antes que sejam acessados.

Conformidade regulatória

O MDM Urmobo garante toda a conformidade regulatória necessária para a gestão de informações dos usuários. Todas as empresas possuem definições específicas sobre as práticas cibernéticas e informações confidenciais.

É por isso que essa solução da Urmobo irá ajudar a garantir que os trabalhadores sigam as melhores práticas e que as empresas estejam dentro da LGPD.

Maior produtividade

Quando se consegue limitar e definir o que os usuários podem ou não acessar durante o horário de trabalho, por exemplo, é mais fácil aumentar o nível de produtividade da empresa. Isso acontece porque, naturalmente, não existem tantas distrações.

Isso é essencial quando estamos falando de pessoas que dependem diretamente de um dispositivo móvel para executar suas funções. Junto a isso, tudo que envolve configuração não precisa ficar nas mãos do colaborador, sendo automatizado, e poupando tempo também.

Redução de custos

Os custos também são menores quando se conta com uma solução como a do Urmobo. Não só pela produtividade, mas o maior foco dos colaboradores irá trazer um melhor retorno para a empresa.

Outros aspectos também favorecem isso, como a análise do consumo de dados por app. Com ela, é super fácil saber quanto cada um está consumindo o plano de dados móveis e encontrar medidas para fazer melhor uso da internet. Assim, se reduz custos também.

Controle do inventário

Outra área de empresa que ganha muito com essa solução é o inventário dos dispositivos. Isso vai ajudar a manter as informações atualizadas sobre o histórico dos dispositivos móveis da empresa e, assim, compará-los com a situação atual.

Tendo as informações de todos os seus dispositivos de maneira rápida, os relatórios de atividades também se tornam mais completos e ajudam a avaliar com mais assertividade o desempenho de cada aparelho.

Case de sucesso: conheça a parceria entre a Brinks e Urmobo

Para reunir tudo que já falamos até agora sobre essa solução, não poderíamos deixar de apresentar também um case real de como a Urmobo tem transformado os negócios. Esse é o caso da parceria com a Brinks.

Através das soluções baseadas no sistema Android Enterprise, a Brinks conseguiu ter uma redução de quase 50% com essa gestão de dispositivos.

Como a tecnologia é equipada com ferramentas de segurança mais recentes do sistema Android para empresas, como bloqueio de acessos, monitoramento de horário de funcionamento, controle de aplicativos, a segurança é muito maior.

Consequentemente, isso ajudou a reduzir o Custo Total de Propriedades (TCO) e o consumo de dados, sempre com uma camada a mais de proteção e personalização para os dispositivos.

E se você também quer se tornar um case de sucesso e trazer mais praticidade para sua mobilidade corporativa com um software MDM, está na hora de aproveitar a Urmobo. Entre em contato com a gente!

Você também pode gostar desses artigos

Como a análise preditiva funciona na segurança de dados?

Como a análise preditiva funciona na segurança de dados?

Ler Artigo
 LLM: como funciona a Large Language Model? 

 LLM: como funciona a Large Language Model? 

Ler Artigo
5 novos recursos Android anunciados pelo Google na CES 2024

5 novos recursos Android anunciados pelo Google na CES 2024

Ler Artigo
Retrospectiva Urmobo 2023: Conquistas, desafios e resultados de negócio

Retrospectiva Urmobo 2023: Conquistas, desafios e resultados de negócio

Ler Artigo
Simplifique suas operações com outsourcing de TI

Simplifique suas operações com outsourcing de TI

Ler Artigo
Urmobo na Conferência global de parceiros do ChromeOS 2023, em Nova York

Urmobo na Conferência global de parceiros do ChromeOS 2023, em Nova York

Ler Artigo
Importância da IA na segurança de dispositivos corporativos

Importância da IA na segurança de dispositivos corporativos

Ler Artigo
5 principais etapas para a implantação de um projeto MDM

5 principais etapas para a implantação de um projeto MDM

Ler Artigo
Android 14 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Android 14 Beta 1 é lançado pelo Google. Saiba o que há de novo;

Ler Artigo
Google lança prévia do Android 14 para desenvolvedores 

Google lança prévia do Android 14 para desenvolvedores 

Ler Artigo
Controle a distribuição de documentos corporativos em dispositivos

Controle a distribuição de documentos corporativos em dispositivos

Ler Artigo
Como a solução MDM pode auxiliar a performance da operação de TI

Como a solução MDM pode auxiliar a performance da operação de TI

Ler Artigo
Inscreva-se em nossa Newsletter