Sumário
Confira os recursos anunciados pelo Google para o Android 14, em versão inicial para testes e desenvolvimento;
Dados divulgados em janeiro de 2023 mostraram que o Android 13 está sendo executado em 5,2% dos smartphones. As estimativas representam um bom índice.
Mesmo assim, o Google não interrompeu o seu cronograma e já está trabalhando na próxima versão do sistema operacional móvel, anunciado recentemente como DP1, 1ª versão prévia do Android 14.
O lançamento, que já era esperado para esta época, está disponível apenas para os desenvolvedores de software cadastrados, que já podem testá-lo em dispositivos Pixel.
Pelo 4º ano consecutivo, a prévia começou em fevereiro para maior tempo de feedbacks e atualização dos aplicativos. Entre março e abril, as primeiras versões beta serão liberadas para usuários comuns testarem.
Entre junho e julho é esperado que o software atinja a estabilidade. O lançamento final está previsto para acontecer entre os meses de julho e agosto de 2023.
O Android 14 baseia-se no trabalho feito no Android 12L e 13 para suportar diferentes tipos e tamanhos de tela, como tablets e dobráveis. Com o uso do Cross device SDK, anunciado no início deste ano, será possível criar experiências ricas que funcionam intuitivamente em diferentes dispositivos e formatos.
A atualização traz novos recursos e APIs, juntamente com melhorias no desempenho, privacidade, segurança e personalização do usuário. O Android 14 continua no esforço para otimizar a maneira como os aplicativos funcionam juntos, melhorar a saúde do sistema, a duração da bateria e a experiência do usuário final.
A versão inclui melhorias no gerenciamento de energia da bateria; as informações sobre seu uso serão claramente exibidas como “Tempo de tela desde a última recarga completa”.
Os usuários poderão aumentar sua fonte para 200%. Anteriormente, a escala máxima de tamanho da fonte em dispositivos Pixel era de 130%.
Para mitigar problemas em que o texto ficaria muito grande, o sistema evita desproporções entre as fontes automaticamente. Isso garante que o texto que já é grande o suficiente não aumente na mesma proporção que o texto menor.
Também, será possível personalizar o conjunto de idiomas exibidos na lista de idiomas por aplicativo nas configurações do Android. Isso permite personalizar por região, executar experimentos A/B e fornecer locais atualizados se o aplicativo utilizar pushes de localização do servidor.
A API traz suporte para usuários que falam idiomas que têm gênero gramatical.
Agora, há a possibilidade de remover um software indesejado instalado por fabricantes ou operadoras, os chamados bloatwares, que ocupam espaço e ficam ativos na memória sem necessidade.
Para evitar que aplicativos maliciosos, o Android 14 impedirá o envio de intenções internamente não especificadas.
O carregamento dinâmico de código (DCL) introduz saídas para malware e explorações, já que os executáveis baixados podem ser manipulados inesperadamente.
Os aplicativos exigirão que os arquivos carregados dinamicamente sejam marcados como somente leitura.
Na questão segurança, o Android 14 vai barrar a instalação de aplicativos antigos via sideload, além do bloqueio das permissões de aplicativos maliciosos de maneira automática.
O malware geralmente tem como alvo níveis mais antigos de API para contornar as proteções de segurança e privacidade nas versões mais recentes do Android. Para se proteger contra isso, aplicativos com um targetSdkVersion inferior a 23 não poderão ser instalados.
O Credential Manager, uma nova API, permitirá simplificar a jornada de autenticação dos usuários, além de aumentar a segurança com chaves de acesso, uma substituição significativamente mais segura para senhas e outros fatores de autenticação phishable.
O recurso, já presente no Android 13, foi aprimorado. Não haverá mais a necessidade de conceder acesso à pasta de mídias por completo. O usuário poderá restringir quais fotos ou vídeos os apps podem acessar. Essa mudança melhora a privacidade dos usuários e garante maior controle sobre seus dados.
A adição de novas funcionalidades para transferências de dados pelo usuário facilitarão o gerenciamento de downloads e uploads; particularmente quando eles exigem restrições, como download apenas em Wi-Fi.
A partir do Android 14, o armazenamento raiz do Android tornou-se atualizável por meio do Google Play, o que traz mais segurança para o software. O Google deve revelar mais detalhes sobre o novo SO durante o evento anual I/O, previsto para maio.
Vale destacar que o Android 14 Developer Preview (DP1) não é recomendado para usuários comuns, já que erros e bugs podem acontecer. No momento, é possível instalar o sistema nos seguintes dispositivos:
O Android 14 chega repleto de novos recursos e experiências úteis. Aproveite e fique atento aos novos anúncios e funcionalidades.
A Urmobo, em parceria com Google, utiliza o Android Enterprise e técnicas inteligentes de gerenciamento para sua empresa. Assim, há uma reforçada segurança contra o vazamento de dados e garantia da integridade dos devices, mesmo com a separação entre os dados pessoais e profissionais.
Entre em contato com a equipe especializada para configurar o Android para a sua empresa ou faça nosso Teste Grátis!