Sumário
A prévia do Android 15 para desenvolvedores inclui atualizações para Privacy Sandbox, novas APIs de proteção de integridade de arquivos, controles de câmera, expansão do Android Dynamic Performance Framework e mais;
O Android 14 foi lançado publicamente em outubro de 2023. Enquanto muitos dispositivos ainda recebem atualização, o Google já trabalha na próxima versão de seu sistema operacional móvel.
Com a atenção voltada para o Android 15, rumores e informações têm surgido gradualmente, criando uma alta expectativa. Saiba mais!
Na sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024, o Google anunciou o Developer Preview 1 (DP1). Voltado para desenvolvedores, o DP1 permite testar aplicativos, familiarizar-se com as novas APIs e dar feedback antecipado sobre a versão.
Junto disso, o cronograma oficial de atualizações do Android 15 foi anunciado. Como no passado, haverá 6 lançamentos antes que o sistema operacional se torne estável, divididos em 2 prévias do desenvolvedor (em fevereiro e março) e 4 betas (lançados ao longo de abril e julho).
Quanto ao suporte, não é surpresa que o 1º a receber o Android 15 será o Pixel do próprio Google. No entanto, apesar de serem os únicos a experimentar o S.O. durante o desenvolvimento, nem todos os dispositivos serão elegíveis. Estão confirmados:
A série Google Pixel 8 recebe atualizações completas do sistema operacional até 2030, 7 anos desde seu lançamento.
Samsung, OnePlus, Asus e Motorola oferecem políticas de atualização razoáveis que variam de 3 a 5 anos após o lançamento. É bem provável que o Android 15 chegue ao Samsung Galaxy como o S24 Ultra e os próximos Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6; além de marcas como Nokia, Sony, posteriormente.
O lançamento promete dar um salto significativo, trazer melhorias de segurança, desempenho e aprimorar a experiência do usuário em várias frentes. Apesar de surpresas estarem escondidas em seu código, alguns recursos são visíveis para qualquer pessoa que instale a versão de teste.
Neste contexto, podemos esperar mais personalização e privacidade, mudanças para tela inicial, retorno dos widgets de tela de bloqueio e potencialmente novos ícones e cores no Material You.
Os widgets da tela de bloqueio se tornaram um recurso integrante do Android 14, após passarem por uma atualização há alguns anos, coincidindo com a introdução do Material You.
Embora detalhes específicos permaneçam não divulgados, a perspectiva de widgets na tela de bloqueio é uma novidade. Esta adição oferece informações valiosas mais rapidamente, sem a necessidade de desbloquear todo o dispositivo.
O Google tem trabalhado consistentemente para melhorar a eficiência do Android a cada nova versão. Por isso, novos recursos podem fornecer orientações valiosas sobre a saúde da bateria. O Android 15 se concentrará na saúde da bateria e no armazenamento de aplicativos para estender a durabilidade do dispositivo.
A opção de arquivar aplicativos, arquivos e pastas, em vez de desinstalá-los, não é algo novo ao Android 15. No entanto, a atualização introduz um novo método que auxilia o gerenciamento de espaço. O recurso coloca de forma segura estes dados em estado inativo, diminuindo o espaço ocupado.
Este recurso é como uma varinha mágica para aqueles que preferem manter as funcionalidades mais simples e diretas. Mesmo havendo opções como os launchers, a personalização em modo direto ou simplificado, proporciona um jeito mais prático e intuitivo de usar o dispositivo, além de ser totalmente integrado ao ecossistema do Google.
Imagine só: você está em um animado bate-papo em grupo e as notificações não param de tocar, uma atrás da outra. Com o novo recurso de espera de notificação, o volume do toque será automaticamente reduzido quando um grande fluxo de mensagens surgir em um mesmo aplicativo.
A nova melhoria implementada garante uma navegação muito mais suave no componente WebView. Agora, ele será mantido na memória RAM, evitando recargas completas e tornando a experiência de navegação na web muito mais eficiente, especialmente em dispositivos menos potentes.
O Google caprichou na hora de tornar o sistema mais tátil! Agora, ao ajustar o nível de brilho, você sentirá uma vibração correspondente. O feedback é sutil, mas consegue aprimorar a experiência de uso.
Agora, será possível compartilhar ou gravar apenas uma janela do aplicativo, ao invés de capturar a tela inteira do dispositivo. Esse recurso inovador foi lançado primeiramente no Android 14 QPR 2 em dispositivos Pixel, porém agora estará disponível em toda a plataforma Android.
No quesito privacidade e segurança, o Android 15 traz consigo a mais recente versão do Privacy Sandbox do Google. Essa funcionalidade tem como objetivo eliminar os cookies publicitários, principalmente nos navegadores de internet, contribuindo para reduzir a coleta de dados dos usuários.
O Google tem se dedicado ao longo dos anos para minimizar a necessidade de alterações no kernel do Android. Essa missão traz, não só uma segurança reforçada, mas também melhorias significativas em desempenho, suporte para novo hardware, sistema mais eficiente e preparado para as demandas do futuro.
Você sabia que antes do lançamento do Android 10, o Google costumava nomear as versões do sistema operacional como sobremesas? Agora, esses codinomes são utilizados apenas internamente. No entanto, como parte da tradição, o Android 15 é reconhecido como Vanilla Ice Cream.
Embora esses sejam alguns dos recursos notáveis que podem ser confirmados, esta é a 1ª prévia do desenvolvedor do Android 15. Lembre-se que todas as adições são análises possíveis, estão em testes, ou podem ser alteradas conforme o processo.
Para os dispositivos corporativos, Urmobo, em parceria com Google, utiliza o Android Enterprise e técnicas inteligentes do MDM para proteger a sua empresa; além de uma reforçada segurança, garante a integridade dos dispositivos – mesmo quando há separação entre dados profissionais e pessoais.
A Urmobo simplifica a gestão de ativos móveis com uma interface 100% web e permite a configuração de multidispositivos de maneira fácil e centralizada.
Fique de olho por aqui nas atualizações. Aproveite e faça o nosso teste grátis.
Fonte: Developer Android / Android Authority / Android Police