Sumário
Com o novo Find My Device e alerta de rastreador desconhecido, o Android ajuda seus dispositivos a se manterem ainda mais seguros;
À medida que os devices são incorporados a diferentes ambientes, aprimoramentos são lançados para simplificar e garantir a proteção dos dados e de seus usuários. Com mais de 3 bilhões de dispositivos ativos em todo o mundo, o Android tem sido utilizado globalmente tanto para uso pessoal quanto profissional.
Sua última versão operacional, o Android 14, foi anunciada recentemente no Google I/O 2023 e traz atualizações ao nível do sistema, mais personalização ao Material You, inovações por IA e reforços importantes de privacidade e segurança.
Nesta nova versão, dois recursos merecem destaque por oferecer mais seguridade, estabilidade e conformidade aos dispositivos. Saiba mais!
Atualmente, o Find My Device ajuda a localizar dispositivos perdidos ou roubados que têm recursos de localização e estão conectados à internet. Porém, para as empresas que precisam acompanhar muitos aparelhos de uma vez, isso acaba ficando complicado. Com a atualização, a nova experiência torna possível visualizar dispositivos que estão offline ou que não têm recursos de localização ativados.
A nova rede Find My Device agora aproveita mais de um bilhão de dispositivos Android em todo o mundo permitindo que dispositivos de terceiros com o sistema operacional possam detectá-lo e mandarem alertas sobre a localização para o dono.
Ao conectar rastreadores Bluetooth compatíveis aos seus objetos do dia-a-dia — como chaves, carteiras, fones de ouvido ou bagagem, é possível torná-los encontráveis.
A rede Find My Device foi construída com prioridade na privacidade do usuário. Os dados de localização crowdsourcing da rede são criptografados de ponta a ponta, o que garante que o Google não pode vê-los ou usá-los para quaisquer outros fins.
O alerta de rastreador desconhecido no Android notifica automaticamente um usuário se determinar que um rastreador desconhecido está se movendo com você. Assim, é possível visualizar o dispositivo em um mapa para entender onde ele foi visto com você e reproduzir um som no rastreador para ajudar a localizá-lo, além de poder desativa-lo fisicamente ou impedi-lo de atualizar sua localização.
Essa digitalização manual foi incorporada ao processo para que os usuários possam pesquisar proativamente por rastreadores desconhecidos que estão perto deles. Os alertas de rastreador desconhecido funcionam com rastreadores Bluetooth, incluindo Apple AirTags e compatíveis com a rede Find My Device.
Para evitar aplicativos maliciosos, o Android 14 impedirá o envio de intenções internamente não especificadas. A versão 14 também bloqueará a instalação de aplicativos antigos via sideload, além do bloqueio das permissões de aplicativos maliciosos de maneira automática.
O Google está incluindo receptores de tempo de execução e carregamento de código dinâmico somente leitura para evitar qualquer possibilidade de injeção de código. Os apps poderão limitar a visibilidade de dados sensíveis para serviços de acessibilidade focados em pessoas com deficiência.
O Credential Manager, uma nova API, também permitirá simplificar a jornada de autenticação dos usuários, além de aumentar a segurança com chaves de acesso, uma substituição significativamente mais segura para senhas e outros fatores de autenticação phishable.
Além do Find my Device e alerta de rastreadores desconhecidos, outras funcionalidades para o Android 14 serão divulgadas conforme atualizações contínuas do sistema. O Android, quando utilizado em parceria com a solução MDM da Urmobo, traz ainda mais benefícios para empresas de qualquer tamanho. Assim, é possível:
Saiba mais sobre estratégias de segurança para gerenciar dispositivos móveis e a integração dos recursos Android em sua empresa com a equipe Urmobo. Se preferir, assine e teste por 15 dias grátis o nosso Trial.
Fonte: Blog Google