Sumário
Para grandes mudanças em uma empresa, planejamento é fundamental. Confira as 5 principais etapas para a implantação de um projeto MDM;
Tendências como o trabalho híbrido, trabalho remoto e home office popularizaram ainda mais o uso dos dispositivos móveis, contribuindo para seu crescimento como ferramenta corporativa em diversos ambientes.
Embora seus recursos ofereçam várias vantagens, eles também podem levar a problemas críticos de segurança, acessos não autorizados e vazamento de dados. Por isso, cerca de 85% das empresas precisaram estabelecer fortes políticas de segurança após a pandemia do COVID-19.
Uma implantação planejada de uma solução MDM pode ajudar a simplificar muitos desafios, oferecer controle e gerenciamento, garantindo conformidade e privacidade. Quais são os passos necessários então, para começar a obter o máximo desses benefícios?
A primeira coisa a se pensar é em uma estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis sob medida para o seu negócio.
Para isso, é necessário pensar nos devices, benefícios e funcionários, fazer um mapeamento das necessidades da empresa, estudo das demandas, dinâmicas dos processos, recursos disponíveis , além de fraquezas e forças. Isso trará um norte para sua implantação.
O gerenciamento de dispositivos móveis depende principalmente de um software MDM que conta com um servidor em nuvem. Para começar a utilizá-lo, basta possuir dispositivos conectados à internet (Desktop/Notebook/Tablet) para acesso ao console de gerenciamento.
Para grandes iniciativas e mudanças em uma empresa, o planejamento é fundamental. Confira as principais etapas para uma boa estrutura:
É importante pensar quais são as necessidades de sua empresa. Quem serão os usuários? Quais as suas funções? Como eles utilizarão o dispositivo móvel? Quais apps, recursos e ferramenta de trabalho não podem faltar?
Depois, é de grande importância que, entre tantas opções, o gestor saiba escolher um celular corporativo.
Algumas empresas podem permitir que os colaboradores utilizem seus próprios aparelhos (BYOD – Bring Your Own Device) para as funções, enquanto outras, já necessitam de dispositivos dedicados.
Com o crescimento do número de profissionais utilizando os devices, há o aumento também da necessidade de preservar e garantir a segurança dos dados e informações da empresa, bem como dos clientes da organização.
Construir uma boa política de segurança, conjunto de medidas estabelecidas para que não haja maiores riscos ou vazamentos de dados, traz diversos benefícios para o negócio. Pense nos usuários e envolva a equipe de Ti em algumas questões, como:
O gerenciamento de dispositivos móveis depende principalmente de um software conhecido como MDM, que conta com um servidor em nuvem. Ele é capaz de de configurar as políticas de gerenciamento de dispositivos e o mesmo processo pode ser utilizado para implantar aplicativos e configurações, de maneira fácil e rápida.
Após estabelecer a política de segurança da empresa, é importante contar com ferramentas e ações que a mantenham atualizada e constantemente monitorada.
A maioria dos métodos de provisionamento hoje exige que administradores de TI configurem fisicamente cada um dos aparelhos.
A instalação Zero Touch ajuda a resolver isso, ao abranger operações como implementação, gestão, administração, monitoramento, controle, a partir de um console web/ plataforma central, sem ter que lidar fisicamente com devices.
Em dispositivos Android, a equipe Urmobo consegue registrar, em qualquer escala e de uma só vez, o MDM em quantos dispositivos for preciso, para que os funcionários só liguem e comecem a trabalhar.
Outro recurso é distribuir aplicativos específicos remotamente de uma só vez, com base nos que os funcionários precisam para a função; criar perfis para equipes; aplicar o ‘Modo Kiosk‘, que possibilita desde a troca do fundo de tela até o bloqueio dos aparelhos gerenciados, rastrear o monitoramento do inventário dos dispositivos e mais.
Uma das coisas a se pensar é em como os dispositivos móveis serão monitorados dia após dia. Qual a rotina de atualização de aplicativos? Será possível controlar, monitorar e dar suporte através do acesso remoto, para resolver instantaneamente problemas?
Ao escolher uma solução MDM, é preciso que ela consiga atender as necessidades específicas da sua empresa, por isso, é recomendado fazer um teste grátis para ver na prática as funcionalidades.
A integração do MDM com suas ferramentas preferidas fornece uma solução de alto desempenho, além de oferecer menor demanda associada ao suporte técnico.
Em vez de fluxos manuais e configuração de vários processos, o MDM simplifica, informa o que está acontecendo e solicita permissão junto ao sistema operacional para agir. A solução é indispensável para o comando das organizações de todos os tamanhos.
Com tantas possibilidades, é hora de você mesmo descobrir, na prática, como o MDM da Urmobo pode ajudar seu negócio a ter mais eficiência, economia e, principalmente, segurança.