Sumário
Com a adoção do trabalho remoto por muitas empresas, a gestão do desempenho no home office se tornou um dos grandes desafios aos times que precisam sempre estar de olho em suas equipes e de mais motivação para garantir melhores resultados.
O coronavírus colocou a comunicação, o monitoramento e o planejamento à distância, como três pilares fundamentais para gerenciar uma empresa de qualquer lugar do mundo.
Mas você sabia que existe uma solução ideal para isso?
O MDM é uma entre várias ferramentas e plataformas que são perfeitas para ajudar na gestão das empresas, fazendo todo o gerenciamento dos dispositivos móveis, aumentando a produtividade, além de diminuir os custos de TI.
Quer entender mais sobre quais são as facilidades que esse formato oferece e, principalmente, como MDM vai ajudar nisso? Continue lendo nosso artigo!
O desempenho no home office é uma preocupação que toda gestão tem e, realmente, deve ter. Desde o início da pandemia, essa forma de trabalho, ainda que existisse de forma tímida, passou a se tornar necessária para o desempenho das atividades com segurança.
E, diante do cenário, passou a ser incorporada como uma nova solução para os ambientes corporativos. Esse episódio fez com que o trabalho remoto se tornasse não só realidade, mas algo possível, mesmo após a crise.
É por isso que, atualmente, 30% dos trabalhadores pretendem dar prioridade a vagas nesse modelo em 2023, por exemplo.
Esses dados são do Vagas.com para o software de R&S Vagas For Business. O grande motivo disso, para 28% dos entrevistados, é a possibilidade de ingressar em qualquer empresa do Brasil e do mundo.
Mas, quem ganha ainda o principal destaque é o regime híbrido. A opção de poder mesclar trabalhar em casa e no ambiente corporativo é a preferência de 43,15% dos respondentes.
Mas, a possibilidade de trabalhar remotamente para empresas acaba permitindo com que pessoas possam procurar melhores oportunidades de emprego, afinal, não há barreiras geográficas.
É por isso que, segundo levantamento feito pelo portal Empregos.com.br, 3 em cada 4 profissionais querem mudar de emprego em 2023. E o contexto home office, naturalmente, também torna isso muito mais fácil de ser conquistado.
Essas novas dinâmicas — à distância ou híbridas —, no entanto, precisaram ser acompanhadas pelo ambiente corporativo. E a principal ferramenta facilitadora por trás disso é a mobilidade corporativa.
Em especial, soluções MDM que fazem com que o colaborador possa ter um bom desempenho no home office, pois é monitorando mesmo à distância.
O MDM é uma das melhores alternativas para trazer uma boa gestão dos colaboradores que atuam de forma remota. Mas, de que forma o Mobile Device Management consegue contribuir com isso?
Com ele, sua empresa consegue ter uma fácil interação entre colaboradores, monitorando as atividades de equipes remotas e administrando aplicativos nos devices da empresa.
Como o objetivo é fazer com que o gerenciamento dos dispositivos móveis dos trabalhadores seja efetivo, um dos seus destaques é em relação à segurança das pessoas.
Um bom exemplo disso é geofencing, que permite o ajuste nas configurações dos aparelhos dentro de um determinado espaço. Ou seja, certas ações são geradas ou bloqueadas de acordo com o local em que o colaborador se encontra.
O MDM é fundamental para as empresas que querem aumentar o desempenho no home office, principalmente porque o rendimento é elevado com essa gestão.
E os dados mostram isso: em relação ao primeiro trimestre de 2020, início da pandemia, o rendimento dos trabalhadores em home office no 3.º trimestre do mesmo ano cresceu 53,6%.
Inclusive, o valor médio do rendimento dos brasileiros nesse período foi o segundo maior desde 2018. Esses dados foram coletados pelo economista Bruno Imaizumi, baseado na Pnad do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No entanto, a maior produtividade do desempenho no home office é apenas um dos vários benefícios que se tem quando se alia MDM com esse modelo. Outros que merecem destaque, são:
Vamos falar sobre cada um dos 5 ganhos a seguir!
A transferência de arquivos é uma das facilidades do gerenciamento. Para que nada se perca nesse período de home office, é possível compartilhar em nuvem os arquivos dos projetos que está trabalhando.
Dentro da plataforma, então, fica fácil enviar e sincronizar dados e arquivos de forma remota, automática e segura. Assim, os documentos da empresa ficam salvos sempre em um só local.
Também dá para criar pastas, enviar arquivos para grupos de dispositivos, verificar o consumo de dados e a forma de download. Ao sincronizar arquivos e dados empresariais, todos os funcionários trabalham no mesmo projeto de forma mais ágil, fácil e produtiva.
Você sabe como controlar a organização e distribuição de documentos corporativos? Leia nosso artigo e descubra!
Monitorar e medir componentes das ligações efetuadas com os smartphones corporativos é relativamente fácil quando você tem as ferramentas adequadas.
Com uma solução de MDM, você consegue, de casa, controlar quais números foram ligados, as chamadas recebidas, duração das ligações e ainda, horários dessas chamadas.
A análise log de chamadas analisa justamente a qualidade e quantidade das ligações realizadas pela equipe com os aparelhos smartphones da empresa.
Outro grande ganho é poder analisar a produtividade do time de casa. Essa ferramenta traz a análise de produtividade baseada em porcentagem de uso de cada app. Assim, apresenta o tempo de uso de aplicativos e o seu consumo de dados.
A ideia é trazer mais informações sobre quanto tempo cada aplicativo permaneceu aberto e como os dados foram consumidos pelo usuário, além de disponibilizar relatórios.
Também através do trabalho remoto é possível controlar o funcionamento dos dispositivos móveis da sua empresa através de horários. Por exemplo: um conjunto de aplicativos fica disponível de segunda a sexta das 10 às 20 horas para tal colaborador.
Fora deste intervalo, o aplicativo é ocultado do dispositivo, não estando disponível mesmo no fim de semana. O time fencing é muito útil na própria organização da rotina do home office, por exemplo.
O inventário também ganha com o MDM. Com ele, é possível criar uma relação online sobre os dispositivos móveis. Assim, fica mais fácil contabilizar a quantidade de aparelhos utilizados no momento, da mesma maneira como mapear quem está usando qual.
Isso pode ajudar bastante na proteção de dados empresariais. Por exemplo, se o equipamento for trocado entre pessoas de diferentes cargos, pode ser preciso apagar informações que não são autorizadas.
Ao longo do texto mostramos como o desempenho no home office é foco das empresas e onde o MDM entra para auxiliá-lo.
Se você quer entender ainda mais sobre as ferramentas MDM, leia nosso material!