Sumário
Em gestão de TI, algumas questões são muito complexas e requerem um acompanhamento estratégico. Dentre elas, podemos citar as telecomunicações — os ativos que mais geram custos para as empresas e, dessa forma, necessitam de um gerenciamento eficiente.
Para isso, existe a solução TEM (Telecom Expense Management), que nada mais é do que um gerenciamento de despesas de telecomunicações com o uso de tecnologia. Trata-se de uma ferramenta dedicada ao gerenciamento das despesas, mas que não se limita a elas, mas à gestão como um todo, cuidando da infraestrutura de telecom que gera custos.
Neste artigo, você vai saber quais são as funcionalidades do Telecom Expense Management e os seus principais benefícios. Boa leitura!
Para garantir uma boa gestão de custos com o Telecom Expense Management, é necessário entender as principais funcionalidades dessa solução. Confira!
Os custos com serviços de telecomunicações são sempre significativos para as empresas. Por isso, requerem um gerenciamento apurado que envolve a coleta de informações relevantes, como as tarifas negociadas, as validades dos contratos e os serviços inclusos, entre outros.
Essas informações serão gerenciadas e vão garantir um controle maior sobre tudo o que envolve os custos de telecomunicações. A notificação que informa sobre a proximidade do término do contrato com a empresa de telecomunicações, antes que ele vença, é um bom exemplo disso.
As empresas têm que administrar um número grande de faturas referentes aos serviços contratados, não é mesmo? Gerenciar esses pagamentos é primordial para o andamento do negócio — visto que o esquecimento gera custos adicionais, como multas e juros, além do risco da interrupção do serviço.
O Telecom Expense Management realiza uma busca automática de faturas, garantindo que elas sejam pagas no período certo.
Para realizar um controle eficaz de inventário, é necessário uma gestão centralizada que inclua todos os ativos, como linhas fixas e móveis, ramais, aparelhos e equipamentos, entre outros.
Vale lembrar que uma gestão ineficiente resulta em um alto volume de custos — exemplo disso seria a aquisição de novos aparelhos, que pode ocorrer devido a um inventário desatualizado.
Sem dúvidas, implementar o TEM garante a simplificação dos processos de telecom de uma empresa. Além disso, possibilita que as empresas tenham mais visibilidade sobre sua própria gestão de custos.
Veja alguns dos benefícios:
Conforme visto neste artigo, a Telecom Expense Management garante um controle maior sobre as telecomunicações e os seus custos, assim como a sua eficácia e usabilidade. Ou seja, a TEM possibilita mais eficiência em todos os processos relacionados à telecom.
Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba por e-mail todas as nossas atualizações!