Sumário
O Android 14 Beta 1, a primeira versão pública do sistema operacional, está disponível para instalação em dispositivos Pixel;
O Google anunciou sua primeira versão beta pública do Android 14, após prévia somente para desenvolvedores. Os aprimoramentos, já disponíveis para serem testados em dispositivos Pixel 4a e superiores, mostram ferramentas que os usuários finais poderão encontrar quando o sistema for lançado oficialmente.
Segundo Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, a equipe “está fazendo um progresso constante, refinando os recursos e a estabilidade do Android 14”. ,
O desenvolvimento baseia-se nas versões anteriores para suportar tablets e formatos dobráveis, em aprimorar a experiência com os aplicativos, integrando privacidade, segurança, desempenho, produtividade do desenvolvedor e a personalização do usuário.
No sistema operacional Android, os recursos são implementados por dois pacotes separados, mas igualmente importantes: a estrutura, que fornece serviços, e a interface do usuário do sistema, que dá controle a esses serviços. Cada versão do Android traz novos refinamentos, e aqui estão alguns apresentados no Android 14 Beta 1:
As atualizações incluem alguns recursos gráficos, como efeitos de transição e aplicativos visualmente mais atraentes.
Outra novidade é o aprimoramento das preferências de idioma por aplicativo. Agora, é possível definir o idioma de um aplicativo separadamente do idioma do sistema operacional. Essa mudança é particularmente útil para pessoas que falam vários idiomas.
A nova experiência inclui uma seta para trás (botão voltar) mais proeminente, pensando na navegação por gestos; a seta é aplicada de acordo com a estética do Material You e se ajusta ao tema ou papel de parede do dispositivo.
Ao interagir com apps, este recurso oferece melhorias na compreensão e utilidade do gesto de volta.
O layout da tela de compartilhamento ficou mais intuitivo e permitirá personalização. Se você estiver compartilhando algo por e-mail, por exemplo, o aplicativo sugere atalhos, como um contato frequente para enviar uma mensagem sem precisar entrar no aplicativo.
Além disso, o sistema operacional permitirá que os desenvolvedores adicionem ações específicas aos apps na parte superior do menu.
Quanto à privacidade, o Google traz melhorias em relação a quais dados privados e quais aplicativos podem acessar esses dados por meio de recursos de acessibilidade. Os apps podem limitar a visibilidade de dados sensíveis para serviços de acessibilidade focados em pessoas com deficiência.
As solicitações serão avaliadas pelo Play Protect para impedir que pessoas vulneráveis executem ações acidentais, como transferências de dinheiro em apps de bancos. Os aplicativos baixados da Play Store também serão verificados sobre essas alegações.
O TalkBack e outros serviços que ajudam usuários com deficiência não serão afetados.
Vale citar que, por não ser a versão estável, o software estará suscetível a erros e certos apps podem ser incompatíveis. De acordo com o cronograma do Google, haverá um total de três lançamentos Beta ao longo dos próximos meses, seguidos por dois lançamentos de estabilidade que levarão ao lançamento da versão oficial, provavelmente em agosto deste ano.
Este é um bom momento para começar a preparar seu aplicativo para o Android 14, testando as alterações de compatibilidade como desenvolvedor. Instale seu aplicativo publicado em um dispositivo ou emulador executando o Android 14 Beta 1, revise as mudanças de comportamento, resolva problemas e publique a atualização.
A Urmobo, em parceria com Google, utiliza o Android Enterprise e técnicas inteligentes de gerenciamento para sua empresa. Assim, há uma reforçada segurança contra o vazamento de dados e garantia da integridade dos devices, mesmo com a separação entre os dados pessoais e profissionais.
Entre em contato com a equipe especializada para configurar o Android para a sua empresa ou faça nosso Teste Grátis!
Fonte: Developers Google Blog