Sumário
Desde que foi lançado oficialmente dia 15 de agosto de 2022, a participação do Android 13 no mercado vem crescendo cada vez mais. Segundo o Google no Android Studio, o salto foi de 5% em janeiro de 2023 para 12,1% em abril do mesmo ano.
Com o avanço constante da tecnologia, os recursos disponíveis no Android 13 estão mais voltados para atender às demandas corporativas. Essas funcionalidades visam melhorar segurança, produtividade e gerenciamento de dispositivos móveis utilizados no ambiente organizacional.
Neste artigo, conheça os recursos do Android 13 para empresas, entenda o que muda entre o 12 e 13 e quando será lançado o 14. Veja também como gerenciar o seu negócio com o Android Enterprise. Confira!
O Android 13 para empresas se torna um ótimo aliado devido aos seus inúmeros recursos que facilitam o dia a dia organizacional. A seguir, conheça os principais e como eles agregam no uso de dispositivos móveis corporativos.
O Android 13 traz uma interface baseada no Material You, permitindo a personalização até mesmo de apps de terceiros para combinar com o tema do papel de parede. Além disso, o reprodutor de mídia foi aprimorado para destacar capas de álbuns e adaptar-se ao conteúdo reproduzido.
No modo Hora de Dormir, é possível aplicar o tema escuro no papel de parede para uma experiência mais relaxante. A nova API de Gerenciamento do Android oferece configurações avançadas, indo além da simples gestão de dispositivos.
No Android 13, é possível selecionar fotos e vídeos específicos que os apps podem acessar, garantindo controle da privacidade, evitando acessos indesejáveis à área de transferência e limpando informações confidenciais automaticamente.
Em um novo hub central, pode-se gerenciar as configurações de segurança e privacidade do dispositivo, visualizar as políticas aplicadas, bem como os dados compartilhados.
O Android 13 para empresas também controla melhor a conectividade, com registros de proteção para Wi-Fi Direct e Wi-Fi tethering, Bluetooth e senha conforme requisitos da NIAP. Além disso, Bluetooth e UWB podem ser atualizados remotamente com as Atualizações do Sistema do Google.
A API oferece recursos como bloqueio e localização de dispositivos corporativos perdidos ou roubados, prevenindo o acesso não autorizado e mostrando informações de contato na tela do aparelho. Essas medidas garantem a segurança dos dados e facilitam a devolução dos celulares extraviados.
Já o recurso Stay Private on Work Wi-Fi aumenta a privacidade ao criptografar o tráfego de rede automaticamente quando o modo pessoal é ativado em uma rede corporativa. Essa funcionalidade está disponível por meio da API de Gerenciamento do Android.
O ditado inteligente, disponível no momento apenas em dispositivos Pixel, mantém as recomendações de expressões corporativas separadas das pessoais — por exemplo, frases aplicadas em e-mails de negócios não aparecem nos bate-papos pessoais.
Isso ajuda aumentar a produtividade dos colaboradores em campo. Todos os dados permanecem separados no aparelho e em seus respectivos perfis.
>> E-book: Tendências na tecnologia em 2024
O Android 13 já está disponível nos dispositivos Pixel. Os recursos dessa nova atualização são compatíveis com aparelhos de diversas marcas, como ASUS, Google, LG, Motorola, Nokia, OnePlus, Realme, Samsung, Xiaomi e Oppo.
Os usuários podem verificar as notificações de atualização nos próprios aparelhos ou consultar as páginas de suporte dos fabricantes para obter informações específicas sobre a disponibilidade da atualização.
A escolha entre o Android 12 e o 13 depende das preferências da empresa e das necessidades específicas de cada dispositivo.
O Android 12 trouxe melhorias significativas na interface, controles de privacidade aprimorados e recursos de personalização. Já o Android 13 oferece mais recursos de segurança, privacidade e usabilidade, além de melhorias no desempenho e na eficiência energética.
Por isso, a decisão final deve ser baseada nas características e nas funcionalidades que melhor atendem às necessidades da organização e do aparelho em questão.
A transição do Android 12 para o 13 trouxe várias melhorias e aprimoramentos.
O Android 13 promete recursos avançados de segurança e privacidade, como falamos, incluindo controles mais granulares sobre permissões de aplicativos e proteção aprimorada contra malwares.
Essa atualização também introduz novas funcionalidades para aumentar a eficiência energética dos dispositivos e melhorias no desempenho geral do sistema.
O Android 14 foi lançado oficialmente em setembro de 2023, trazendo uma série de novos recursos e melhorias. A disponibilidade da atualização para os dispositivos varia de acordo com o fabricante e o modelo do aparelho.
Geralmente, os dispositivos mais recentes recebem as atualizações primeiro, seguidos pelos modelos mais antigos ao longo do tempo.
Com o intuito de inovar e oferecer aos usuários experiências cada vez mais eficientes e seguras, as atualizações sempre entregam novidades. Entre o Android 13 e o Android 14 temos algumas diferenças:
O Android Enterprise oferece um conjunto amplo de ferramentas para ajudar as empresas a gerenciar com eficácia os dispositivos móveis.
Com os recursos de segurança avançada, gestão remota, configuração simplificada, controle de acesso a apps e informações corporativas, o gerenciador do Android permite otimizar a produtividade, proteger dados confidenciais e garantir a conformidade com políticas internas e regulamentações externas.
Ao adotar o Android Enterprise, as organizações oferecem uma experiência de trabalho mais segura e ágil para seus funcionários, promovendo a mobilidade corporativa e impulsionando o sucesso empresarial.
>> Gostou deste conteúdo? Baixe o nosso e-book e conheça as tendências sobre o mercado de mobilidade de dispositivos móveis.