Sumário
Os seus colaboradores usam os celulares o tempo todo, seja para realizar atividades pessoais ou de trabalho.
Dessa forma, pode ser importante oferecer celulares corporativos para o time, principalmente se eles trabalham em home office ou em mobilidade, assim como para aqueles que precisam entrar em contato com clientes e fornecedores durante toda a jornada de trabalho.
Mas quais são as regras para o uso do celular corporativo? É permitido utilizar esses aparelhos fora do horário de trabalho? A empresa pode acessar os dados dos celulares sempre?
Você também tem essas dúvidas? Então, veja agora mesmo algumas regras de uso de celulares corporativos fora do trabalho!
Uma das principais questões que preocupa empregadores e trabalhadores no que se refere ao uso do celular fora do horário de trabalho é a questão do sobreaviso e das horas extras. Afinal, quando o trabalhador consulta as mensagens após o expediente, está realizando hora extra? O que caracteriza o sobreaviso?
A legislação brasileira não é clara sobre esse assunto, mas vale ressaltar que o sobreaviso só é considerado quando o trabalhador está de “plantão”, limitado no seu direito de ir e vir e pode estar esperando uma ligação ou mensagem. Dessa forma, apenas chegar e-mails ou o celular não é considerado sobreaviso.
O mesmo vale para hora extra. Se o trabalhador não precisa checar as mensagens e e-mails fora do seu horário de trabalho, ele não está cumprindo hora extra.
Mesmo não sendo proibido judicialmente que o trabalhador utilize o celular corporativo fora do horário de trabalho, essa atitude não é indicada. Isso porque, em primeiro lugar, o uso pode colocar as informações e dados da empresa em risco.
Além disso, o colaborador é capaz de acessar as informações sigilosas da empresa de qualquer lugar, seja seguro ou não. Dessa forma, o furto ou roubo do aparelho, assim como a invasão de hackers em redes públicas, por exemplo, podem colocar a cibersegurança da organização em risco.
Além disso, usar o celular fora do horário de trabalho também pode trazer mais desgastes para o aparelho, aumentando os custos da empresa.
Como vimos, o celular corporativo é um equipamento importante para a sua equipe, mas, ao mesmo tempo, pode trazer riscos e problemas para a organização. Quer saber como se proteger? Confira mais sobre as ferramentas de gestão de dispositivos móveis.
Essas ferramentas permitem que você controle todos os celulares e tablets corporativos da sua empresa, evitando o uso indevido. Além disso, você ainda pode apagar dados e aplicativos de forma a evitar que eles caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas. Com isso, protege os seus dispositivos, mesmo quando estão longe da sede da empresa.
Como você pode perceber, não há regras legais e claras sobre o uso do celular corporativo fora do trabalho. Mas é possível criá-las dentro da organização, estabelecendo uma política de uso de dispositivos móveis de acordo com as necessidades e demandas da sua equipe.
Além disso, contar com um software de gestão de dispositivos móveis também pode ser uma ótima forma de proteger os aparelhos e dados da sua empresa.
A Urmobo tem soluções de excelência em gestão de dispositivos móveis. Acesse nosso site e conheça agora mesmo!