Para limitar o compartilhamento de informações do usuário com terceiros, Google anuncia o Privacy Sandbox do Android. Saiba mais
Os esforços para proteger a privacidade do usuário têm sido uma batalha contínua e às vezes difícil. Por isso, o Google anunciou dia 16 de fevereiro (2022), o lançamento do Privacy Sandbox para o Android. O objetivo é justamente trazer mais privacidade para os usuários, desenvolvedores e empresas, em relação aos dados que são coletados para as propagandas que são feitas no sistema operacional móvel.
Especificamente, essa solução limitará o compartilhamento de dados do usuário com terceiros e opera sem identificadores entre aplicativos, incluindo ID de publicidade. Outras tecnologias também estão sendo testadas para reduzir o potencial de coleta de dados secreta, incluindo formas mais seguras de integração de aplicativos com SDKs de publicidade.
As alterações portanto, serão lentas, mas seguras, sem interromper o que está rodando agora. Em vez disso, o Google busca a colaboração enquanto trabalha com os reguladores e os principais players do setor para garantir que não haja erros.
Tudo foi pensado para para aliar segurança das informações privadas das pessoas e a manutenção das propagandas, que servem para garantir que os serviços do Google sejam gratuitos para o público.
Com o Privacy Sandbox, o Android quer desenvolver soluções de publicidade eficazes e que melhorem a privacidade, onde os usuários saibam que suas informações estão protegidas e para que os desenvolvedores e as empresas tenham as ferramentas para ter sucesso em seus dispositivos móveis. Com isso, será necessário introduzir novos modelos de publicidade online que sejam menos invasivas para celulares Android.
A promessa é de apresentar uma versão beta do recurso até o final do ano, mas até lá é provável que todos os envolvidos, inclusive anunciantes, se manifestem.
No momento, a empresa oferece suporte aos recursos existentes da plataforma de anúncios (por pelo menos dois anos) e pretende fornecer um aviso substancial antes de quaisquer alterações futuras. Ou seja, não vai desligar as ferramentas de anúncios existentes (ainda).
No Android, o Privacy Sandbox, que já está disponível em softwares como o Chrome, permite que os usuários de dispositivos móveis saibam como as informações estão sendo protegidas.
A Urmobo, em parceria com Google, utilizando o sistema operacional da Android Enterprise, traz técnicas inteligentes para proteger a sua empresa fornecendo uma reforçada segurança contra vazamento de dados, garantindo a integridade do dispositivo, mesmo quando há essa separação entre os dados pessoais e da empresa.
O perfil de trabalho do Android oferece produtividade ideal, privacidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal em dispositivos da empresa e dispositivos pessoais. Entre em contato conosco para configurar.
Fonte: Google