Sumário
O uso de tecnologia orientada por IA está revolucionando a operação de vários negócios. Este recurso torna os processos mais produtivos, contribui para a redução de custos e para uma melhor experiência dos clientes – internos e externos.
A adoção da inteligência artificial também facilita o acesso aos dados, o que é essencial para a tomada de decisões assertivas e com base nos números do negócio. Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões, a IA permite uma gestão mais ágil e estratégica, impulsionando a competitividade no mercado.
Neste artigo, entenda o conceito de tecnologia orientada por IA, as principais vantagens e como aplicá-la no seu negócio. Além disso, apresentamos a Odin, a IA da Urmobo. Confira!
Tecnologia orientada por IA refere-se ao uso de sistemas computacionais que simulam a capacidade humana de aprender, raciocinar e tomar decisões.
Esses softwares utilizam algoritmos avançados, redes neurais e aprendizado de máquina para analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e fazer previsões.
A tecnologia orientada por inteligência artificial permite automatizar tarefas complexas e melhora a eficiência operacional, contribuindo também para a redução de falhas humanas.
Além disso, é capaz de se adaptar e melhorar continuamente com base em novas informações e experiências, tornando-se cada vez mais precisa e eficaz ao longo do tempo. Entre os principais exemplos, estão as assistentes virtuais, chatbots de atendimento e sistemas de recomendação.
Machine learning é um subcampo da inteligência artificial que permite aos sistemas aprender e melhorar automaticamente a partir da experiência, sem serem explicitamente programados.
Funcionam através da alimentação de grandes conjuntos de dados em algoritmos, que então identificam padrões e relações nas informações.
Eles são treinados usando técnicas como aprendizado supervisionado, onde os dados são rotulados, ou não supervisionado, em que não são rotulados.
O software ajusta seus parâmetros internamente para melhorar a precisão de suas previsões ou decisões com base em novos dados. Com o tempo, o desempenho do modelo melhora à medida que é exposto a mais informações, tornando-se mais eficaz em suas tarefas.
De acordo com o estudo “Talent Trends 2024”, feito pela Randstad, 65% das organizações entrevistadas aumentaram o orçamento em IA.
Por isso, apostar no uso da inteligência artificial traz inúmeras vantagens práticas para as empresas, tornando-as mais eficientes e competitivas. A seguir, listamos as principais.
A IA permite a automação de tarefas rotineiras e repetitivas, reduzindo a necessidade de mão de obra humana e os custos operacionais. Por exemplo, chatbots podem automatizar o atendimento ao cliente, eliminando a necessidade de grandes equipes de suporte.
Sistemas de IA permitem a análise detalhada dos dados dos consumidores para oferecer experiências altamente personalizadas Recomendações de produtos baseadas em compras anteriores, ofertas personalizadas e atendimento customizado são alguns exemplos.
A IA automatiza processos complexos e repetitivos, liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades mais estratégicas e criativas. Isso melhora a qualidade do trabalho, pois os funcionários podem dedicar mais tempo e atenção às atividades que realmente importam.
Aplicar a inteligência artificial nas organizações transforma os processos operacionais. O segredo está em apostar nas ferramentas adequadas conforme a necessidade da empresa.
A seguir, listamos algumas aplicações da inteligência artificial.
Organizações que trabalham com atendimento ao cliente podem implementar chatbots com IA generativa para fornecer suporte rápido e eficiente. Esse recurso utiliza processamento de linguagem natural para entender e responder às consultas de consumidores de forma humana e personalizada.
No setor de marketing, a IA pode ser utilizada para análise preditiva, ajudando a prever tendências de mercado e entender o comportamento do consumidor.
As organizações aplicam algoritmos de aprendizado de máquina para analisar dados históricos de vendas e identificar padrões. Assim, é possível saber quais produtos ou serviços terão maior demanda e, com isso, montar planejamentos e ações mais direcionadas.
Indústrias de manufatura e produção podem implementar a inteligência artificial para manutenção preditiva, utilizando sensores e dados em tempo real para monitorar o estado dos equipamentos. Algoritmos de IA analisam essas informações para prever falhas antes que elas ocorram.
Plataformas de e-commerce podem utilizar IA para oferecer recomendações personalizadas aos clientes, baseadas em seu histórico de navegação e compras.
Algoritmos de aprendizado de máquina analisam esses dados para sugerir produtos que o consumidor provavelmente se interessa, aumentando a probabilidade de compra.
A ODIN é a tecnologia orientada pela inteligência artificial da Urmobo, que converte comandos em ações no sistema a partir de uma comunicação fluida e clara. Integrada ao GEMINI, este novo recurso oferece vários benefícios, como:
Saiba mais sobre a ODIN neste vídeo:
Com a ODIN, qualquer usuário gerencia eficientemente seus endpoints, independente do seu nível de familiaridade com a tecnologia. Inclusive, a Urmobo recebeu recentemente (dia 22 de maio de 2024), a premiação AI Trailblazers, concedida pelo Google.
Este prêmio reconhece a conduta pioneira da empresa ao sair à frente com a ODIN, que é integrada ao GEMINI.
>> Eleve o nível do gerenciamento de dispositivos móveis da sua empresa: Conheça a Urmobo e fale com um de nossos especialistas!