Sumário
Para cibercriminosos, as PMEs são alvos mais atraentes do que se imagina. Saiba como proteger dispositivos móveis sem acabar com o caixa ou comprometer a inovação;
Imagine ter acesso a dados e aplicativos necessários em qualquer lugar, a qualquer hora. Os dispositivos móveis revolucionaram a forma de trabalhar, trouxeram maior produtividade e flexibilidade. No entanto, quando não gerenciados, representam ameaças para a organização.
Confiar apenas nos funcionários para manter telefones e tablets seguros é uma política que está condenada ao fracasso. A maioria dos colaboradores desconhecem as medidas que precisam ser tomadas, além de também cometerem erros.
Só no 2º trimestre de 2022, houve um aumento de 46% no registro de golpes contra empresas no Brasil, de acordo com informações divulgadas pela Check Point, empresa de inteligência de ameaças. Embora as PMEs entendam a necessidade de investir em tecnologia para suportar o crescimento no mundo do trabalho híbrido, muitas delas não priorizam a cibersegurança.
Estes ataques podem ser devastadores, e infelizmente, estas empresas são as menos capazes de absorver altos custos. A pesquisa também concluiu que neste cenário, dois dos maiores impactos incluem a perda de receitas (28%) e a perda de confiança dos clientes (16%).
Além disso, 60% delas fecham até seis meses após um ataque importante, com custo médio de comprometimento avaliado em US$ 108.000. Aproximadamente metade desse valor procede de danos a informações e infraestrutura, e o restante resulta da interrupção das operações normais. Por isso, proteger-se não é apenas precaução, é vital para o futuro dos negócios.
Você pode até acreditar que as grandes organizações são as maiores vítimas das violações de segurança e ataques direcionados, mas infelizmente isso não é verdade. Do spyware ao phishing, do malware ao ransomware, não há diferença para as vítimas.
Com a falta da infraestrutura e da experiência necessária para proteger dados, os atacantes tem muitas vias para explorar. Informações sensíveis como dados de pagamento de clientes, propriedade intelectual e informações pessoais confidenciais são uma mina de ouro para fraudes e roubos.
E mais: os cibercriminosos não são as únicas ameaças à segurança do seu negócio. Os funcionários também – e suas ações podem ter consequências dispendiosas. Erros simples e dispositivos roubados, por exemplo, se transformam em uma porta aberta.
Os dados em um dispositivo são mais valiosos do que o custo do hardware real. A maioria dos usuários diz não ter bloqueio de tela em seus dispositivos móveis. Se um aparelho for perdido ou roubado – quem encontrar poderá acessar qualquer coisa. Nas mãos erradas, isso pode ser utilizado para enganar funcionários e parceiros, exigir resgate pela sua devolução, entre outros problemas.
O Malware é um “software malicioso” – projetado especificamente para interromper ou obter acesso não autorizado a um device. Funcionários podem instalar inadvertidamente vírus, worms, ransomware e cavalos de Tróia por aplicativos não verificados ou clicando em links de spam.
Com novos riscos surgindo diariamente, as PMEs precisam manter dados e ativos protegidos. Garantir que seus dispositivos estejam seguros é tão importante quanto trancar a porta do seu escritório e ligar o alarme na saída.
Urmobo é uma solução MDM dedicada que oferece opções personalizadas de segurança para seu modelo de negócio; permite a administração de dispositivos móveis e o gerenciamento remoto de toda a frota disponível, em uma interface acessível 100% web.
Veja todas as funcionalidades e benefícios que Urmobo oferece, e assine por 15 dias grátis o teste grátis.