Sumário
Você investe em métodos para aumentar a segurança da informação em dispositivos móveis? Segundo uma pesquisa feita pela Central de Segurança da Microsoft, existe um golpe que vem sendo aplicado recentemente chamado “pré-sequestro”, que apresenta potencial para fazer mais vítimas.
De acordo com os dados do levantamento, foram analisadas 75 páginas de serviço online e, dessas, 35 estavam vulneráveis. Assim, mais usuários podem acabar caindo nessa armadilha.
Mas o que é exatamente o golpe virtual? Como você pode identificar uma possível ameaça? O que é o golpe do pré-sequestro e como proteger a sua empresa? Confira as respostas durante a leitura e veja 3 dicas de como aumentar a segurança da informação em seu negócio.
Confira os detalhes sobre o funcionamento dos golpes e aprenda a identificar a dinâmica desse modelo de cibercrime com o objetivo de criar estratégias para proteção de dados corporativos.
Os golpes virtuais ocorrem quando cibercriminosos assumem uma identidade falsa e tentam se passar por uma empresa ou pela própria vítima com o intuito de obter alguma vantagem, geralmente, o acesso a informações confidenciais ou ganho financeiro.
Existem diferentes tipos de golpes na internet que ameaçam a segurança da informação em dispositivo móveis, só para exemplificar, é possível citar:
Aprenda mais sobre as ameaças virtuais no artigo: “Cibersegurança: Conheça 7 ameaças em dispositivos móveis”
Existem algumas boas práticas que ajudam a identificar a presença de um golpe virtual e que devem ser repassadas aos colaboradores. Entre essas, estão incluídas:
Recentemente, a Central de Segurança da Microsoft divulgou um novo tipo de golpe que vem ocorrendo com frequência no ambiente online: o pré-sequestro.
Nesse caso, os criminosos exploram um recurso constantemente disponibilizado por inúmeros sites, que é a criação de uma pré-conta por meio de um endereço de e-mail, permitindo a conclusão do cadastro em um momento futuro. A dinâmica desse golpe funciona do seguinte modo:
Para as empresas, a possibilidade de um funcionário cair nesse golpe é um grande risco à segurança da informação em dispositivos móveis, já que informações confidenciais podem ser expostas e roubadas pelos bandidos.
Sendo assim, para se proteger é necessário dar atenção a dois aspectos:
Nesse sentido, veja 3 exemplos de dicas úteis para minimizar as chances de o seu negócio se tornar uma vítima do golpe do pré-sequestro.
Confira 3 sugestões para aumentar a segurança da informação em dispositivos móveis, evitando o golpe do pré-sequestro.
Oriente os colaboradores a redefinir a senha do e-mail, sempre que perceberem a criação de uma pré-conta não identificada. Dessa forma, haverá a possibilidade de desconectarem de todos os lugares suspeitos, expirando a sessão onde ocorreria o ataque.
A verificação de duas etapas, ou autenticação multifator (MFA), é uma forma de adicionar uma camada extra de proteção ao e-mail, uma vez que quando alguém tentar fazer login, será necessário confirmar a identidade. Isso impede que o golpista acesse uma conta pré-invadida, mesmo depois que a vítima começar a usar o serviço.
Por último, é útil investir em uma ferramenta MDM (Mobile Device Management), em português, “Gerenciamento de Dispositivos Móveis”. Esse tipo de software permite que o TI acompanhe remotamente o uso dos aparelhos corporativos, identificando antecipadamente qualquer atividade suspeita.
Assim, fica mais fácil supervisionar o cumprimento da política de segurança da informação e garantir que os dados confidenciais fiquem protegidos contra golpes.
Quer saber mais detalhes sobre os benefícios e o funcionamento de uma solução MDM? Baixe gratuitamente o guia: “O que é o gerenciamento de dispositivo corporativo?”