Sumário
Vivemos em um mundo tão dependente da tecnologia, que é difícil imaginar um negócio que opere sem o uso de ferramentas e recursos digitais. Atualmente, a maioria das empresas — independentemente do porte ou da área de atuação — utiliza a tecnologia para fazer diversos tipos de transações e para arquivar dados sigilosos.
Se, por um lado, o mundo digital e conectado otimizou e facilitou processos, por outro, as empresas passaram a enfrentar um novo tipo de problema: a preocupação com o vazamento de informações confidenciais. Com essa nova realidade, surgiu a necessidade de se criar uma política de segurança da informação.
Apesar de ser um assunto muito recorrente no mundo corporativo, ainda existem empresas que estão começando a desbravar o mundo digital e não entendem a importância de uma PSI.
Justamente por isso, decidimos criar este artigo. Continue com a leitura e saiba qual é a importância de uma política de segurança da informação para empresas!
Política de segurança da informação (PSI) é um conjunto de normas, diretrizes e boas práticas que todos os colaboradores da empresa que utilizam a infraestrutura de TI devem seguir.
Resumidamente, a PSI está relacionada ao uso, à coleta, ao compartilhamento, ao armazenamento e ao descarte de informações confidenciais. O objetivo de uma polícia de segurança da informação é, como o nome já sugere, proteger os dados da empresa contra possíveis ataques.
No Brasil, temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde 2020; a nível mundial, temos como base a ISO 27001. Ambas as normas garantem as práticas de segurança da informação e o direito das empresas de protegerem seus dados.
Assim como outros setores da empresa, como financeiro e de recursos humanos, a segurança da informação também representa uma área estratégica.
Para qualquer organização que use computadores para armazenar dados — ou que mantenha as informações em ambientes virtuais, como na nuvem —, assegurar a proteção dessas informações é uma questão necessária.
A segurança da informação vai muito além de evitar que vírus ou ataques virtuais prejudiquem o armazenamento de dados da empresa — também é sobre evitar panes, riscos à infraestrutura do TI e ataques que podem vir de dentro da instituição.
Por incrível que pareça, grande parte dos casos de roubo de informações sigilosas são feitos pelos próprios funcionários.
A melhor forma de criar uma política de segurança da informação é contar com um bom especialista em gerenciamento de dispositivos móveis. O objetivo do MDM é, justamente, proteger, gerenciar e monitorar os dispositivos móveis utilizados pelas empresas, como computadores, tablets e smartphones.
Para proteger o seu negócio contra ataques externos, o responsável pelo MDM pode exigir a autenticação biométrica para o uso dos dispositivos, além de acessar a localização dos usuários e, até mesmo, utilizar o esquema de assinatura APK v4.
Já no caso de roubos de informações vindas de dentro da própria empresa, uma forma muito eficaz de garantir a segurança dos dados é ativar o modo Kiosk nos dispositivos e aplicativos.
Não fizemos este artigo com o intuito de dizer que o mundo tecnológico é perigoso e que, por isso, a sua empresa deva evitar a modernização — muito pelo contrário. Usar a tecnologia é uma necessidade no mundo corporativo, no entanto, é preciso tomar certas precauções para garantir a proteção dentro do mundo digital.
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