Sumário
A integração Android Enterprise e MDM oferece um gerenciamento de dispositivos móveis muito mais seguro e efetivo;
O uso de dispositivos e aplicativos móveis disparou nos últimos cinco anos. Uma pesquisa recente mostra que, em 2021, o número de dispositivos móveis usados em todo o mundo ficou em quase 15 bilhões e deve chegar a 18,22 bilhões até 2025. Somente no Brasil, em janeiro de 2023, cerca de 251,6 milhões de celulares estavam ativos.
Com a substituição dos computadores, isso tem ocorrido cada vez mais. Com 85% de participação no mercado, os dispositivos Android são os preferidos, não apenas por sua facilidade de uso, mas também por oferecer preços competitivos, produtividade e experiência aprimorada ao usuário.
O Android Enterprise, plataforma fornece uma ampla gama de APIs (interfaces de programação de aplicativos) para que as organizações tenham controle flexível, otimizem a colaboração e as operações diárias, significa pouco sem um MDM que ofereça o conjunto completo de recursos.
Para qualquer organização que queira ter uma melhor experiência, aumentar a eficiência, diminuir custos e ter produtividade na prática, utilizar o Android Enterprise junto a Urmobo – garante uma série de benefícios e simplifica o trabalho da TI.
As empresas poderão implantar, monitorar e gerenciar com sucesso e segurança uma frota de dispositivos Android, como smartphones, tablets, mPOS e leitores de RFID, especialmente para trabalhadores remotos e funcionários em campo.
A combinação do Android Enterprise e uma configuração MDM moderna ajuda no registro em massa dos dispositivos.
Para cada caso de uso há a opção certa de implantação para cada tipo de dispositivo, seja de propriedade corporativa, de propriedade pessoal ou de propriedade do funcionário, de uso específico ou limitado.
Através do Zero-Touch, por exemplo, é possível pré-configurar os aparelhos e aplicar políticas corporativas antes de entregá-los aos funcionários.
O Android Enterprise é bem-sucedido com o MDM porque atende a qualquer modelo de trabalho.
No BYOD, por exemplo, gerencia, protege e oferece suporte remoto, mesmo quando há a separação entre o perfil pessoal e de trabalho. Além disso, traz flexibilidade, economia de custos e funcionários produtivos usando os dispositivos que adoram.
Com o Modo Kiosk, exatamente por ser configurado conforme as necessidades da empresa e de acordo com as políticas do projeto de gestão da companhia — cada grupo de dispositivos pode ter suas restrições com um uso diferente.
O sistema tem concessões para diversas políticas, o que o torna ideal para organizações modernas que dependem de um MDM para sua força de trabalho. Não importa qual estratégia sua organização escolha, a segurança, a proteção e a eficiência serão sempre mantidas.
Com a facilidade de uso dos dispositivos Android e a flexibilidade que a plataforma oferece, também surgem as vulnerabilidades. Como o sistema possui código aberto, facilita o desenvolvimento de malware e vírus que visam o operacional.
Com auxílio do MDM, o Android Enterprise consegue aumentar seus protocolos de segurança cibernética e permite que as equipes de TI tenham uma visão panorâmica da frota de dispositivos. Este gerenciamento moderno minimiza ataques, automatiza verificações periódicas de segurança, programa alertas para conformidade e fornece relatórios sempre que qualquer anomalia for detectada.
Com o registro sem toque, se um dispositivo for roubado, o MDM ativa os recursos de geofencing. É possível optar por bloquear remotamente o aparelho e limpar todos os dados da empresa.
O MDM reduz o gigantesco trabalho que seria feito manualmente, possibilita manter a alternância perfeita de usuários 24 horas por dia, sem afetar as políticas de segurança, protege os dispositivos contra roubo, perda ou uso indevido de dados corporativos durante todo o ciclo de vida.
Quando um vendedor precisa acessar o CRM e o financeiro precisa do software de contabilidade em um dispositivo, operacionalmente falando isso pode se tornar um pesadelo e causar a não conformidade. Os aplicativos precisam ser entregues aos funcionários de maneira padronizada. O mesmo vale para qualquer atualização.
Mesmo que um dispositivo tenha sido implantado com um aplicativo necessário, não se pode contar com funcionários para fazer isso por conta ou regularmente. O MDM aplicado ao Android Enterprise torna o gerenciamento de aplicativos significativamente mais fácil.
As equipes de TI podem criar regras de distribuição de aplicativos por dispositivo, configurar, instalar, atualizar ou bloquear apps, além de revisar permissões.
Uma parte importante é ajudar os funcionários a se desconectarem quando estão fora do trabalho.
Em alguns países, isso é obrigatório por lei.
Os dispositivos Android possibilitam aos funcionários se desconectarem do trabalho, ao alternar o “modo de trabalho” para modo pessoal facilmente no dispositivo. Os administradores também podem alterná-lo por política, aplicar um determinado horário, por exemplo. Segundo pesquisas, isso traz mais saúde, equilíbrio e bem-estar.
Ao aplicar Urmobo em dispositivos Android, sua empresa tem flexibilidade no cronograma de trabalho e gerencia várias funções.
Faça um teste grátis para ver na prática as funcionalidades de Urmobo. Para obter mais informações sobre, entre em contato conosco hoje mesmo.