Sumário
Cada vez mais os consumidores escolhem o que comprar por meio de celular, tablets e outros meios de conectividade. Da mesma forma, gestores e funcionários usam dispositivos móveis para agilizar operações internas. Para transformar esses equipamentos em oficiais ferramentas de trabalho, temos hoje o conceito de mobilidade corporativa.
Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, vamos explicar o que é a mobilidade corporativa, as suas vantagens e como melhorar os resultados com essa tendência. Acompanhe e tire suas dúvidas!
Mobilidade corporativa é o uso de dispositivos móveis para fins comerciais. Os dispositivos podem ser smartphones, tablets e notebooks, entre outros, desde que tenham acesso à internet.
É uma tendência cada vez mais adotada nas empresas, que beneficia tanto as atividades de gestores e funcionários quanto a jornada de compra dos clientes.
Na prática, os recursos da mobilidade corporativa envolvem, por exemplo, armazenamento e cruzamento de dados na nuvem, reuniões e treinamentos independentemente da localização dos participantes, automação do atendimento ao cliente e a possibilidade de ter um gerenciamento centralizado dos dispositivos conectados à empresa.
A mobilidade corporativa trata de soluções baseadas nas tecnologias de dispositivos móveis. Se você pensou que é uma tendência que nasceu com o Bring Your Own Device (traga seu próprio dispositivo), está correto. Com o uso do celular no ambiente de trabalho, começamos a sistematizar cada vez mais esse dispositivo nas operações das empresas.
A seguir, veja quais são as principais vantagens da mobilidade corporativa.
Ao contrário do que alguns podem pensar, o celular não serve apenas como distração para o trabalho. Afinal, soluções de mobilidade corporativa facilitam o acompanhamento de tarefas realizadas por cada colaborador, além de proporcionar uma visão global do progresso das equipes ao longo do dia, evitando retrabalhos e erros operacionais.
Os funcionários usam chat e redes sociais familiares para eles, o que melhora a qualidade da comunicação da empresa. Por meio de recursos de texto, vídeo e voz, a mobilidade corporativa facilita a realização de conversas, treinamentos e reuniões, que podem ser feitas de maneira remota.
As soluções de mobilidade corporativa podem ser mais ou tão seguranças quanto as soluções tradicionais. Os dados são transmitidos, armazenados e geridos na nuvem, mas isso não aumenta a insegurança da empresa, pois existem várias formas de evitar riscos, como criptografias, antivírus e orientações sobre a importância da navegação segura.
Para obter sucesso com a mobilidade corporativa, as empresas precisam de uma política de uso de dispositivos bem definida, além de um plano de gerenciamento para garantir altos padrões de segurança e governança.
É preciso ter um controle centralizado de todos os dispositivos conectados à empresa. Ou seja, conseguir identificar e alterar as configurações dos dispositivos por meio de uma única plataforma. Assim, você consegue, por exemplo, restringir o uso de certos aplicativos e bloquear dispositivos em caso de roubo.
A mobilidade corporativa gera vários benefícios para as empresas que investem no potencial dos dispositivos móveis. Então, se você ainda não investe nesse moderno modelo de trabalho, veja na prática a flexibilidade da mobilidade corporativa. É a melhor forma de garantir produtividade, automação e eficiência na gestão da sua equipe.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para saber mais sobre o conceito de mobilidade corporativa, veja quais são os principais dispositivos para esse sistema.