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O uso de dispositivos móveis em empresas de todos os nichos é indispensável. Seja no modelo tradicional, que oferta os aparelhos para os colaboradores, ou no BYOD — Bring Your Own Device, que permite o uso de seu próprio dispositivo — o Mobile Device Management (MDM) é uma tecnologia vital.
Para aproveitar o melhor que o MDM pode oferecer para as organizações, é preciso saber mais sobre ele.
Por isso, neste post, vamos trazer todas as informações que você precisa ter para alavancar os resultados de sua empresa por meio de uma gestão móvel eficiente.
Se você deseja entender mais sobre o tema, continue lendo este artigo!
O MDM é uma ferramenta de gestão capaz de proporcionar eficiência à administração dos dispositivos móveis das empresas — por exemplo, smartphones, tablets e laptops. Entre as funções desse gerenciamento, estão:
O objetivo do MDM é garantir uma maior segurança no uso de soluções mobile no ambiente organizacional, oferecendo configuração e controle de todas as atividades relacionadas a ele.
Com a adesão cada vez maior da transformação digital nos ambientes organizacionais, é natural que as aplicações móveis ganhem mais espaço, principalmente, por garantir maior dinamicidade nas atividades internas.
Assim, o gestor responsável poderá observar o uso dos dispositivos no dia a dia — isso é especialmente importante quando os aparelhos são oferecidos pela organização e, por isso, funcionam como um ativo da organização.
O MDM, para que possa cumprir com suas funcionalidades, também deve contar com uma boa política de uso. Ela nada mais é do que um conjunto de regras predefinidas para estabelecer como os usuários devem usar com segurança os dispositivos móveis da empresa que são gerenciados.
O Mobile Device Management é parte das muitas soluções de controle e inventário disponíveis para implementação nas empresas. No Brasil, o MDM está associado à expansão do emprego de dispositivos móveis se tornando realidade em 2005 — o que fez sua aplicação ser essencial.
Os primeiros dispositivos a receberem essa inovação foram os famosos Blackberries, fabricados pela canadense RIM (Research In Motion).
Porém, apenas executivos de alto escalão tinham acesso a ela, uma vez que seu custo era alto e sua implementação, complexa.
Com a democratização do acesso a dispositivos tecnológicos em 2008 e o início da era da transformação digital em 2010 — que passou a pontuar a existência de consumidores mais ávidos por agilidade —, o MDM se popularizou rapidamente.
A chegada do iOS e do Android ao Brasil também contribuiu amplamente para isso e expandiu a aplicação do MDM para todos os setores empresariais.
Alguns deles, inclusive, passaram a chamar a solução de EMM — Enterprise Mobility Management ou Gerenciamento de Mobilidade Corporativa. Mas elas não são exatamente a mesma coisa. Entenda melhor a seguir.
É importante, também, que os gestores saibam identificar quais são as principais diferenças entre Mobile Device Management e outras soluções de mesma natureza, como o MAM e o MIM.
Vamos mostrar sobre as principais diferenças entre eles a seguir.
O MAM, ou Mobile Application Management (gerenciamento de aplicações móveis), é uma ferramenta que permite a administração remota dos aplicativos mobile por meio de uma solução focada para esse fim.
Por meio dele é possível realizar as seguintes funções:
Nesse caso, o uso é mais focado para o gerenciamento dos aplicativos utilizados. Por isso, não raro, ele é incorporado em soluções de MDM, já que esse último cuida de toda gestão do aparelho, incluindo a parte de apps.
Normalmente é aplicado em empresas que permitem que seus colaboradores utilizem seus próprios aparelhos (smartphones e tablets), no sistema Bring Your Own Device (BYOD).
Nesse caso, a solução é aplicada para realizar o gerenciamento dos aplicativos corporativos, tais como:
Nesses casos, o MAM não interfere nos aplicativos pessoais, como a privacidade dos colaboradores.
Com isso, o objetivo é resguardar e proteger as informações empresariais e evitar problemas de vazamentos, uso inadequado, abrir brechas de vulnerabilidade, entre outros.
O MIM, ou Mobile Information Management (gerenciamento de informação móvel), diz respeito a soluções que prezam pela segurança das informações sensíveis utilizados internamente nas organizações e que circulam nos dispositivos móveis de colaboradores.
Esse é um tema cada vez mais caro para as organizações, principalmente com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que imputa maiores responsabilidades sobre proteção de informações para as organizações.
As soluções de MIM, assim, implicam no uso de ferramentas estratégicas para esse fim, como criptografia de informações e, também, estabelecimento de níveis de acesso, disponibilizando para seus colaboradores apenas os dados que eles precisam.
As diferenças entre eles estão, assim, no seu campo de atuação. Enquanto o MDM atua em todo o dispositivo, as demais são mais específicas. Não raro, esses dois pontos podem, sim, estar inclusos em uma solução MDM.
Para nos aprofundarmos ainda mais sobre o Mobile Device Management, é importante entender o peso e o potencial da aplicação dessa solução em seu dia a dia.
De forma geral, sua importância para as empresas está no fato de que ele melhora o gerenciamento dos dispositivos, justamente por permitir um acompanhamento próximo e detalhado.
Como efeito, surgem diversos benefícios:
O MDM garante que todas as organizações sigam as melhores práticas e que as empresas cumpram os regulamentos do setor dentro das leis.
Isso evita tanto o vazamento de dados pessoais de clientes como o prometimento de informações de interesse apenas da empresa.
A tecnologia MDM garante que as empresas definam e implementem políticas de segurança de dados para dispositivos móveis, como senhas fortes, criptografia de dados e autenticação de dois fatores.
Além disso, é possível apagar, de maneira imediata, informações importantes da organização em caso de ameaça.
Os gestores e líderes decidem quem terá acesso a conhecimentos específicos sobre a empresa, gerindo suas informações organizacionais como acharem mais adequado. No entanto, colaboradores só vão acessar aquilo que é relativo a sua função.
O MDM permite que as empresas gerenciem remotamente os aplicativos e recursos disponíveis em dispositivos móveis, facilitando a instalação e atualização de software, o que pode melhorar a produtividade dos funcionários.
Além disso, ao limitar aplicativos, por exemplo, os usuários evitam se envolver com atividades que não são relativas ao expediente.
O MDM também significa menos custo para a empresa. Por exemplo, permite que a organização gerencie remotamente os dispositivos móveis dos funcionários, reduzindo a necessidade de suporte técnico local, que pode ser caro.
Além disso, o gerenciamento remoto também reduz a necessidade de manutenção manual, diminui gastos desnecessários com pacote de dados e aumenta a vida útil do dispositivo, o que pode economizar custos a longo prazo.
O gerenciamento da força de trabalho móvel faz com que a transformação digital chegue na linha de frente. Quer entender mais sobre o tema? Leia nosso texto sobre!
Ao compreender a importância de aplicar soluções de Mobile Device Management nas empresas, é comum que elas busquem saber quais são as melhores opções disponíveis.
Explicaremos nos próximos tópicos os fatores-chave que devem ser considerados.
É interessante que as empresas busquem por soluções voltadas para dispositivos móveis que não precisem ser instaladas em hardware.
Por isso, as bases em nuvem se mostram as melhores opções. Elas funcionam por meio da internet e são simples de acessar, garantindo que a equipe alcance os benefícios citados.
Ser capaz de proteger, controlar e mensurar os resultados da gestão organizacional é fundamental para os líderes empresariais.
A tecnologia MDM torna isso possível, além de garantir que haja alinhamento dos funcionários com os valores da companhia.
A configuração remota é outro fator imprescindível para um bom MDM. Afinal, é preciso que sua configuração seja simples e passível de ser executada de qualquer lugar.
Não há tempo a perder no que diz respeito ao gerenciamento de dados e informações corporativas — e soluções realmente eficientes entendem isso.
A solução também deve permitir atualizações e instalações em massa. Isso facilita bastante o trabalho da equipe de TI, que pode usar o MDM para atualizar ou instalar aplicativos em todos os aparelhos de uma só vez.
Essa é a melhor maneira de garantir que nenhuma instalação ou atualização seja perdida e algum aparelho corra risco de segurança por isso.
Um sistema MDM precisa permitir o controle de acesso, ou seja, a configuração sobre quem usa o que está dentro do dispositivo. Basicamente, é a autorização por nível de cargo.
Quando não há esse tipo de configuração, os dados ficam expostos a muito mais pessoas do que o necessário.
Opções de bloquear funcionalidades também devem ser observados na hora de escolher uma solução MDM.
O modo kiosk é uma funcionalidade que permite que os dispositivos móveis sejam configurados para funcionar em um modo restrito, no qual somente um aplicativo específico é permitido.
Isso serve para pontos de venda (POS), quiosques, e dispositivos de sinalização digital, por exemplo.
Por fim, um último fator a se levar em conta em relação a uma solução MDM é o controle de inventário. Essa ferramenta serve para atualizar todo o histórico de uso de qualquer aparelho que seja da responsabilidade da organização.
Dessa forma, a empresa consegue reunir a relação de todos os aparelhos em um só e o status deles.
Além de tudo que falamos, para escolher a opção ideal para sua empresa, é importante compreender quais problemas podem ser solucionados no que diz respeito a soluções MDM. Apresentaremos alguns deles abaixo.
Empresas que não controlam suas informações estão em risco constante de perder espaço no mercado. Afinal, não são apenas os invasores cibernéticos que representam ameaças às organizações.
Outras companhias, colaboradores que cometem descuidos e terceiros mal-intencionados também têm responsabilidade nisso. É primordial que haja controle remoto da segurança de seus dados.
Equipes de TI precisam gerir uma grande quantidade de aparelhos. No entanto, isso é trabalhoso e leva tempo — e essa não é a única função do setor. Por isso, quando se tem uma gestão centralizada, a produtividade acaba sendo maior.
Por exemplo, a empresa pode reduzir o número de chamadas de suporte relacionadas às atualizações, pois elas acontecem de forma automática e em massa.
Os tradicionais pontos são mecanismos obsoletos de controle de horas. Afinal, o mundo corporativo foca na otimização de tempo e recursos como um de seus principais fatores de sucesso.
Um sistema MDM de qualidade é capaz de maximizar o uso do capital da empresa, bem como sua gestão de pessoas. O time fencing também ajuda a limitar o uso de aplicativos que diminuem a produtividade ou evitar o pagamento de horas extras sem necessidade.
Empresas que possuem boa parte de equipe remota podem ter dificuldade em acompanhar o trabalho. O MDM pode ajudar a facilitar as atividades de equipes remotas, administrando aplicativos nos devices da empresa.
Especialmente empresas que investem no BYOD, seja para priorizar a liberdade dos funcionários ou facilitar a gestão, tendem a lidar com o uso inadequado dos dispositivos móveis por parte do time.
Ainda que não tenha um controle total sobre isso, o MDM ajuda nas boas práticas institucionais na rotina de trabalho dos colaboradores, estimulando o melhor uso possível de seu tempo e a produtividade.
Agora que você já entendeu melhor sobre o MDM, chegou o momento de perguntar: e a mobilidade corporativa? Sua empresa está pronta? Faça o nosso quiz e descubra!