Sumário
Com o Gemini no centro do sistema operacional, agora é possível interagir com os dispositivos Android de maneiras inovadoras. Anunciado no Google I/O 2024, a integração com o TalkBack e as novas ferramentas de acessibilidade baseadas em IA chegam para melhorar as experiências móveis. Os recursos de segurança e privacidade ajudam ainda mais a proteger dados e usuários. Confira:
O Lookout usa visão computacional e IA generativa para ajudar pessoas cegas ou com baixa visão. Ao utilizar a câmera do smartphone, o app simplifica o acesso às informações sobre a área ao seu redor e a realizar tarefas com mais rapidez e eficiência, como ler textos e documentos, separar e-mails, e mais.
Agora, com o Modo Find (em versão beta), permite também encontrar objetos e locais específicos. Conforme você move a câmera em uma sala, por exemplo, o Lookout notifica sobre a direção e distância até um item.
Com a atualização, ao tirar uma foto diretamente no aplicativo, o usuário receberá uma legenda da imagem gerada por IA e uma descrição com mais informações sobre o que capturou. O recurso foi disponibilizado em inglês.
Look to Speak é um aplicativo Android que permite selecionar frases pré-escritas que são pronunciadas em voz alta no celular. A nova funcionalidade adiciona ao modo sem texto, a possibilidade de selecionar frases a partir de emojis, símbolos e imagens.
A funcionalidade ajuda a tornar a comunicação mais acessível e fluida.
O Project Gameface é um “mouse de código aberto” que permite a usuários com pouca mobilidade controlar o cursor usando movimentos e gestos faciais.
Ao criar aplicativos, os desenvolvedores poderão expandir o conceito para ambientes educacionais e corporativos, integrá-lo nas aplicações para personalizar expressões, tamanhos dos gestos, velocidades faciais, e mais.
Para o Google Play, as atualizações incluem ferramentas de gerenciamento de SDK, processos mais fáceis de inicialização, segurança aprimorada ao usuário, formas proativas de proteger a confiança e a integridade dos negócios.
A página “Detalhes do app” será personalizada, junto com listagens por palavras-chave de pesquisa. O gerenciamento de links diretos no Play Console também será implementado. Novas opções de pagamento, como Pix no Brasil, estão chegando. Essas mudanças trarão experiências de compra mais simples e convenientes.
Com a IA integrada ao Google Play Protect, o sistema também detectará ameaças e apps que possam estar envolvidos em fraudes ou phishing e alertará comportamentos suspeitos em tempo real.
Antes que um aplicativo seja lançado, as verificações de pré-revisão permitem identificar e resolver rapidamente problemas de privacidade, de política e compatibilidade. Para simplificar esse processo, a Google lançou o Checks, uma solução de conformidade baseada em IA.
A API Play Integrity evita ataques e acessos não autorizados, verifica se um app não foi modificado e foi instalado pelo Google Play em um dispositivo Android. Para uma defesa mais robusta contra ameaças, sua proteção agora conta com:
Por fim, o espaço privado permite que usuários criem um espaço separado no dispositivo, com uma camada extra de autenticação, mantendo aplicativos confidenciais, seguros e longe de olhares indiscretos.
O recurso é como um cofre digital para apps que você não deseja que outras pessoas acessem ou vejam facilmente. Por exemplo, você poderá ocultar aplicativos de saúde ou de bancos no espaço privado para manter as informações pessoais apenas para você.
Mais do que um assistente virtual, ODIN é a tecnologia orientada por IA da Urmobo, que integra recursos inteligentes, para transformar a gestão dos dispositivos Android, independentemente do nível técnico do usuário.
A automação de tarefas rotineiras aumenta a eficiência operacional, proporciona agilidade, soluciona problemas rapidamente e reduz as solicitações de suporte. ODIN já está disponível nas versões Pró e Advanced.
Entre em contato conosco agora mesmo e descubra todas as vantagens que IA pode trazer aos seus dispositivos.
Fonte: Blog Google