Sumário
As comunicações internas nas organizações são pontos estratégicos que demandam atenção por parte dos gestores. Isso tanto pela parte positiva de incentivar trocas entre os profissionais quanto por conter conversas inadequadas utilizando os dispositivos da empresa.
Isso porque, dados críticos do negócio podem ser expostos nesse momento, principalmente porque, cada vez mais, as trocas de informações são feitas por meio desses aparelhos, devido à mobilidade empresarial.
Por isso, é fundamental que você adote soluções de Mobile Content Management em seu negócio. Mas você sabe do que se trata? Neste post, vamos tirar suas dúvidas. Boa leitura!
O Mobile Content Management ou MCM (em português, Gerenciamento de Conteúdo Móvel), trata-se de um dos processos internos na área de Mobile Device Management (MDM), que auxilia em um ponto da gestão de dispositivos móveis.
Sabemos que os conteúdos são fundamentais para o dia a dia das empresas. Hoje, é comum que os profissionais troquem informações que são sigilosas ou estratégicas, mas que se forem vistas por terceiros podem prejudicar o negócio.
Assim, MCM se trata do processo de coleta, gerenciamento e compartilhamento de informações em dispositivos móveis, de diferentes modos.
O Mobile Content Management normalmente está incluído em soluções de Mobile Device Management (MDM), sendo uma de suas funcionalidades. Assim, é possível incluir essas questões nas gestões dos dispositivos móveis nas empresas.
Isso porque, o MDM costuma fornecer um console abrangente e complexo. Assim, o administrador de TI gerencia essas questões e, desse modo, consegue realizar uma gestão integrada e eficiente.
Geralmente, o Mobile Content Management é baseado em nuvem, ou seja, permite que o acesso à solução seja realizado por meio de qualquer dispositivo, sem a necessidade de instalar a aplicação para gerenciar os dispositivos.
Além disso, os recursos pertinentes ao MCM também permitem:
Ter uma solução de MDM que comporte funções de Mobile Content Management pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Vamos mostrar a seguir os principais.
No dia a dia, é muito comum que os profissionais troquem informações, dados e documentos críticos entre eles. Assim, um contrato pode circular entre colaboradores e conter dados que são confidenciais, por exemplo. Nesse sentido, caso ele vaze, os prejuízos podem ser diversos.
Com o MCM, é possível implementar soluções que auxiliam para que esses dados sejam transmitidos de forma segura e, assim, minimizar que cibercriminosos tenham acesso, bem como terceiros não possam visualizar dados que não devam ser de competência deles.
Os conteúdos internos das organizações precisam ser devidamente protegidos para que as informações possam circular mantendo os três princípios da segurança da informação:
Hoje, é possível viabilizar o uso de dispositivos móveis nas comunicações internas e, assim, facilitar os processos diários. Isso permite que os profissionais possam atuar com maior eficiência e produtividade em situações como o trabalho remoto, híbrido, internacionalização das empresas, entre outros.
Ainda, os profissionais podem atuar com seus próprios dispositivos, ou seja, adotando o BYOD – Bring Your Own Device. Isso porque, é possível adotar medidas de cuidados e segurança para que, ao acessar os sistemas de documentos da empresa, isso não coloque a proteção dos dados em xeque.
Desse modo, evita-se que uma pessoa que não possa estar presente na empresa, por exemplo, viajando a negócios, não possa atualizar ou resolver alguma questão. Isso tudo é possível por meio do MCM.
As demandas de cada área, no que diz respeito ao uso de conteúdos nos negócios, mudam consideravelmente. Nesse sentido, se o setor financeiro precisa de um determinado tipo de controle, o de Tecnologia da Informação tem necessidade de outro.
Com o MCM, é possível definir estratégias que vão funcionar para cada setor e, assim, personalizar suas ações. Com isso, evita-se que os profissionais possam ter problemas e coloquem a empresa em xeque, impedindo suas atividades no dia a dia.
Para utilizar as funções de Mobile Content Management, principalmente se estiver integrado ao Mobile Device Management, é fundamental ter um bom fornecedor desta solução. Afinal, qualquer tipo de problema dessa natureza pode gerar:
Sendo assim, alguns dos pontos que você deve observar ao escolher um bom fornecedor de soluções que incluam o MCM são:
Por isso, se você quer adotar o Mobile Content Management para seu negócio, conte com a URMOBO do Brasil. Somos especialistas em implementar este tipo de solução nas organizações e, ainda, garantir que sua empresa poderá adotar os dispositivos móveis para as funções diárias.
Entre em contato e saiba mais como podemos ajudá-lo hoje mesmo.